Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
A vivência sexual após os 50 anos pode apresentar mudanças naturais decorrentes do envelhecimento, como alterações no tempo de resposta sexual e na qualidade da ereção. Ainda assim, é possível manter uma vida íntima ativa e prazerosa, respeitando os limites do corpo e com orientações adequadas.
Praticar sexo depois dos 50 anos, ou até mesmo após os 60, 70, 80 ou em qualquer fase da vida adulta, pode ser sinônimo de saúde e felicidade.
No entanto, para continuar desfrutando dos benefícios do sexo nessa faixa etária, é preciso lembrar que o homem está mais maduro, e, portanto, seu organismo também.
Algumas coisas mudaram, mas ainda é possível conservar vigor sexual após os 50. Veja quais são elas.
O que muda no homem a partir dos 50?
Conforme homens envelhecem, a testosterona cai, sobretudo após os 50 anos. Com essa queda, muitas consequências acontecem.
A testosterona impacta a libido. Em geral, o homem sofre uma redução do desejo sexual e do interesse por sexo.
Esse hormônio também pode causar alterações na função erétil, dificultando ou impedindo as ereções. Porém, vale lembrar que a disfunção erétil também pode ser causada pelas fibroses penianas. É por isso que se diz popularmente que com 50 anos o homem perde a potência.
Além disso, o tempo de resposta sexual e o período refratário aumentam. Ou seja, o homem leva mais tempo para chegar ao orgasmo e, após, para ter uma nova ereção.
Os homens que apresentam doenças crônicas comuns nessa faixa etária, como diabetes, doenças cardíacas, pressão alta e obesidade, ou que ingerem determinados medicamentos, também podem notar efeitos negativos para a sexualidade.
Benefícios do sexo para homens com mais de 50 anos
Estudos apontam que a manutenção de uma vida sexual ativa, quando possível e desejada, pode estar associada a aspectos positivos para a saúde física e emocional em homens maduros. Confira:
- Melhora da saúde cardiovascular
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Alívio do estresse
- Melhora do humor e da autoestima
- Alívio de dores musculares, articulares e encefálicas
- Fortalecimento dos músculos pélvicos, fundamentais para a função urinária e sexual
- Melhora da qualidade do sono
- Redução no risco de desenvolver câncer de próstata
- Fortalecimento da conexão e intimidade entre os parceiros
11 dicas para manter uma vida sexual satisfatória após os 50 anos
Para desfrutar dos benefícios do sexo depois dos 50 anos, é preciso colocar em prática as seguintes dicas do Dr. Paulo Egydio:
1. Converse com o parceiro
Mantenha a comunicação aberta com seu parceiro ou sua parceira sobre as novidades que surgem no sexo depois dos 50 anos. Exponha suas necessidades, desejos e preocupações sexuais.
2. Tenha paciência
Perceba tudo o que acontece com o homem depois dos 50 e lembre-se que muita coisa está mudando. Seja flexível e se adapte às mudanças da melhor forma possível ara manter uma vida sexual satisfatória ao longo dos anos.
3. Foco nas preliminares
Não tenha pressa! Procure explorar as preliminares e dedique-se ao seu par, aproveitando não apenas o orgasmo, mas todos os momentos do ato sexual.
4. Troque o horário das relações
Tente ter relações sexuais no horário em que você está mais bem disposto. O início e o final do dia, por exemplo, tendem a ser momentos mais vagarosos nessa fase da vida.
5. Invista em lubrificantes
Conforme envelhecem, homens e mulheres têm uma diminuição na produção natural de lubrificação. O uso de lubrificantes pode ajudar a tornar a prática mais agradável e, no caso dos homens, ajuda a prevenir a formação das fibroses penianas.
6. Erotize a mente
Estimule a sua mente com pensamentos, imagens, sensações, toques e palavras. Ao se erotizar, o pênis se enche de sangue e produz ereções de melhor qualidade para a hora H.
7. Teste brinquedos sexuais
Experimente sex toys, massagens, além de diferentes posições sexuais e carícias que, ao mesmo tempo, podem dar mais prazer e ser mais confortáveis para o sexo depois dos 50 anos.
8. Masturbe-se
A masturbação estimula a função sexual e permite explorar o próprio corpo, para que o homem tenha mais satisfação em suas relações. Além disso, a atividade alivia o estresse, o que é fundamental para desfrutar de bons momentos com a(o) parceira(o).
A masturbação também pode trazer benefícios para a saúde da próstata, pois a ejaculação diminui a congestão da glândula. Ela também permite a oxigenação dos tecidos penianos, propiciando a ereção – e também perceber como está a sua resposta erétil e avaliar a aparência do seu pênis.
É importante ressaltar que a masturbação depois dos 50 anos é normal, e inclusive depois dessa idade! A masturbação é benéfica em qualquer fase da vida, desde que não seja em excesso.
9. Não se concentre só na penetração
Embora muitos homens associem o sexo exclusivamente à penetração, a prática tem muitas possibilidades. É a hora de descobrir outras opções como, como sexo oral, anal, estimulação manual e brincadeiras eróticas.
10. Evite medicamentos que afetam a libido
Alguns medicamentos comumente usados nessa faixa etária podem impactar a libido, seja devido aos seus efeitos colaterais ou à maneira como afetam os processos hormonais e químicos do organismo. É o caso de remédios para pressão alta, para a próstata, antidepressivos e antipsicóticos.
11. Procure um médico para manter a saúde em dia
Seja para manter a saúde geral em dia, garantir a qualidade de vida e longevidade ou para diagnosticar e tratar condições como disfunção erétil, curvatura peniana ou qualquer preocupação sexual, não deixe de buscar auxílio médico. Um urologista poderá ajudar.
Ter uma vida sexual ativa e satisfatória após entrar na casa dos 50 anos exige compreensão das mudanças e resiliência para se adaptar a elas.
Cuidar da saúde sexual após os 50 anos envolve compreender as transformações do corpo, buscar acolhimento profissional quando necessário e valorizar o bem-estar em cada etapa da vida.
Saiba mais:
- Quais são as doenças de próstata mais comuns e seus sintomas?
- Tipos de pênis: quais são, diferenças, mitos e curiosidades
- Masturbação Masculina: Benefícios e Mitos Desvendados
- Hormônios Masculinos que Influenciam Sua Saúde
- 10 Dicas de Como Melhorar o Desempenho Sexual na Hora H
- O Que É Ejaculação? Respostas às Suas Principais Perguntas
- O Que é Andropausa? Sinais, Sintomas e Tratamentos
- Conheça as 04 Cirurgias Penianas: Elas São Eficazes?
- Anatomia do Pênis: Como é a Estrutura, Ereção e Ejaculação
- 10 principais doenças penianas: quais são, como identificar e tratar
- Dor no Pênis: 12 Causas, Sintomas e Tratamentos
- Saúde sexual masculina: 7 hábitos que afetam seu desempenho e como melhorar
