Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
A ferida no pênis pode representar diferentes causas, como traumas, herpes, balanopostite ou câncer no pênis. Mas o diagnóstico correto depende de um urologista, que vai analisar as características da lesão e solicitar exames, para, então, recomendar o tratamento correto. Veja mais.
A ferida no pênis gera não apenas desconforto, mas preocupação para os homens.
Essas lesões até podem variar quanto a sua aparência e gravidade, mas necessitam de atenção médica para diagnóstico e tratamento apropriado para garantir a saúde e evitar malefícios para a vida sexual.
Saiba quais são os males que ter uma ferida no pênis representa e como tratar cada um deles:
1) Traumas e microtraumas pós-relação
É possível que, após o sexo vigoroso ou inadequadamente lubrificado, traumas e microtraumas surjam no pênis. Geralmente, esses problemas são temporários e podem ser tratados de maneira simples.
Como identificar
Na maior parte dos casos, lesões que aparecem logo após a relação sexual costumam ser superficiais e aparecer como arranhões, cortes ou leves abrasões na pele do pênis.
Sintomas
O homem pode notar juntamente das feridas, vermelhidão, inchaço, dores e desconforto na área afetada.
Causas
O atrito excessivo, golpes acidentais, movimentos bruscos ou a lubrificação inadequada podem causar lesões após a relação sexual.
Tratamentos
O tratamento pode variar de cuidados locais, como repouso e aplicação de pomadas cicatrizantes, a medicamentos prescritos para infecções ou condições de pele específicas, se o caso se agravar.
Também pode ser recomendado evitar as relações sexuais até que a ferida esteja completamente curada.
2) Irritação na pele
A pele do pênis pode ficar irritada devido a diferentes fators, incluindo atrito, alergias a produtos químicos ou infecções fúngicas ou bacterianas. Se a irritação persistir ou piorar, é aconselhável buscar orientação médica.
Como identificar
Geralmente, essas feridas no pênis se manifestam principalmente com vermelhidão. Porém, em casos mais graves, podem evoluir para úlceras abertas e dolorosas.
Sintomas
As lesões no pênis podem ser acompanhadas de inflamação, vermelhidão, inchaço, ardência, dores e desconforto na área afetada.
Causas
Homens que já têm algum tipo de sensibilidade ou alergia em contato com materiais como o látex do preservativo, por exemplo, podem acabar a relação com pequenos ferimentos. Já condições como dermatite de contato, eczema ou psoríase podem deixar o pênis propenso a lesões.
Tratamentos
Os casos leves pedem tratamentos para aliviar os sintomas e promover a cicatrização, como lavar e secar a região, usar pomadas cicatrizantes e vestir roupas confortáveis. Evitar o contato com substâncias irritantes é essencial.
Em casos graves, é preciso recorrer a medicamentos antibióticos, antivirais ou antifúngicos, além de investir em cuidados para a higienização e cicatrização.
Em ambas as situações, o repouso sexual é indicado até o completo restabelecimento.
3) Câncer de pênis
O câncer de pênis é uma condição séria, que ocorre quando as células do órgão começam a crescer de forma anormal e fora de controle. Veja como identificar:
Como identificar
Esse tipo de ferida no pênis pode começar pequena aumentar gradualmente, além de se agravar, tornando-se lesões ou úlceras persistentes, que não cicatrizam e dolorosas.
Sintomas
As lesões representam um sinal grave dessa doença no pênis, que também apresenta sintomas nessa região, como mudanças na cor da pele, espessamento da pele, aparecimento de nódulos, dores, sangramento, corrimento com mau cheiro e ínguas na virilha.
Causas
O câncer de pênis está associado a fatores de risco, como HPV, falta de higiene adequada, tabagismo, fimose, balanite e condições que causam irritação crônica na pele do pênis.
Tratamentos
O tratamento vai depender conforme o estágio da doença, a localização do tumor e a saúde do paciente.
Ele pode ser feito com cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia. Em cerca de 25% dos casos de câncer de pênis no Brasil entre 2012 e 2022, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), foi preciso amputar o membro.
4) Herpes genital
A herpes genital é uma infecção viral, geralmente transmitida por contato sexual. Após o primeiro contato, o vírus pode permanecer no corpo em estado inativo e se reativar de maneira periódica, causando surtos recorentes.
Não há cura para essa doença sexualmente transmissível, mas medicamentos ajudam a reduzir a frequência e a gravidade da herpes.
Como identificar
A ferida no pênis devido a herpes genital se manifesta como bolhas ou úlceras, pequenas e agrupadas, que podem se romper e formar crostas.
Além do pênis, podem estar presentes no escroto, ânus e ao redor da área genital.
Sintomas
Os homens com essa doença no pênis vão sentir algum incômodo na região antes das lesões surgirem. São comuns sintomas como coceira, formigamento ou dores.
Além disso, os gânglios da virilha ficam inchados, pode haver dor ao urinar e durante a relação sexual.
Causas
A herpes é uma IST, causada pelo vírus herpes simplex (HSV). A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com uma pessoa infectada, seja durante a prática vaginal, anal ou oral sem proteção.
O vírus pode ser transmitido mesmo quando não há sintomas visíveis. Isso dificulta evitar a propagação da doença e reforça a necessidade de usar o preservativo.
Tratamentos
Não existe cura para casos de herpes.
Os tratamentos disponíveis, feito com antivirais, têm a finalidade de aliviar os sintomas e reduzir a frequência e gravidade das recorrências.
O paciente também pode precisar de analgésicos em caso de dor.
5) Sífilis
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST). Causada pela bactéria Treponema pallidum, ela pode ser transmitida através do contato sexual desprotegido com uma pessoa infectada. Ela pode progredir e causar complicações graves, quando não é diagnosticada e tratada.
Como identificar
Na fase inicial da doença, o homem se depara com uma fissura no pênis, ânus ou até mesmo boca. Geralmente, esse ferimento não apresenta dor e, por isso, costuma ser ignorado pelos homens.
Sintomas
Conforme a doença progride, podem surgir erupções na pele, incluindo as palmas das mãos e as solas dos pés. Elas podem ser acompanhadas de febre, fadiga e dor muscular.
Em seu estágio mais grave, se não tratada, a sífilis pode levar a complicações como danos aos órgãos internos, problemas neurológicos e cardiovasculares.
Causas
A sífilis é considerada uma IST, transmitida pela bactéria Treponema pallidum, durante o contato desprotegido com uma pessoa infectada.
Tratamentos
O tratamento para a sífilis é feito com antibiótico. A escolha do medicamento vai depender do estágio da sífilis e da presença de alergias.
Quando não é tratada, a doença leva a graves complicações que podem reduzir a saúde e a qualidade de vida do homem.
6) Balanopostite
A balanopostite é uma inflamação que afeta a cabeça do pênis e o prepúcio em homens não circuncidados. Derivada de infecções bacterianas, fúngicas ou virais, a doença tem cura e pode ser tratada, primariamente, com cremes.
Como identificar
A balanopostite geralmente não se manifesta com ferida no pênis. Se isso acontecer, estamos falando de um caso grave da doença.
Nesses casos, podem ocorrer úlceras, bolhas ou erosões na área afetada.
Sintomas
A balanopostite gera vermelhidão, inchaço e irritação na glande e no prepúcio. Pode haver presença de secreção anormal sob o prepúcio.
É comum que esses sintomas causem coceira e dor ou sensibilidade ao urinar e na hora H.
O paciente também passa a ter dificuldade para retrair o prepúcio.
Causas
A balanopostite é uma infecção de origem bacteriana, fúngica (como a candidíase) ou viral, que pode evoluir da balanite.
Homens que não fazem a higiene adequada do pênis, que usam produtos não indicados para a região ou que têm alergia a itens de produtos de higiene pessoal ou a medicamentos tópicos estão mais propensos a desenvolver a doença.
Tratamentos
O tratamento da balanopostite depende da causa da condição.
Antibióticos e antifúngicos tópicos ou orais, por exemplo, podem ser receitados. Se for identificada irritação devido ao uso de produtos, evitar o agente irritante pode ser um tratamento eficaz.
Também é recomendado intensificar os cuidados de higiene e, se o problema for recorrente, a cirurgia de circuncisão pode ser um tratamento indicado.
É comum que as feridas apareçam no pênis?
Se você é um homem saudável, ter um machucado no pênis não é comum.
Algumas vezes, eles podem estar associados a pequenos acidentes na hora H, e, nesse caso, não geram preocupações.
Em quanto tempo as feridas e machucados somem?
O tempo necessário para que as lesões desapareçam vai depender da causa, gravidade e da eficácia do tratamento.
As feridas de baixa gravidade podem cicatrizar em alguns dias ou, no máximo, uma semana.
Já os casos mais preocupantes podem resultar em feridas persistentes que levam de uma a duas semanas, mesmo com o tratamento adequado, até cicatrizarem completamente.
Há casos, ainda, de feridas recorrentes, que levam muito mais tempo para se resolverem.
Quando procurar auxílio médico?
Feridas no pênis que duram mais do que o normal ou que estão associadas a outros sintomas preocupantes exigem auxílio médico.
De forma geral, a ferida no pênis pode, sim, representar um quadro mais grave e que requer um tratamento específico. Portanto, é fundamental procurar um urologista rapidamente a fim de ter a avaliação e o tratamento adequados.
Ao buscar ajuda precocemente, o paciente tem mais chances de ter acesso a cuidados que vão tratar a doença o mais cedo possível sem impactos para a sua qualidade de vida.
Por isso, não deixe de entrar em contato conosco em caso de alterações no pênis – inclusive deformidades como curvaturas, afinamentos e redução de tamanho.
Saiba mais:
- Quais são as doenças de próstata mais comuns e seus sintomas?
- Tipos de pênis: quais são, diferenças, mitos e curiosidades
- Masturbação Masculina: Benefícios e Mitos Desvendados
- Hormônios Masculinos que Influenciam Sua Saúde
- 10 Dicas de Como Melhorar o Desempenho Sexual na Hora H
- O Que É Ejaculação? Respostas às Suas Principais Perguntas
- O Que é Andropausa? Sinais, Sintomas e Tratamentos
- Conheça as 04 Cirurgias Penianas: Elas São Eficazes?
- Anatomia do Pênis: Como é a Estrutura, Ereção e Ejaculação
- 10 principais doenças penianas: quais são, como identificar e tratar
- Dor no Pênis: 12 Causas, Sintomas e Tratamentos
- Saúde sexual masculina: 7 hábitos que afetam seu desempenho e como melhorar



