Como a ansiedade pode afetar sua vida sexual?

Homem branco, grisalho, de camisa azul, camiseta branca e calça jeans com braços cruzados e face fechada sentado à esquerda de sofá marrom. Sentada à direita, mulher branca com calça e camiseta brancas e casaco bege, de braços cruzados e face fechada virada de costas para o homem. Eles parecem descontentes devido a uma situação de ansiedade e sexo. Ao fundo, há o corrimão branco de uma escada

Como a ansiedade pode afetar sua vida sexual?

Navegue pelo conteúdo

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

Ansiedade e sexo estão intimamente relacionados, pois essa sensação negativa pode levar a uma má qualidade de vida sexual devido a dificuldades na hora H, como a disfunção erétil. Entenda.

Embora seja uma resposta natural a situações de estresse e essencial para a sobrevivência humana, a ansiedade pode interferir função erétil, diminuir a libido e até mesmo dificultar a performance.

Quando a ansiedade é excessiva, a preocupação constante com a hora do sexo leva a um ciclo vicioso, que exige um tratamento adequado para que o homem volte a ter uma vida sexual saudável e satisfatória.

O que a ansiedade pode causar no homem?

A relação entre ansiedade e sexo é complexa. Ela envolve aspectos psicológicos, emocionais e fisiológicos que impactam de forma negativa desde o desejo, passando pelos relacionamentos, até o desempenho na hora H.

A ansiedade por si só afeta, ainda, toda a saúde e no bem-estar de quem convive com ela, especialmente no caso de ansiedade crônica.

Ela pode levar a problemas cardíacos e gastrointestinais, à queda no sistema imunológico, estresse e depressão, distúrbios do sono, e também interferir na vida profissional e social, além de favorecer o abuso de álcool e drogas.

Entendendo a ansiedade de performance

Ansiedade de performance é um tipo específico de ansiedade, que não está relacionada apenas a ansiedade e sexo.

Ela pode surgir em qualquer contexto em que uma pessoa se sente pressionada a se sair bem em uma tarefa, como no trabalho, em uma fala em público ou em um evento esportivo.

As causas incluem:

  • histórico de fracasso;
  • expectativas irreais sobre a situação;
  • sensação de pressão e preocupação excessiva;
  • falta de autoconfiança com sintomas físicos, psicológicos e cognitivos.

Homem branco de camisa azul deitado de barriga para baixo em cama com lençol branco. Ele está com a mão na testa, preocupado com ansiedade e sexo

Por que a ansiedade faz o homem brochar?

A ansiedade pode levar à disfunção erétil, uma vez que uma mente ansiosa desperta um mecanismo de “fuga”, que aumenta os níveis de adrenalina e, consequentemente, constrange os vasos sanguíneos.

Para haver uma ereção, é fundamental que o pênis esteja bem vascularizado, e, como isso não ocorre, é mais difícil ou impossível ter, ou obter a ereção.

Quanto mais tenso o homem fica com a situação, mais ansiedade ele sente, prejudicando a resposta física ao estímulo sexual.

Sintomas da ansiedade sexual

Sentir algum nível de ansiedade antes de praticar sexo com alguém pela primeira vez, ou após um longo período de abstinência, ou quando vai realizar uma fantasia é muito comum e saudável. O problema é quando a ansiedade de performance sexual se manifesta da seguinte maneira:

  • Disfunção erétil;
  • Ejaculação precoce;
  • Diminuição da libido;
  • Dificuldade de se concentrar na relação;
  • Medo de falhar ou de não satisfazer o parceiro;
  • Tensão muscular;
  • Taquicardia;
  • Suor excessivo.

Alguns homens podem evitar as relações sexuais para não correr o risco de apresentar esses sintomas na hora H. Entretanto, a evitação também é um sinal de alerta para a ansiedade de desempenho sexual.

Problemas derivados da ansiedade não tratada

Se não for tratada, a ansiedade pode afetar o desempenho sexual, ocasionando perda na qualidade de vida sexual. Em casos mais graves, o homem poderá apresentar:

Disfunção erétil

A ansiedade pode dificultar a obtenção ou a manutenção de uma ereção rígida para penetrar e por tempo suficiente para chegar ao clímax na maioria das vezes.

Ao se preocupar com a ereção, o homem cria um ciclo de ansiedade e falha, e o medo de não conseguir uma ereção alimenta gera ainda mais a ansiedade.

Diminuição da libido

Homens ansiosos podem vivenciar uma diminuição da libido. Isso ocorre porque, ao pensar em sexo, eles se sentem estressados e preocupados, gerando mais ansiedade, o que reduz a motivação para a relação.

Problemas de ejaculação

A ansiedade pode levar à perda de controle sobre a ejaculação. É comum que a ansiedade sexual masculina resulte em ejaculações rápidas ou até mesmo na anorgasmia (que é a incapacidade de ejacular), aumentando a associação negativa do homem ao sexo.

Frustração e baixa autoestima

A ansiedade pode afetar a autoestima e a confiança. Homens ansiosos podem se sentir inseguros quanto a suas habilidades e performance, e ter uma visão equivocada sobre si como parceiro sexual.  Isso pode gerar, ainda, tensão entre o casal.

Como lidar com a ansiedade de desempenho sexual?

É possível equilibrar ansiedade e sexo para ter uma boa qualidade de vida na hora H. Confira as estratégias que podem ser adotadas para tal:

1. Busque ajuda médica

Profissionais da saúde como psicólogos, sexólogos, psiquiatras e urologistas podem auxiliar tanto na normalização da ansiedade quanto no tratamento contra seus efeitos em sua vida sexual. Terapias e medicamentos talvez sejam necessários para isso, além do acompanhamento.

2. Converse com o parceiro sobre seus receios

Estabelecer um diálogo com o seu parceiro ou com alguém de sua confiança pode dar o encorajamento que você precisa para enfrentar o problema, além de acolhimento para situações complicadas.

3. Pratique exercícios de relaxamento

Incorporar algumas técnicas de relaxamento ao longo do dia vão deixar o homem menos ansioso no geral. Também é possível praticá-las antes de um encontro, por exemplo. Alguns exemplos são a meditação, respiração profunda e yoga.

Parede de tijolos vermelha, viso acinzentado e homem branco com camiseta preta e calca azul em posição de lótus de olhos fechados meditando sobre tapete azul como estratégia para lidar com ansiedade e sexo

4. Mantenha um estilo de vida saudável

A ansiedade pode ser controlada, entre outras estratégias, com um estilo de vida saudável, que combina alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos, o gerenciamento de estresse e o cultivo de bons relacionamentos.

5. Encare o sexo como um exercício de exploração

Lembre-se que o sexo deve ser prazeroso para os envolvidos. Busque novas maneiras de praticá-lo que deixem você menos ansioso.

É preciso encarar situações que envolvem ansiedade e sexo, pois, se você não fizer isso, a sua vida sexual ficará prejudicada.

As consequências da ansiedade na hora H podem ser tratadas e, com o auxílio adequado, você conseguirá ter qualidade de vida nessa área novamente. Receba dicas para dar esse passo direto no seu WhatsApp, e conte com a clínica EMC para cuidar de sua saúde sexual.

Saiba mais:

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas