A masturbação masculina pode contribuir para a redução do estresse e a melhora da qualidade do sono, além de estar associada a possíveis benefícios na prevenção da disfunção erétil e na redução do risco de câncer de próstata. Duvida? Vamos explicar quais são os 7 benefícios da masturbação para a saúde do homem com base em pesquisas científicas. Saiba tudo.
Os benefícios da masturbação para a saúde do homem vão além do prazer. Quando praticada com equilíbrio, o ato pode melhorar o humor e a qualidade do sono, além de ajudar a diminuir o risco de disfunção erétil e câncer de próstata.
No blog de hoje vamos trazer o que a ciência fala sobre a importância da masturbação para a saúde masculina e explicaremos também em quais casos ela se torna perigosa.
Mas, claro que a masturbação não substitui a rotina de check-up que deve ser realizado anualmente e inclui o teste para medir o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque retal, coisas fundamentais para rastrear o câncer de próstata.
7 benefícios da masturbação para homens
A masturbação masculina é algo absolutamente normal e faz bem à saúde física e mental. Conheça 7 benefícios:1. Alívio do estresse
Aliviar o estresse é um dos principais benefícios da masturbação, porque durante o orgasmo há a liberação de serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão associados ao prazer e ao relaxamento. Mas, apesar de proporcionar essa sensação de bem-estar, a masturbação não pode ser encarada como a única forma de alcançar isso. Atividades de autocuidado emocional como a ioga, meditação e terapia são importantes para manter a mente sã.
2. Exploração e autoconhecimento corporal
Com a masturbação é possível explorar o corpo e descobrir quais são as zonas erógenas, áreas com muitas terminações nervosas que provocam prazer quando são tocadas. Esse autoconhecimento corporal conquistado com a masturbação colabora para alcançar a satisfação na vida sexual, porque o homem tem a consciência do que lhe dá prazer e pode experimentar orgasmos mais intensos.3. Redução do risco de disfunção erétil
Quando o homem se masturba, ele evita o desuso do pênis, condição em que os tecidos do membro atrofiam e os vasos sanguíneos que levam sangue ao pênis perdem elasticidade porque o órgão não é estimulado com frequência. A estimulação recorrente pode ajudar a manter os tecidos, músculos e vasos sanguíneos do pênis saudáveis, o que pode contribuir para a manutenção das ereções saudáveis. Porém, isso não significa abusar, porque se masturbar demais pode trazer malefícios. Embora não haja uma quantidade de vezes específica que o homem possa se tocar, a prática pode fazer mal para a saúde psicológica e física. Alguns dos perigos da masturbação compulsiva incluem:- Queda no rendimento no trabalho e estudos;
- Interferência negativa nos relacionamentos familiares, amorosos e com amigos;
- Irritabilidade;
- Irritação no pênis.
4. Melhora do humor e qualidade do sono
Na ejaculação o organismo libera prolactina, hormônio relacionado à sonolência. Caso o homem não consiga pegar no sono, ou se o sono é fracionado, é preciso procurar orientação médica, porque a dificuldade para dormir pode ser sinal de problemas emocionais ou questões físicas como distúrbios hormonais, doenças crônicas, distúrbios gastrointestinais, entre outros.
5. Prevenção da incontinência urinária
Um dos benefícios da masturbação para o homem que poucas pessoas conhecem é a prevenção da incontinência urinária. Isso acontece porque as contrações musculares durante o orgasmo propiciam o fortalecimento do assoalho pélvico, área que abrange a bexiga, reto, próstata e o genital. Com essa área fortalecida o risco de ter incontinência urinária é menor. A masturbação regular pode contribuir para a saúde da musculatura pélvica e melhorar a circulação sanguínea peniana, o que pode auxiliar na manutenção das ereções. Uma vascularização de qualidade é fundamental para ter ereções fortes e resistentes. Entretanto, a masturbação é apenas um artifício no tratamento da incontinência e da disfunção erétil. O homem que enfrenta qualquer um dessas questões precisa ir ao médico, a fim de investigar as causas e ter a indicação do que é preciso para resolver.6. Redução do risco de câncer de próstata
De acordo com um artigo publicado em 2018 pela European Urology, homens que ejaculam 21 vezes têm 31% menos risco de ter câncer de próstata. Nesse estudo, mais de 30 mil homens com idades entre 20 e 29 anos e 40 e 49 anos responderam um questionário sobre quantas vezes ejaculavam por mês e foram monitorados de 1992 até 2010. Após 18 anos, 3.839 estavam com câncer na próstata. A pesquisa não explicou ao certo porque ejacular 21 vezes ao mês ajuda a reduzir o risco de câncer na próstata. O mais provável é a eliminação de toxinas que possam inflamar a próstata.
Mas, claro que a masturbação não substitui a rotina de check-up que deve ser realizado anualmente e inclui o teste para medir o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque retal, coisas fundamentais para rastrear o câncer de próstata.
7. Fortalecimento do sistema imunológico
Os benefícios da masturbação para o sistema imunológico também são alvos de estudo da ciência. Uma pesquisa com 11 homens realizada em 2004 comprovou a relação entre orgasmo e fortalecimento da imunidade. Os voluntários se masturbaram até alcançar o orgasmo e tiveram o sangue coletado após a ação. O resultado dos exames de sangue dos participantes mostrou o aumento temporário de prolactina, hormônio que pode aumentar a produção de anticorpos e a atividade das células imunológicas. Por mais que o orgasmo obtido com a masturbação e na relação sexual impacte favoravelmente no sistema imunológico, é imprescindível investir em alimentos saudáveis e dar mais atenção aos itens abaixo que turbinam a imunidade:- Fontes de vitamina C: laranja, acerola, tangerina, limão, abacaxi;
- Fontes de vitamina A: manga, mamão, cenoura, abóbora;
- Fontes de zinco: feijão, lentilha, ervilha, castanhas, coxão mole e carnes brancas;
- Vegetais verde-escuros: couve, brócolis, espinafre;
- Alho;
- Própolis;
- Probióticos.
- Quais são as doenças de próstata mais comuns e seus sintomas?
- Tipos de pênis: quais são, diferenças, mitos e curiosidades
- Masturbação Masculina: Benefícios e Mitos Desvendados
- Hormônios Masculinos que Influenciam Sua Saúde
- 10 Dicas de Como Melhorar o Desempenho Sexual na Hora H
- O Que É Ejaculação? Respostas às Suas Principais Perguntas
- O Que é Andropausa? Sinais, Sintomas e Tratamentos
- Conheça as 04 Cirurgias Penianas: Elas São Eficazes?
- Anatomia do Pênis: Como é a Estrutura, Ereção e Ejaculação
- 10 principais doenças penianas: quais são, como identificar e tratar
- Dor no Pênis: 12 Causas, Sintomas e Tratamentos
- Saúde sexual masculina: 7 hábitos que afetam seu desempenho e como melhorar



