Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
A masturbação traz benefícios para a saúde física e mental, como alívio do estresse, melhora do humor, além de promover autoconhecimento. Mas muitos homens ainda têm dúvidas e, pensando nisso, preparamos este material para esclarecer as principais dúvidas sobre masturbação masculina. Confira!
A masturbação masculina é um comportamento sexual normal que traz bem-estar físico e mental, mas ainda envolta em uma série de tabus.
Quando praticada com equilíbrio, a masturbação pode contribuir para o alívio de dores, fortalecimento do sistema imunológico e melhora do humor. O ato é importante ainda para o autoconhecimento porque leva ao descobrimento de preferências, o que deixa a relação sexual mais prazerosa.
Continue para tirar dúvidas e conhecer os benefícios da masturbação masculina.
Quais são os benefícios da masturbação masculina?
A masturbação é uma prática que traz diversas vantagens à saúde geral dos homens, incluindo:
1. Alívio do estresse
A sensação de prazer da masturbação alivia o estresse devido à liberação de endorfina, o “hormônio da felicidade”. Com esse hormônio em alta, o estresse dá lugar ao relaxamento.
2. Alívio de dores
Por causa da liberação de endorfina. Esse hormônio é um analgésico natural semelhante à morfina e ajuda a reduzir dores.
3. Melhora da saúde da próstata
Para a saúde do homem, a masturbação ajuda na saúde da próstata. Isso porque a ejaculação expele o excesso de substâncias como o ácido cítrico.
O ácido cítrico é produzido pela próstata, está presente no sêmen e mantém a qualidade dos espermatozoides. Mas o excesso indica desequilíbrio e pode comprometer a fertilidade masculina.
Leia também: Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar
4. Redução do risco de disfunção erétil
A falta de masturbação masculina e de relações sexuais causa uma condição chamada de desuso do pênis.
Sem essas estimulações, os tecidos do genital masculino podem atrofiar e ainda diminuir a elasticidade dos vasos sanguíneos responsáveis pelo fluxo sanguíneo necessário para o pênis ficar rígido.
Portanto, a estimulação do pênis regular pode ajudar a preservar a força e elasticidade dos tecidos penianos, o que pode contribuir para a saúde erétil.
5. Melhora do humor
A dopamina, neurotransmissor envolvido em processos comportamentais, é liberada em atividades prazerosas como a masturbação, relações sexuais e atividade física.
A masturbação regular pode ativar o sistema de recompensa do cérebro, motivando comportamentos que podem resultar em prazer.
6. Aumento da imunidade
Na masturbação acontece a liberação de endorfinas e cortisol.
Embora seja associado ao estresse, o cortisol em níveis moderados estimula a produção de anticorpos e auxilia no combate de infecções, ajudando no fortalecimento da imunidade corporal.
7. Aumento do autoconhecimento corporal
O autoconhecimento é um dos grandes benefícios da masturbação. A prática faz a pessoa a descobrir como gosta de ser tocado, o que é de grande valia para relações sexuais prazerosas.
Leia também: Se masturbar faz mal? Entenda quando a masturbação traz riscos à saúde
Quantas vezes por dia um homem pode se masturbar?
Não há um número específico de vezes em que o homem pode praticar a masturbação. O problema é quando:
- o ato atrapalha o rendimento do trabalho e dos estudos;
- o homem abre mão da convivência com família e amigos;
- há prejuízos no relacionamento amoroso.
É verdade que homens devem se masturbar 21 vezes por mês para prevenir câncer de próstata?
A constatação de que é necessário se masturbar 21 vezes por dia surgiu com uma pesquisa da Universidade de Harvard (EUA) realizada com mais de 31.925 homens divididos em dois grupos: 20 a 29 anos e 40 a 49 anos.
Eles responderam questões sobre o número de ejaculações mensais em 1992 e foram monitorados até 2010. Após esse acompanhamento, 3.839 tiveram o diagnóstico de câncer de próstata.
O resultado da pesquisa foi publicado em 2017 pela European Urology com a conclusão que homens com 21 ejaculações ou mais por mês corriam 31% menos risco de ter câncer de próstata em comparação aqueles que tinham entre 4 e 7 ejaculações mensais.
Entretanto, o estudo não cravou por que se masturbar 21 vezes por mês reduz o risco de câncer na próstata. A teoria é de que ejacular reduziria toxinas com potencial de se acumularem e inflamarem a próstata.
Independentemente do número de ejaculações, o importante é ter uma vida saudável. Para isso, consumir alimentos bons para a próstata, evitar tabaco, álcool e comidas picantes e fazer check-ups regularmente são excelentes hábitos para manter a saúde em dia.
Masturbação excessiva faz mal para saúde?
A masturbação em excesso pode trazer consequências negativas, como:
- homem fica irritado por não conseguir se masturbar;
- começa a recusar convites para ficar em casa;
- sentimentos de culpa ou arrependimento não impedem o homem de continuar se masturbando;
- pode se tornar uma forma de lidar com a ansiedade, solidão ou depressão;
- irritação no órgão genital.
Se estiver atrelada ao vício em pornografia, a compulsão em masturbação fica pior. Nesse caso, são dois problemas para tratar e a indicação é procurar um psicólogo para resolver essas questões.
Como ter uma vida sexual saudável e prazerosa?
Ter uma vida sexual saudável e prazerosa envolve:
- consultas regulares com o urologista para informações seguras sobre sexualidade e saúde;
- exercícios físicos e boa alimentação para preservar níveis adequados de testosterona e de substâncias que provocam bem-estar, como a endorfina;
- educação sexual para aprender sobre anatomia e técnicas para aumentar o prazer;
- comunicação honesta com a parceria.
Mantenha-se informado com o Dr. Paulo Egydio
A masturbação é uma prática sexual normal e segura. É motivo para preocupação apenas quando atrapalha a vida profissional, acadêmica e os relacionamentos.
Quando a vida do homem começa a girar em torno da autossatisfação sexual é a hora de buscar ajuda especializada. O canal do Dr. Paulo Egydio no Whatsapp é fonte segura de informações sobre saúde do homem para uma vida sexual saudável e feliz.
Participe do grupo para obter mais informações sobre como cuidar ativamente da sua saúde.




