Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
Decidir qual é a melhor opção — seja a prótese peniana maleável ou prótese peniana inflável — em conjunto com o médico é fundamental para favorecer a recuperação da função erétil de forma segura e adequada ao caso clínico.
Os implantes penianos são dispositivos consolidados para o tratamento da disfunção erétil e satisfação sexual, seja uma prótese peniana maleável ou prótese peniana inflável.
Homens que têm enfrentado dificuldades para ter ou manter a ereção na hora H podem precisar de uma prótese quando o caso é severo, o que pode ocorrer em qualquer fase da vida.
Continue a leitura para saber se você precisa de uma prótese peniana e, em caso positivo, como tomar a importante decisão entre a prótese peniana maleável ou prótese peniana inflável.
Prós e contras da prótese peniana maleável
A prótese peniana maleável recebe esse nome por ser feita com hastes metálicas flexíveis e recoberta por silicone. Essas características permitem que ela tenha maleabilidade, e, ao mesmo tempo, não permite a flacidez peniana. Saiba mais sobre essa indicação clínica:
Prós da prótese maleável
- Pode ser facilmente manipulada pelo homem para a posição ereta;
- Por ser composta de material resistente e apenas uma parte, a prótese maleável tem menor chance de falhas ao longo do tempo;
- Custo do tratamento pode ser gratuito (no SUS) e costuma ser coberta por convênios médicos.
Contras da prótese maleável
- Mantém o pênis sempre em estado alongado ou semirrígido;
- O volume deve ser ocultado com uma cueca justa caso o homem prefira discrição.
Prós e contras da prótese peniana inflável
A prótese peniana inflável oferece ao homem controle da ereção, pois possui uma bomba de insuflação e reservatório de soro fisiológico, que preencher os cilindros quando acionados. Entretanto, é um dispositivo bastante sensível que requer cuidados adicionais para a durabilidade. Confira:
Prós da prótese inflável
- Permite inflar e desinflar o pênis quando o homem desejar;
- Proporciona naturalidade e discrição da prótese, pois, ao ser desinflada, deixa o pênis praticamente flácido.
Contras da prótese inflável
- Possui durabilidade mais curta, devido ao risco de falha hidráulica;
- Em casos de falha ou vazamento de soro fisiológico, pode ser necessário reoperar;
- É preciso aprender a inflar e desinflar os cilindros corretamente para desfrutar e conservar o implante.
Qual implante peniano é o melhor?
Tanto a prótese peniana maleável quanto a inflável são utilizadas no tratamento da disfunção erétil, com o objetivo de auxiliar na obtenção de rigidez peniana suficiente para a atividade sexual.
Cada modelo possui vantagens e desvantagens, conforme a anatomia de cada paciente, além de disponibilidade de recursos financeiros para esse procedimento.
Dois especialistas turcos, Dr. Ege Şerefoğlu, editor-chefe da revista International Journal of Impotence Research, e Dr. Ahmet Albayrak, referência em cirurgia urologia e estética peniana, reforçam a opinião do Dr. Paulo Egydio: a melhor prótese é aquela mais adequada para cada caso.
Critérios de escolha
A escolha personalizada entre a prótese peniana maleável ou inflável depende de uma análise cuidadosa de fatores clínicos, funcionais e pessoais, em uma decisão que sempre deve ser tomada com auxílio do urologista.
Perfil do paciente
A prótese maleável costuma ser indicada para homens com alguma dificuldade de destreza manual, além de pacientes com expectativa de vida alta, pois está menos sujeita a falhas.
Já o perfil para a prótese inflável inclui pacientes que desejam preservar ao máximo a aparência do pênis; que não tenham restrições nos tecidos penianos para a expansão dos cilindros flexíveis e para pacientes com menor expectativa de vida.
Custo do implante
A prótese maleável, principalmente as nacionais, é mais barata e acessível, sendo coberta por planos de saúde e oferecida gratuitamente pelo SUS. Já a prótese inflável pode ser bastante cara, exigindo investimento.
Anatomia do pênis
Quando há uma grande quantidade de fibroses ou quando o pênis é anatomicamente longo e fino, a prótese maleável pode ser melhor que a inflável para proporcionar rigidez durante as diferentes posições sexuais.
Condições de saúde
Pacientes com comorbidades como diabetes, obesidade, lesões medulares ou doenças neurológicas podem preferir a opção maleável, tanto devido à menor complexidade cirúrgica e quanto ao risco reduzido de falhas.
A inflável exige um manuseio mais complexo para seu acionamento, o que pode ser um desafio para quem tem limitações físicas.
Aconselhamento médico
A decisão entre os tipos de prótese deve contar com o aconselhamento de um urologista. Ele pode esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e orientar sobre os riscos e benefícios de cada modelo.
Para isso, a avaliação pré-operatória é fundamental e permite levar em conta os aspectos anatômicos e funcionais de cada paciente.
O médico também pode esclarecer possíveis impactos na autoestima e nos relacionamentos, ajudando o paciente a manter expectativas realistas sobre os resultados do procedimento.
O que esperar após a implantação da prótese peniana?
Após a implantação da prótese peniana, o principal objetivo é buscar a recuperação funcional, possibilitando a rigidez peniana necessária para a relação sexual, de acordo com o caso clínico., independentemente do tipo de prótese escolhida.
Além disso, o paciente mantém a sensibilidade peniana, a capacidade de ter um orgasmo e de ejacular (caso a próstata ainda esteja presente).
Do ponto de vista estético, a anatomia do paciente e o modelo da prótese vão determinar a aparência após a cirurgia, mas é importante alertar: em ambos os casos, a prótese ocupa os corpos cavernosos do pênis e não aumenta o tamanho do órgão.
Alguns pacientes relatam melhora na confiança e no bem-estar nas relações íntimas, mas os resultados podem variar de acordo com o perfil clínico e as expectativas individuais.
Dicas extras para tomar a decisão certa
Para escolher entre a prótese peniana maleável ou inflável, é preciso que o paciente vá preparado para a consulta com o urologista e faça algumas perguntas, como:
- Qual modelo se adapta melhor à minha anatomia?
- Há contraindicações para o meu caso?
- Como funciona a recuperação e adaptação?
- Qual a durabilidade média dessa prótese? Ela exige troca no futuro?
- Existe risco de falha mecânica?
- A prótese é coberta pelo meu plano de saúde?
- Quais são os custos totais aproximados da cirurgia com cada implante?
- Quais os riscos e taxas de sucesso desse modelo?
- Como será o sexo com esta prótese?
Essas questões ajudam a esclarecer dúvidas práticas e alinhar as expectativas com a realidade.
O paciente também pode envolver seu parceiro sexual no processo decisório, ao compartilhar medos e ouvir a opinião do outro. Isso ajuda, ainda, a fortalecer o vínculo e facilitar a adaptação pós-operatória.
O Dr. Paulo Egydio vai te ajudar em todo o processo de implantação
O Dr. Paulo Egydio possui ampla experiência em cirurgias de prótese peniana e na abordagem da disfunção erétil, com uma trajetória consolidada ao longo de mais de duas décadas de atuação médica.
De uma forma amigável e racional, o médico realiza uma avaliação individualizada que compreende desde a história clínica até exames do pênis para poder recomendar a melhor prótese entre os modelos e marcas que conhece e confia.
O homem poderá refletir pelo tempo que for necessário para tomar uma decisão bem embasada e que atenda ao máximo as expectativas do paciente.
Marque sua próxima consulta
Para realizar uma avaliação especializada sobre as opções de tratamento da disfunção erétil, entre em contato com o Dr. Paulo Egydio. A consulta especializada permite avaliar se há indicação para o implante e esclarecer todas as dúvidas para uma decisão segura e informada.
Leia mais:
Aumento de pênis com prótese peniana
Tipo de anestesia e tempo da cirurgia de prótese peniana
Tipos de prótese peniana inflável: escolha o modelo correto




