Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
Pacientes com pênis grower ou shower podem ser candidatos à prótese peniana.
Grower ou shower? Esses termos estão se popularizando nas redes sociais e descrevem como o pênis se comporta em estado flácido e como se transforma durante a ereção.
Na urologia, compreender esse padrão anatômico e funcional pode auxiliar na tomada de decisões em procedimentos cirúrgicos, principalmente na colocação de próteses penianas. Essa classificação pode ajudar a escolher o tipo de implante, a estimar mudanças dimensionais esperadas após o implante, quando aplicável.
Tanto growers quanto showers podem alcançar bons desfechos funcionais, com percepção estética variável entre pacientes, após avaliação individualizada. O que importa para isso não é a categoria em si, mas a avaliação individualizada realizada pelo urologista.
Grower ou shower: entenda a diferença
Grower e shower são categorias de pênis, classificados a partir da maior ou menor variação entre os estados flácido e ereto.
O pênis do tipo grower é aquele que apresenta dimensões consideravelmente distintas quando ereto e quando flácida. Os seja, é pequeno quando flácido e cresce quando ereto.
Já o pênis do tipo shower apresenta dimensões relativamente estáveis em ambos os estados. Quando flácido, tem um tamanho considerável e, ao ficar ereto, não cresce tanto.
Um estudo conduzido por profissionais de uma clínica em Madrid e apresentado no Congresso da Associação Europeia de Urologia em 2023 chegou a conclusão que, para ser considerado grower, o pênis deve aumentar ao menos 56%em comprimento quando ereto. Os pênis do tipo shower, por outro lado, são aqueles que variam no máximo 31% em estado de excitação.
Na prática, essa classificação não interfere no cotidiano dos pacientes. Entretanto, pode ser muito útil para os médicos, uma vez que a categorização ajuda a tomar decisões cirúrgicas.
Como a prótese peniana se adapta a cada tipo de pênis
A popularização dos termos tem causado confusão entre os homens que precisam de um implante. Eles querem saber se o pênis grower ou shower afeta prótese peniana.
Para a cirurgia de prótese peniana especificamente, o tamanho do pênis em estado flácido não faz diferença, pois o implante é sempre dimensionado para o pênis ereto.
Para definir o tamanho ideal da prótese, é preciso realizar a reconstrução peniana, que, com microincisões, expande a túnica albugínea. Dessa forma, podem ocorrer ajustes dimensionais durante a reconstrução, de acordo com critérios anatômicos definidos pelo cirurgião.
É possível expandir a túnica albugínea até o limite dos nervos seguros que se sobrepõem ao pênis. Este é o máximo de tamanho possível para fazer o implante sem prejudicar as estruturas, independentemente do tipo de pênis. A prótese não pode ultrapassar a extensão segura do feixe neurovascular até a glande a fim de evitar complicações e garantir simetria e funcionalidade.
Diferença de resultados da prótese peniana em grower e shower
Com a colocação de uma prótese peniana, todos os pacientes passam a apresentar características de um pênis do tipo shower – mesmo com a prótese inflável.
Homens com pênis do tipo grower notarão uma diferença importante: ao colocar a prótese peniana, o pênis nunca mais ficará pequeno quando flácido. A prótese peniana para pênis grower deixa o órgão alongado, principalmente quando o paciente opta pelo modelo maleável.
Já entre pacientes com pênis shower, em que a anatomia natural já se aproxima do limite do feixe neurovascular, a diferença no tamanho tende a ser discreta.
A percepção individual pode ser mais significativa em homens que apresentam fibroses penianas. Eles costumam notar mudanças mais acentuadas pois o implante trata curvaturas, afinamentos ou perda de tamanho causados pela condição.
Importância da avaliação personalizada
A indicação para o implante de prótese peniana deve ser feita por um urologista. Essa é uma decisão complexa, que exige análise detalhada de cada caso,
Antes de recorrer ao implante, o médico tentará tratar casos de disfunção erétil ou Doença de Peyronie com alternativas menos invasivas, como medicamentos orais ou injetáveis. Se não houver uma resposta satisfatória, a intervenção cirúrgica passa a ser considerada.
Como existem fatores que influenciam a escolha da prótese, ainda é preciso realizar exames específicos. Esses testes permitem conferir a rigidez da ereção, a vascularização no interior do pênis, a presença de fibroses ou curvaturas.
Após passar por todas essas etapas, o médico pode definir, em conjunto com o paciente, o implante mais adequado para o caso.
Esse processo é muito importante para que, ao final do tratamento, o homem tenha mais chances de ter um pênis funcional e com melhor aparência estética, independente de ser o grower ou shower originalmente.
Agende sua consulta o Dr. Paulo Egydio, especialista em prótese peniana
Agendar uma consulta com o Dr. Paulo Egydio é um passo importante para homens que desejam recuperar a confiança e a qualidade de vida sexual.
O médico tem mais de 25 anos de experiência em reconstrução e prótese peniana, e compreende também o impacto emocional que a disfunção erétil ou a Doença de Peyronie podem causar. Cada avaliação é feita de forma personalizada para que o paciente tenha acesso ao melhor tratamento.
Entre em contato e receba as primeiras orientações para cuidar de sua saúde sexual.