logo EMC, da Egydio Medical Center, em contorno na cor azul

Recuperação da Cirurgia de Implante Peniano: Vou sentir dor no pós-operatório?

A recuperação da cirurgia de implante peniano é decisiva para  a tomada de decisão. Muitos homens, mesmo com diagnóstico de Doença de Peyronie ou disfunção erétil severa, temem passar pelo procedimento devido ao pós-operatório, e hoje vamos esclarecer que ele não é nada assustador!

É claro que, como qualquer cirurgia, há alguns riscos e complicações, mas, a partir da observação por mais de 20 anos da satisfação dos pacientes, dá para afirmar que, após a recuperação da cirurgia de implante peniano, você terá uma transformação significativa na sua vida.

Dúvidas e preocupações sobre o processo de recuperação, especialmente relacionadas à dor pós-operatória, são comuns e esperadas. Ao saber mais sobre essa etapa, você estará pronto para decidir se realizará a cirurgia.

Antes da cirurgia de prótese peniana

Para uma boa recuperação da cirurgia de implante peniano, tudo começa bem antes.

Primeiro, você vai passar por uma avaliação, que permitirá verificar as particularidades do seu caso, considerando:

  • Anatomia do pênis (tamanho, calibre e curvatura)
  • Presença e extensão de fibroses
  • Rigidez do pênis
  • Vascularização do pênis

Leia mais: Quais são os exames para disfunção erétil e Peyronie

Após avaliar, será possível descobrir se a cirurgia é indicada para o seu quadro de disfunção erétil e/ou Doença de Peyronie.

No dia anterior ao procedimento, o Dr. Paulo Egydio vai revisar todas as informações. Assim, será possível definir a melhor estratégia cirúrgica, a melhor via de acesso e os cuidados necessários, além de estar com todos os detalhes frescos e atualizados sobre o seu caso.

Como é o dia da cirurgia de prótese peniana

Primeiramente, o paciente precisa se internar. Geralmente, isso é feito logo pela manhã.

Também é preciso que, antes de entrar no centro cirúrgico, o paciente esvazie a bexiga. Por isso, ele deve urinar. Isso facilita a colocação da prótese inflável e, no caso da maleável, evita que o homem acorde com muita vontade de ir ao banheiro.

Depois, é preciso sedar o paciente. A equipe anestésica responsável dará um sedativo juntamente com o soro intravenoso para que você tenha um sono – uma experiência similar a um exame de endoscopia.

Quando o paciente já está devidamente adormecido, o Dr. Paulo Egydio coloca as mãos à obra. Ele faz a raspagem dos pelo pubianos, a lavagem da região com solução antibiótica e antifúngica e a anestesia local na base do pênis, antes de iniciar o procedimento.

Leia mais: Como é feita a cirurgia de reconstrução e implante peniano

Pós-cirurgia de prótese peniana

Logo após a finalização da cirurgia, o paciente vai para a sala de recuperação pós-anestésica. Nesse ambiente, você vai acordar da sedação.

Na sequência, vamos nos atentar ao gerenciamento da dor pós-cirurgia.

Controle da dor na recuperação da cirurgia de implante peniano?

Na maior parte dos casos, o paciente acorda sem ou com pouquíssima dor, pois, no intra-operatório, houve anestesia local, que age por um bom período – dependendo do organismo de cada paciente.

Além disso, o médico prescreve alguns medicamentos analgésicos para lidar com a dor, a depender da intensidade. Logo, a recuperação da cirurgia de implante peniana fica mais confortável e seu pós-operatório será mais tranquilo.

Vale lembrar que a sensação de dor varia de paciente para paciente. Alguns não apresentam dor alguma durante todo o processo de recuperação da cirurgia de implante peniana. Já outros necessitam de medicamentos de terceira linha para lidar com os incômodos.

A saída do hospital

A saída é no mesmo dia. Você não precisará ficar muitas horas, muito menos dormir no hospital após realizar o procedimento.

Entretanto, ainda no dia da cirurgia, você deverá ir até a clínica EMC. A visita se repetirá por cinco dias seguidos. No caso dos paciente que precisam viajar, após esse período, se tudo correr bem, será possível partir.

Fundo branco marmorizado com calendário de página branca e suporte de madeira sobre mesa branca simbolizando o tempo para a recuperação da cirurgia de implante peniano

5 dias pós-operação

Entre cinco e dez dias após a operação, o paciente pode ser liberado para retornar ao trabalho, dependendo, é claro, do tipo de serviço. Profissionais que precisam realizar esforço físico geralmente precisam aguardar mais um pouco.

E os pontos?

Você não precisa se preocupar com os pontos. Eles são absorvíveis.

Isso quer dizer que não é necessário fazer a remoção. Após alguns dias, eles serão naturalmente absorvidos pelo organismo, sem prejuízos para a sua saúde.

Como fica o banho?

No dia seguinte ao procedimento cirúrgico, o homem é liberado para tomar um banho de corpo inteiro, podendo lavar, inclusive, a incisão.

30 dias pós-operação

Por todo o período de recuperação da cirurgia de implante peniano, o paciente é acompanhado pelo médico, que vai liberando as atividades caso a caso, a depender da evolução do paciente.

Na maioria das vezes, um mês após a cirurgia, você já poderá realizar atividades físicas mais intensas e praticar sexo novamente.

Essa liberação depende da cicatrização. Homens que apresentam uma boa cicatrização e estão sem inclaços estão prontos para as atividades. Porém, em alguns casos, é preciso esperar um pouco mais.

Sexo após o implante de prótese peniana

Pouca coisa muda durante o sexo depois que o homem coloca o implante peniano. A diferença é que ele terá um pênis funcional, capaz de sustentar a ereção pelo tempo necessário.

Para a hora H, a recomendação é caprichar na lubrificação. Ela é sempre bem-vinda, mas, nesse momento é muito importante para evitar forçar a glande durante a penetração, até que a cicatrização seja totalmente concluída.

Outro ponto importante: não tenha medo de fazer sexo! Talvez o paciente tenha tido algumas relações pouco satisfatórias anteriormente, mas agora, a qualidade de vida sexual tem grandes chances de melhorar.

As primeiras vezes com a prótese podem requerer mais atenção e haver alguma dificuldade de atingir o orgasmo e/ou ejacular, mas lembre-se: agora, você tem segurança para o desempenho. Confie no tratamento e em você mesmo!

Caso seja necessário, é possível avaliar os níveis de testosterona para normalizá-los, para que a sua libido volte com tudo e a sua saúde esteja em dia.

60 dias pós-operação

Nessa fase da recuperação da cirurgia de implante peniano, você provavelmente receberá a alta médica a fim de levar uma vida normal.

No entanto, o processo de recuperação total do pênis pode levar até seis meses ou um ano! É esperado que características como a maleabilidade e o calibre do pênis demorem um pouco mais para se estabilizarem, porque tecidos gradualmente vão laceando o implante – como se fosse um sapato novo.

O pós-operatório do implante peniano dói?

O pós-operatório e todo o processo de recuperação da cirurgia de implante peniano tende a ser bem controlado no quesito dor.

Para isso, é fundamental que o paciente use o analgésico de acordo com a demanda: se houver dor, é preciso tomar. Se não tiver, não é necessário fazer uso. O próprio paciente realiza esse controle, até a sua completa recuperação da cirurgia de implante peniano, com o mínimo de dor possível.

Muitos pacientes têm uma experiência tão positiva quanto à recuperação e vida pós-implante que se arrependem de não terem tomado essa decisão antes. Não seja um deles!

Se você receber a indicação da colocação da prótese peniana, entre em contato conosco. Tire todas suas dúvidas, descubra como a sua vida sexual vai mudar e se prepare para a cirurgia. Estaremos aqui o tempo todo para te ajudar nessa jornada antes, durante e na recuperação da cirurgia de implante peniano .

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Pílulas azuis para ilustrar texto sobre o que é tadalafila
Disfunção Eretil

O que é Tadalafila? Entenda como funciona o medicamento e seus efeitos colaterais

A tadalafila é um medicamento utilizado no tratamento da disfunção...
Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
""