As principais vantagens da prótese peniana incluem a recuperação da rigidez do pênis, a autonomia sexual e a melhoria da autoconfiança. Entretanto, desvantagens como potenciais complicações podem acontecer. A escolha entre os tipos de prótese deve ser discutida com cautela. Saiba mais!
A ideia de realizar uma cirurgia pênis pode ser ambígua: ao mesmo tempo em que deixa os homens inseguros, o desejo de ter mais prazer na hora H costuma falar mais alto. É por isso que, antes de tomar essa decisão, é fundamental conhecer as vantagens e desvantagens da prótese peniana.
A prótese pode ajudar homens com disfunção erétil a restabelecer função penetrativa, tendendo a melhorar a qualidade de vida sexual.
Colocar por uma prótese peniana envolve avaliar vantagens e desvantagens, e tudo deve ser feito com responsabilidade. A seguir, conheça os prós e os contras e tome uma decisão informada e segura para a sua vida.
Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
Tipos de prótese peniana
Existem dois tipos de próteses penianas: a maleável e a inflável. Cada uma possui suas próprias características, vantagens e desvantagens. Abaixo, saiba mais sobre elas.
A prótese peniana maleável (ou semirrígida) consiste em hastes flexíveis de silicone ou material similar. Essas hastes podem ser dobradas para baixo quando não estão em uso e endireitadas manualmente pelo paciente quando ele deseja ter uma ereção.
A prótese peniana inflável é composta por cilindros infláveis, bomba e reservatório de fluido. Quando o paciente deseja ter uma ereção, ele aciona a bomba, fazendo com que os cilindros se encham, criando uma ereção.
Vantagens da prótese peniana
A prótese peniana tem a finalidade de oferecer resistência vertical ao pênis. Essa resistência é necessária para que o paciente possa ter uma penetração de qualidade, sem que o pênis dobre ou escape durante a relação sexual. Logo, o implante peniano tem a finalidade de tratar a disfunção erétil do paciente.
- Recuperar a rigidez e a saúde do pênis: recuperar a rigidez é a função primordial da prótese peniana, pois o paciente poderá ter suas relações sexuais normalmente. Isso porque, como dito anteriormente, a prótese fornece resistência vertical.
- Evitar tratamentos com medicamentos: outra vantagem é oferecer ao paciente a possibilidade de não precisar mais utilizar os tratamentos medicamentosos para a disfunção erétil, como os comprimidos e as injeções penianas.
- Potencial para aumento da autoconfiança: o implante peniano permite que muitos pacientes relatam melhora na autoestima após a cirurgia, embora os resultados possam variar conforme fatores individuais e acompanhamento psicológico.
- Previne a Doença de Peyronie: a Doença de Peyronie, pode ser prevenida, pois a prótese evita que o pênis tenha novas fibroses que levm à curvatura adquirida.
- Retomar a vida sexual: quando os medicamentos de uso oral não fazem mais efeito ou o paciente já utiliza as injeções, mas não quer mais se submeter a esse tratamento, a prótese peniana é o tratamento ideal para que este paciente esteja sempre pronto para a hora “H”. A prótese dá autonomia, liberdade e segurança para o homem.
Vantagens da prótese maleável
Graças a suas características e indicações, a prótese maleável possui algumas vantagens particulares:
- Facilidade de uso: uma vez implantada, não requer nenhum dispositivo externo ou treinamento complexo para funcionar corretamente.
- Vida útil prolongada: essa opção possui uma boa durabilidade da prótese peniana, sendo um tratamento de longo prazo para a disfunção erétil.
- Custo do tratamento reduzido: as próteses penianas maleáveis são fornecidas pelo SUS e têm menor custo de manutenção ao longo do tempo quando comparadas a outras linhas de tratamento.
- Menor probabilidade de falha mecânica: por ter estrutura mais simples e materiais duráveis, essa opção tende a apresentar menor incidência de complicações mecânicas, embora reintervenções possam ser necessárias em casos raros.
- Boa opção para idosos ou pacientes com limitação motora: a manipulação é simples e descomplicada, adequando-se a pacientes que possuem falta de destreza nas mãos.
Vantagens da prótese inflável
Por ser inflável, esse implante peniano pode oferecer certas vantagens específicas aos pacientes:
- Ereção controlada: devido a sua capacidade de ser inflada, o homem tem maior controle sobre a rigidez e a duração da ereção.
- Aparência mais natural: é possível inflar e desinflar a prótese, obtendo um pênis flácido e ereto sempre que desejar. Ou seja, ela é discreta.
Desvantagens da prótese peniana
Agora que você já sabe quais são as vantagens da prótese peniana, é hora de saber quais são as desvantagens. Veja, a seguir, os principais pontos a serem observados.
- Implante sem reconstrução peniana: implantar a prótese sem reconstrução peniana pode limitar os resultados, já que é a reconstrução que possibilita expandir os tecidos e recuperar o tamanho do pênis. A prótese, por si só, não aumenta o tamanho e o calibre do pênis
- Falta de obrigatoriedade de cobertura nos planos de saúde: no Brasil, não há uma obrigatoriedade para que os planos de saúde cubram todos os tipos de prótese. Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde), eles devem fornecer aos pacientes apenas os modelos maleáveis.
Desvantagens da prótese maleável
As características desse modelo também podem apresentar pontos desfavoráveis que podem ser contornados, como:
- Ereção constante: por não haver mecanismo de inflar ou desinflar, o pênis permanece sempre em posição semirrígida, o que pode causar constrangimentos.
- Possível desconforto em situações cotidianas: dirigir, cruzar as pernas, praticar esportes ou até dormir são atividades podem gerar incômodos a princípio devido à presença constante da prótese.
- Adaptações necessárias: o paciente precisa aprender a posicionar manualmente o pênis para garantir conforto em todas as situações e manter discrição, especialmente nos primeiros meses após a cirurgia.
Desvantagens da prótese inflável
O modelo inflável também apresentar alguns contras, como:
- Custo elevado: o valor da prótese inflável é significativamente maior do que o da prótese maleável e não há disponibilidade no SUS, o que pode limitar o acesso ao tratamento.
- Cirurgia mais complexa: a colocação exige maior habilidade técnica do cirurgião. Além da colocação de todas as partes, é preciso testar a inflagem antes de finalizar a cirurgia.
- Risco de falha mecânica: o sistema está sujeito a vazamentos ou defeitos com o tempo, exigindo manutenção e revisão do implante, ou até mesmo a substituição cirúrgica.
- Necessidade de treinamento: o paciente precisa aprender a acionar a bomba escrotal e manejar o sistema corretamente para obter e desativar a ereção. Isso pode ser um desafio para homens com limitação motora, doenças neuromusculares ou pouca destreza manual.
Como saber qual é a prótese certa para mim?
Para determinar qual é a prótese peniana certa para um paciente, é essencial consultar um urologista ou cirurgião especializado em saúde sexual masculina, como o Dr. Paulo Egydio.
O médico realizará uma avaliação abrangente. Se a disfunção erétil grave for detectada, ele levará em consideração fatores únicos, como a saúde geral do paciente, suas preferências pessoais e seu estilo de vida para, em conjunto com o homem, definir ao melhor implante tendo em vista as vantagens e desvantagens da prótese peniana.
Faça sua pré-análise com o urologista Dr. Paulo Egydio
O Dr. Paulo Egydio está comprometido com a satisfação do paciente! Ele já operou milhares de homens e se dedica há mais de 25 anos aos implantes cirúrgicos, com artigos e aulas no Brasil e no exterior. A experiência do profissional vai ajudar o paciente a passar pelo processo de conhecimento, escolha, cirurgia e adaptação da prótese peniana.
Leia mais:
Aumento de pênis com prótese peniana
Tipo de anestesia e tempo da cirurgia de prótese peniana
Tipos de prótese peniana inflável: escolha o modelo correto
Preço da prótese peniana: valores atuais
Disfunção erétil e prótese peniana: dúvidas e tratamentos



