Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
A higiene íntima masculina contribui para evitar odores e pode reduzir o risco de câncer de pele ligado à falta de higiene. Tomar banho diário, usar cueca de algodão e evitar tecidos sintéticos são cuidados essenciais. Fique aqui e tire suas dúvidas.
A higiene íntima masculina é importante aliada na prevenção de doenças. A falta de higiene íntima é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pênis, daí a importância de manter o genital sempre limpo e seco. Saiba mais.
Por que a higiene íntima masculina é importante?
A higiene íntima masculina é importante porque ajuda na prevenção de infecções por fungos e bactérias, inflamações e também o câncer de pênis. Este tumor, aliás, é raro e o principal fator de risco é a falta de cuidados de higiene.
Esse cuidado é mais importante ainda nos casos de excesso de prepúcio, a pele que recobre a glande. Nesse caso, a grande quantidade de pele dificulta ou até mesmo impede a exposição da cabeça do pênis. Uma vez que a glande não é totalmente exposta, não é possível remover toda a sujeira acumulada ao longo do dia.
Qual a relação entre higiene íntima e câncer de pênis?
Não fazer a higiene íntima diária, ou fazer do jeito errado, leva ao acúmulo de esmegma, uma secreção branca ou amarelada resultado da combinação de células mortas, óleos e sujeira.
Isso cria um ambiente favorável para bactérias e fungos, aumentando o risco de balanite. Embora a balanite não seja uma causa direta do câncer de pênis, inflamações crônicas podem ser um fator de risco adicional para alterações celulares.
Consequências de má higiene íntima masculina
Odor desagradável é a consequência imediata. Mas a falta de higiene íntima traz outros problemas. Confira:
- Irritações na pele: a combinação de suor, esmegma e secreções irrita e deixa a pele sensibilizada. Dependendo do caso pode surgir feridas no pênis;
- Fimose: a chamada fimose secundária tem início em qualquer idade e a má higiene é uma das causas. Como a fimose atrapalha a exposição da glande, homens com essa condição têm dificuldade em higienizar o pênis adequadamente, o que favorece infecções, inflamações e câncer;
- Infecção urinária: não fazer a higiene íntima masculina diariamente aumenta o risco de infecção urinária porque a sujeira acumulada favorece o crescimento de bactérias como a Escherichia coli, que pode migrar para a uretra, se espalhar para a bexiga e chegar aos rins;
- Balanite: inflamação peniana de origem bacteriana ou fúngica que atinge a glande, cujos sintomas são coceira, vermelhidão, ardor ao urinar e feridas.

Afinal, como fazer a higiene íntima masculina?
O primeiro passo é escolher os produtos de higiene masculina. A orientação é usar sabonete neutro ou de coco ou sabonete com pH entre 5 e 6. O primeiro não altera o pH da pele, enquanto o segundo é indicado para homens com a pele sensível.
Agora veja como fazer a higiene íntima masculina:
- Molhar a região íntima;
- Puxe delicadamente o prepúcio para expor a glande;
- Aplique o sabonete na glande e retire todo o esmegma;
- Enxágue com água e remova todo o sabonete;
- Aplicar o sabonete na haste do pênis, nos testículos, virilha e região púbica e enxágue;
- Finalize a higiene íntima lavando o ânus;
- Use uma toalha limpa e seca para secar.

Higiene regular
A higiene íntima masculina deve ser regular, ou seja, tomar banho todos os dias. Quem pratica atividade física não pode abrir mão do banho após o exercício para não deixar a região íntima molhada, ambiente propício a fungos e bactérias.
Lavar e secar corretamente
Após higienizar o pênis com sabonete neutro ou de coco, seque o local com toalha de algodão limpa, seca e suave.
Lembre de expor a glande novamente para não deixar o local úmido. Seque também a haste do pênis, os testículos e o ânus.
Trocar as roupas íntimas com frequência
Tão importante quanto saber como fazer higiene íntima masculina é trocar a roupa íntima diariamente.
Vestir uma cueca limpa após cada banho é importante pelos seguintes motivos:
- Não ter odores desagradáveis;
- Atua na prevenção de infecções como a candidíase e problemas urinários;
- Evitar irritações e dermatites.
Cuidados para evitar ISTs
A falta de higiene íntima não é a causa direta de nenhuma IST, porém, não lavar o pênis diariamente facilita a proliferação de bactérias, fungos e outros microrganismos transmitidos durante a relação sexual. Confira o que fazer para evitar ISTs:
- Higiene adequada das partes íntimas;
- Uso de preservativo masculino ou feminino;
- Testagem regular para ISTs;
- Evitar compartilhar toalhas, escovas dentais e lâminas de barbear.
Cuidados com a higiene íntima masculina
Lavar a região genital regularmente com água e sabonete neutro ou sabonete íntimo masculino é fundamental. Mas os cuidados com a saúde íntima masculina incluem ainda:
- Lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro;
- Não usar produtos com substâncias irritantes;
- Roupa íntima de algodão;
- Tomar banho após as relações sexuais;
- Atividade física com roupas de tecidos que ajudem a absorver o suor;
- Não ficar muito tempo com roupa de treino e sunga;
- Evitar depilação agressiva.
Como tirar o mau cheiro nas partes íntimas do homem?
Uma boa rotina de higiene masculina geralmente ajuda a reduzir odores. No entanto, se o mau cheiro persistir, é recomendado procurar um urologista para investigar possíveis causas médicas.
A higiene íntima masculina é simples e pode contribuir para reduzir o risco de infecções e de câncer de pênis.. Agora que você já está bem informado, que tal continuar no blog do Dr. Paulo Egydio para aprender mais sobre saúde íntima masculina?



