13 causas do pênis ressecado e como tratá-las

Solo seco e rachado com tons terrosos, pequenas folhas e galhos espalhados, representando pênis ressecado.

13 causas do pênis ressecado e como tratá-las

Navegue pelo conteúdo

O ressecamento peniano pode estar relacionado a alergias a produtos químicos como sabonetes, tecidos sintéticos e látex do preservativo. Em alguns casos, pode haver descamação, ardência e coceira. Veja 13 possíveis causas e abordagens para o problema.

O ressecamento peniano pode estar associado a diferentes condições dermatológicas, inflamações ou infecções. Identificar a causa pode ajudar na escolha da melhor abordagem para aliviar os sintomas.

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

O que é ressecamento do pênis?

O ressecamento do pênis acontece quando a glande tem pouca lubrificação. Às vezes, o prepúcio, a pele que cobre a glande também fica seca.

As causas podem ser alergia a produtos com parabenos, látex do preservativo e a tecidos sintéticos. Doenças dermatológicas, inflamações, infecções por fungos e até excesso de sexo e masturbação sensibilizam a pele.

Sintomas do pênis ressecado

Os sintomas mais comuns de ressecamento peniano são:

  • Pele esbranquiçada e descamada;
  • Irritação e coceira;
  • Inchaço e vermelhidão;
  • Feridas ou rachaduras que podem sangrar.Mão de homem branco à esquerda segurando um preservativo contra um fundo escuro

Conheça 11 causas do pênis ressecado

1. Falta de lubrificação

A lubrificação peniana é produzida pelas glândulas que ficam no prepúcio, a pele que cobre a cabeça do membro. Se a lubrificação não é suficiente, o ressecamento pode afetar a glande e em alguns casos, o prepúcio.

2. Sabonetes

Sabonetes com pH muito alto ou muito baixo reduzem a oleosidade natural da pele. Quando esses produtos têm corantes e fragrância, o risco de irritação aumenta. Por isso, o recomendado é usar sabonete neutro ou hipoalergênico para proteger a saúde da pele genital.

3. Produtos de limpeza

Itens como o gel de banho com sulfatos na formulação também deixam a pele do pênis ressecada. Esse ingrediente é um detergente responsável pela espuma com alto potencial de reações alérgicas.

4. Roupas apertadas

Usar roupas e cuecas apertadas deixa a pele do pênis ressecada devido ao atrito. Além disso, roupas apertadas favorecem o acúmulo de suor, agravando a irritação.

5. Masturbação excessiva

O excesso de masturbação também colabora para pele seca e irritação. Isso porque a lubrificação do pênis pode não ser suficiente e o atrito durante o ato ressecar o membro. A orientação é se masturbar usando lubrificante à base de água.

6. Higiene incorreta

Não limpar a glande e o prepúcio faz acumular sujeira, suor, células mortas e secreções. Tudo isso é prato cheio para o ressecamento do pênis, além de causar mau cheiro e evoluir para infecções.

A higiene do pênis diária durante o banho com água e sabonete neutro ou hipoalergênico é uma forma de prevenção do ressecamento genital.

7. Infecções fúngicas

Em algumas infecções fúngicas, como a candidíase causada pelo Candida albicans, pode haver ressecamento acompanhado de desconforto e irritação. Nesses casos, um profissional de saúde pode indicar a melhor abordagem para o alívio dos sintomas.

8. Alergias

As alergias aos ingredientes de sabonetes, látex do preservativo e tecidos sintéticos são frequentes nos quadros de pênis ressecado. Usar produtos adequados para a região íntima, preservativos com materiais diferentes do látex e roupa íntima de algodão são dicas de cuidados íntimos que minimizam o surgimento de alergias.

9. Psoríase genital

A psoríase genital é uma doença autoimune, onde o sistema imunológico faz com que as células da pele se multipliquem de forma desordenada. É esse crescimento o responsável pelo ressecamento, irritação, coceira, dor e mancha vermelha na glande.

10. Eczema

O eczema é uma inflamação crônica da pele, cujos sintomas são o ressecamento, inchaço, coceira e vermelhidão. Na região genital, o eczema geralmente é resultado de alergias.

11. Candidíase genital

A candidíase afeta a saúde da pele genital porque, além do ressecamento, causa coceira intensa, inchaço e vermelhidão na glande e fissuras. Se houver fissuras associadas à candidíase, a avaliação médica pode ajudar a evitar possíveis complicações.

12. Balanite

A balanite é uma infecção peniana que atinge a glande. De origem bacteriana ou fúngica, está ligada a falta de higiene íntima, produtos irritantes e sexo sem preservativo. O ressecamento do pênis é seguido por vermelhidão, coceira, dor ao urinar e feridas.

13. Balanopostite

A balanopostite é a inflamação que afeta o prepúcio. Os sintomas são os mesmos da balanite.

Quatro sabonetes empilhados. O da base é mais escuro e o do topo é mais claro.

Tratamentos recomendados para pênis ressecado

O tratamento para ressecamento genital varia conforme a causa.

Nos casos de candidíase, o tratamento pode incluir cremes ou antifúngicos orais, conforme a orientação médica. Se houver uma condição dermatológica associada, um profissional de saúde pode recomendar produtos específicos para a hidratação íntima, como cremes e pomadas.

Quando procurar ajuda médica?

O homem deve procurar o urologista se o pênis continuar ressecado após uma semana ao surgimento dos sintomas e estiver acompanhado por sensibilidade ao toque, dor intensa, desconforto ao urinar e na relação sexual.

Pênis ressecado causa dor e desconforto. Caso o ressecamento persista ou seja acompanhado de outros sintomas, como dor ou coceira intensa, é recomendável procurar um especialista para evitar complicações.

Se você está com a pele do pênis seca, marque uma consulta do Dr. Paulo Egydio para entender as causas e receber o melhor tratamento.

Aproveite também para seguir o Dr. Paulo no TikTok e ter acesso a dicas atualizadas sobre saúde masculina.

Saiba mais:

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas