Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
Os exames essenciais para homens podem incluir análises laboratoriais, além de colesterol e PSA para acompanhamento prostático. Exames cardiovasculares, como eletrocardiograma e teste ergométrico, costumam ser recomendados. Confira quais podem ser solicitados dos 30 aos 60 anos.
Cuidar da saúde masculina vai além do bem-estar: é algo importante. Muitos problemas de saúde sérios começam de forma silenciosa, e uma das maneiras de identificá-los precocemente é por meio de exames preventivos regulares, conforme a orientação de um médico.
Desde análises laboratoriais simples até exames especializados como o PSA e a colonoscopia, realizar uma avaliação regular pode auxiliar na detecção precoce de doenças, possibilitando um tratamento mais eficaz e melhorando as perspectivas de recuperação.
Se você ainda tem dúvidas sobre quais exames podem ser indicados em cada faixa etária, este guia traz informações para ajudar a priorizar sua saúde. Afinal, a prevenção costuma ser mais vantajosa do que tratar complicações tardias.
Principais exames de rotina para homens em diferentes idades
Os exames preventivos para saúde masculina podem variar conforme a idade, já que cada faixa etária apresenta diferentes desafios. No entanto, alguns costumam ser recomendados em todas as fases da vida. Confira a seguir:
Exames laboratoriais
Os exames de sangue, urina e fezes são relativamente simples e podem detectar diversos problemas de saúde.
Por meio desses exames, é possível verificar indícios de diabetes, doenças renais, infecções sexualmente transmissíveis, desajustes hormonais, além de alterações nos níveis de PSA que podem sugerir problemas na próstata.
O exame de urina avalia a possibilidade de infecção urinária e pode ajudar a identificar a bactéria envolvida, além de fornecer dados sobre diabetes, saúde renal e hepatites.
Por sua vez, o exame de fezes é indicado em casos de suspeita de problemas no sistema digestivo e também para investigação de câncer de cólon e reto.
Para saúde cardiovascular
Os exames de triglicérides e dosagem do colesterol avaliam os níveis de gorduras no sangue, auxiliando na identificação de possíveis doenças cardiovasculares.
A glicemia de jejum mede o nível de açúcar no sangue e contribui para o diagnóstico da diabetes tipo 2.
Outro exame que pode fazer parte do check-up masculino é o teste ergométrico, realizado em uma esteira, iniciando com caminhada leve e evoluindo para corrida.
O intuito desse teste é monitorar frequência cardíaca e pressão arterial em situações de esforço, identificando possíveis alterações não observáveis em repouso.
Para saúde prostática
O exame de PSA é um exame de sangue que mede os níveis do antígeno prostático específico, substância produzida pela próstata que torna o sêmen mais líquido, possibilitando a mobilidade dos espermatozoides.
Esse teste funciona como triagem para câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna (aumento benigno) e prostatite (infecção bacteriana).
Outro exame preventivo comum é o exame de toque retal, indicado para avaliar possíveis anormalidades na glândula, como caroços ou nódulos.
O ultrassom da próstata também pode ser requisitado, especialmente em casos de dor no pênis, dificuldade durante a micção, redução do jato urinário ou presença de sangue na urina ou sêmen.
Para saúde hormonal
Os exames hormonais masculinos mais solicitados costumam ser os de testosterona total e livre, além de avaliações da função tireoidiana.
Enquanto o exame de testosterona total verifica a soma de todo o hormônio no organismo, a testosterona livre indica a fração de hormônio efetivamente disponível para uso.
Também podem ser solicitados o TSH e T4 livre, para avaliar os níveis desses hormônios responsáveis pelo funcionamento da tireoide.
Para saúde sexual
Os exames preventivos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) podem detectar doenças como HIV, gonorreia e sífilis.
Há testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, além de exames mais abrangentes que incluem pesquisa de HPV, sorologias para hepatites B e C, análise para herpes tipos 1 e 2, entre outros testes para infecções sexualmente transmissíveis.
Exames para condições específicas
Quando se trata de problemas como câncer ou doenças crônicas — por exemplo, diabetes, hipertensão e obesidade — alguns exames específicos podem ser solicitados, conforme cada caso.
1. Câncer
- Colonoscopia: investiga possíveis causas de sangramento retal e a presença de pólipos, crescimento anormal de tecido no cólon e reto.
- Ultrassom de próstata e aparelho urinário: avalia tamanho, forma e textura, além de verificar eventuais nódulos e alterações na próstata e no sistema urinário. Geralmente, é solicitado junto com os exames de PSA e toque retal para esclarecer causas de dor ao urinar, diminuição do jato urinário, dor no pênis ou presença de sangue na urina e sêmen.
2. Diabetes, hipertensão e obesidade
O exame de glicemia em jejum mede os níveis de glicose após 8 horas sem ingestão alimentar.
O MAPA (monitoramento ambulatorial da pressão arterial) é solicitado para confirmar a hipertensão. Nesse exame, o paciente permanece 24 horas com um aparelho no braço que registra a pressão arterial.
O eletrocardiograma e o ecocardiograma também podem ser úteis para avaliar a saúde do coração. O primeiro detecta possíveis problemas relacionados à hipertensão, e o segundo identifica alterações estruturais decorrentes do aumento da pressão.
Exames de rotina para homens a partir dos 30 anos
Os exames de rotina para homens de 30 anos podem incluir:
- Exame clínico no consultório;
- Aferição da pressão arterial;
- Exames de urina e fezes;
- Exames de glicemia em jejum para avaliar risco de diabetes;
- Exames de sangue para colesterol total, colesterol bom (HDL), colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos;
- Exames de sangue para saúde renal e função hepática;
- Exames de imagem em caso de histórico de câncer em pessoas jovens.
Exames de rotina para homens a partir dos 40 anos
A avaliação da pressão arterial e os exames de sangue e urina continuam, mas o médico pode incluir outros mais específicos:
- Exame de PSA;
- Exame de toque retal, se houver histórico de câncer de próstata na família;
- Exames de avaliação hormonal para medir níveis de testosterona e outros hormônios;
- Teste para avaliar a função tireoidiana, caso haja sintomas ou histórico familiar de problemas na tireoide;
- Eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico.
Exames de rotina para homens a partir dos 50 anos
A partir dos 50 anos, homens que ainda não realizaram o exame de PSA e o de toque retal podem ser aconselhados a fazê-los.
Outros exames que podem ser indicados a partir dos 50 anos incluem:
- Colonoscopia para identificar possíveis casos de câncer colorretal;
- Testes mais detalhados para avaliar função cardíaca e vascular;
- Teste de densidade óssea para verificar a saúde dos ossos;
- Exames para avaliar a saúde ocular.
Exames de rotina para homens a partir dos 60 anos
Por fim, o check-up para idosos pode incluir os seguintes exames:
- Hemograma completo: ajuda a identificar anemia, doenças autoimunes, infecções virais e bacterianas, além de alergias;
- Exame de glicemia: verifica a taxa de açúcar no sangue, importante para o monitoramento de diabéticos;
- Exame TSH: mede a quantidade do hormônio TSH, ligado ao funcionamento da tireoide;
- Exames cardiológicos: eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico;
- Densitometria óssea: avalia a saúde dos ossos;
- Perfil lipídico e proteína C reativa: analisam a quantidade de gordura no organismo (colesterol total, colesterol bom, colesterol ruim e triglicerídeos) e podem indicar riscos de doenças cardiovasculares.
Sinais de alerta que exigem avaliação imediata
Dores persistentes, sangue na urina, secreções e verrugas podem indicar que algo não está bem, sendo importante consultar o urologista.
Evitar ignorar sintomas e buscar ajuda médica em tempo hábil pode contribuir para detectar doenças precocemente e facilitar o tratamento.
Cuidar da saúde ativamente salva vidas
A saúde masculina merece atenção em cada etapa da vida. Manter exames de rotina em dia pode ser um ato de cuidado e responsabilidade tanto consigo mesmo quanto com as pessoas ao seu redor.
Ao considerar uma rotina de check-ups regulares, aliada a hábitos saudáveis e acompanhamento médico, você tende a promover uma vida mais plena e com maior qualidade.
Não espere surgirem sintomas para buscar ajuda: avalie com seu médico a melhor forma de começar agora mesmo a se cuidar. Para mais informações, continue no blog do Dr. Paulo Egydio e aprenda a manter sua saúde sempre em dia.
