+ 11 3077-3647

Imagem de hospital com letreiro vermelho de emergência ao fundo e uma ambulância na frente com um paciente buscando causas de dor no pênis

Causas de Dor no Pênis: conheça 7 motivos

Estou com dor no pênis. É normal? É grave? O que fazer? Saiba tudo aqui

Sentir algum incômodo na região do pênis geralmente não é um bom sinal. O seu melhor amigo, em situações normais, não deve doer, mas existem algumas causas de dor no pênis que você precisa conhecer.

Os homens que sentem dor no pênis geralmente apresentam outros sintomas, que dão pistas sobre a origem desse problema. É muito importante que você tenha informações confiáveis para entender que é preciso procurar um urologista e tratar cada caso.

Condições e doenças que causam dor no pênis

Existem alguns motivos para esse tipo de dor. Eles podem estar relacionados a doenças ou até mesmo a situações que ocorrem durante a hora H, como:

  • Uretrite
  • ISTs
  • Doença de Peyronie
  • Parafimose
  • Prostatite
  • Priapismo
  • Fratura peniana

Uretrite

A uretrite é uma infecção que ocorre devido a uma bactéria, fungo ou protozoário. A via de transmissão é canalicular, ou seja, pela uretra.

A infecção tem como sintomas característicos ardor ao urinar, saída de sangue e/ou secreção pela uretra, idas mais frequentes ao banheiro para urinar e dor no local.

O tratamento exige um diagnóstico diferencial para o tipo de infecção. A partir dessa informação, podemos medicar corretamente o paciente.

Se não for devidamente cuidada, conforme o agente infeccioso avança pelo canal da uretra, a infecção pode chegar à próstata (prostatite), bexiga (cistite) ou rins (pielonefrite).

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

As ISTs estão sempre relacionadas ao contato sexual. Quando os parceiros praticam sexo desprotegidos, sem o uso, por exemplo, de preservativo, eles estão sujeitos a riscos.

Em torno de três a cinco dias após a relação, os primeiros sintomas tendem a aparecer.

Geralmente, as ISTs, como a gonorreia, se manifestam como uma ardor na uretra, saída de secreção que suja a roupa íntima e maior frequência para urinar. Também podem surgir alguns tipos de feridas.

Para diagnosticar a IST, é preciso fazer a inspeção dos sintomas e/ou coletar material para que um laboratório possa realizar uma análise precisa e dar respostas que vão guiar o tratamento da infecção que o homem apresenta.

Um diagnóstico e um tratamento precoce são importantes para evitar que a infecção se propague e se torne, por exemplo, uma prostatite. Por isso, se você tiver qualquer suspeita, busque auxílio médico logo nos primeiros dias.

A imagem mostra uma mulher com touca banca estampada com bolinhas marrons, máscara branca e roupa descartável azul claro, pronta para entrar no centro cirúrgico. Atrás, parece e tetos brancos e um relógio de parede de ponteiros na cor marrom.

Doença de Peyronie

A Doença de Peyronie é uma inflamação nas estruturas do pênis.

A dor no pênis, junto ou não de uma ereção, é um sintoma dessa enfermidade, que pode ser causada por um trauma ou microtrauma no membro, que muitas vezes ocorre na hora H, sem que você perceba.

Ao contrário das demais doenças mencionadas até agora, o Peyronie não apresenta secreção uretral. A doença pode causar com o pênis em estado ereto, algum nível de tortuosidade peniana, redução de tamanho do membro e um ou mais pontos de afinamento.

Para evitar uma deformidade peniana mais acentuada, o diagnóstico e tratamento devem ser feitos precocemente. Logo na primeira fase da doença, medicamentos e injeções podem obter bons resultados para alguns homens, mas, após a cicatrização, o procedimento cirúrgico pode ser o mais indicado para o caso.

Parafimose

Para ter uma parafimose, você precisa ter uma fimose.

A fimose é a dificuldade de retrair a pele que recobre a glande. Já a parafimose é uma complicação dessa condição, que se dá quando o anel fimótico estrangula o membro ao ser posicionado para trás, funcionando como um garrote. Quando isso acontece, o sangue fica aprisionado e é preciso de auxílio médico para liberar a glande.

Quem tem dificuldade de expor a cabeça do pênis precisa procurar um urologista para resolver a fimose e evitar o risco de ter a parafimose, que é uma urgência na urologia.

Prostatite

Outra das possíveis causas de dor no pênis é a prostatite, que é uma infecção na próstata.

Seus sintomas são: dores locais, maior frequência para urinar, ardência e desconforto.

Para evitar a prostatite, o ideal é não deixar a uretrite evoluir. Ou seja, qualquer suspeita de uma infecção na uretra já deve ser tratada por um urologista.

Priapismo

O priapismo se configura como uma ereção involuntária, sem qualquer estímulo sexual, de duração prolongada (mais de três horas) e ininterrupta.

No priapismo, o sangue que está no pênis fica aprisionado e não se renova. As células presentes dentro dos corpos cavernosos acabam ficando sem oxigênio e sofrem morte celular, que pode levar à formação de fibroses. Nesse contexto, a falta de oxigênio é está entre as causas de dor no pênis.

É preciso desfazer essa ereção o quanto antes. Apenas um médico pode fazer isso devidamente. Não é recomendado que você tente reverter o quadro em casa, pois o caso pode se agravar. Procure um pronto socorro.

Fratura peniana

O pênis não possui ossos, mas conta com uma membrana chamada túnica albugínea. Ela funciona como a câmara de ar de um pneu, que segura o sangue sob pressão (quando ereto) no interior do membro.

Quando o pênis está em estado de ereção, ele pode sofrer uma fratura. Um impacto durante a hora H, forçar o pênis, entre outros exemplos, geram um estresse mecânico na túnica albugínea, e ela pode se romper subitamente.

Essa condição causa muita dor no pênis e, em alguns casos, você pode até mesmo escutar o barulho do rompimento. Se o homem perder a ereção na mesma hora, a situação é ainda mais grave. Posteriormente, esse tipo de fratura gera hematomas, cicatrizes, retrações, afinamentos e disfunção erétil, a depender do caso.

A dor no pênis não é comum, mas as suas causas podem ser identificadas por um urologista. Por isso, se você está sofrendo com esse sintoma, procure auxílio médico e lembre-se que, para suspeitas de Doença de Peyronie e fraturas que levam à formação de fibroses, a clínica EMC pode tratar o seu caso!

 

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

""