Essed-Schroeder, de Yachia e Lue: conheça as técnicas de pregas para correção da curvatura peniana

Telhas laranjas com ondulações compondo telhado simbolizando as técnicas de pregas para curvatura peniana. Ao centro, há uma janela preta com vidro transparente no estilo claraboia e uma chaminé alaranjada

Essed-Schroeder, de Yachia e Lue: conheça as técnicas de pregas para correção da curvatura peniana

Navegue pelo conteúdo

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

As chamadas técnicas de prega para curvatura peniana incluem algumas modificações a partir dos conhecimentos introduzidos por Nesbit. Conheça quais são elas.

Devido à presença de fibroses ou à formação congênita do pênis, o membro pode apresentar alguns graus de tortuosidade.

A curvatura pode se dar em qualquer direção e leva à redução do tamanho peniano. Em alguns casos, o homem pode ter afinamento e enfrentar a disfunção erétil.

Para a tratar a condição, pode ser necessária a realização de uma cirurgia com uma das técnicas de prega para curvatura peniana quando as opções clínicas ou outros tipos de intervenções cirúrgicas não são adequados para o seu caso.

Consequências físicas e psicológicas da curvatura peniana

É muito importante que o homem que tem uma curvatura peniana procure auxílio.

A curvatura tende a dificultar a vida sexual. Por questões anatômicas, a curvatura faz com que seja mais difícil penetrar, faz o pênis escapar com frequência e limita os movimentos durante a penetração. Dependendo do grau da deformidade, a penetração é inviável.

Além disso, quando a condição é acompanhada de disfunção erétil, o pênis perde a firmeza necessária para a penetração.

Os prejuízos na hora H podem fazem com que os homens se sintam ansiosos, deprimidos e evitem relações íntimas e contato com outras pessoas, além de outros sentimentos e comportamentos negativos.

Tratamentos indicados para correção da curvatura

Ao buscar um urologista, será possível verificar se é possível fazer a correção da curvatura peniana com medicamentos ou injeções, ou se a condição representa um caso cirúrgico.

Se for necessário operar, o cirurgião vai realizar exames para entender as particularidades do pênis do paciente e, então, pensar na melhor técnica para o caso.

Existem ao menos 16 técnicas cirúrgicas para a curvatura peniana. A seguir, você conhecerá três delas: as técnicas de prega para curvatura peniana.

infográfico mostrando passo a passo das técnicas de pregas Yachia, Lue e Essed-Schroeder

1. Técnica de Yachia

Essa técnica foi desenvolvida pelo urologista Dr. Daniel Yachia em 1990.

Ela consiste em fazer uma incisão vertical na túnica albugínea do lado longo do pênis. Posteriormente, é feita uma sutura na horizontal, a fim de alinhar o pênis, igualando o lado longo ao lado mais curto.

Tecnica de Yachia
Yachia D. Modified corporoplasty for the treatment of penile curvature. J Urol. 1990;143(1):80-82. doi:10.1016/s0022-5347(17)39871-3

A cirurgia não exige a retirada dos tecidos penianos, como a técnica de Nesbit ou a técnica de Kêlami-Nesbit. Entretanto, também não há um refinamento para saber o melhor ponto para realizar o corte com o objetivo de produzir o melhor alinhamento possível.

Por outro lado, após analisar 10 casos tratados com a técnica, o Dr. Yachia concluiu em seu estudo que tanto o feixe neurovascular quanto os corpos cavernosos estavam menos suscetíveis a lesões durante a cirurgia, representando uma vantagem para a técnica por preservar a sensibilidade e o preenchimento do membro.

2. Técnica de Lue

Na técnica proposta pelo Dr. Tom F. Lue em 2002, a correção da curvatura peniana também é feita do lado longo do pênis, sem necessidade de realizar excisão dos tecidos.

A técnica é executada a partir de plicaturas penianas paralelas em 16 ou 32 pontos, enquanto o pênis está ereto, feitas com fio de sutura e o auxílio de uma agulha. Isso formará pregas, que alinham o pênis.

Ilustração que exibe a técnica de Lue
Gholami SS, Lue TF. Correction of penile curvature using the 16-dot plication technique: a review of 132 patients. J Urol. 2002;167(5):2066-2069.

A cirurgia é menos invasiva, pois não há cortes na túnica albugínea. Além disso, é possível refazer o ponto, caso o alinhamento não esteja satisfatório.

Em seu estudo, o Dr. Lue mostrou que, seis meses após a cirurgia, 93% dos pacientes tinham ereções retas e 7% relataram ereções quase retas, considerando 132 pacientes observados.

Além de encurtar o pênis, outro inconveniente é que o fio utilizado não é absorvível. Com o passar do tempo, ele pode incomodar e/ou formar pequenos nódulos.

3. Técnica Essed-Schroeder

A terceira das técnicas de pregas para curvatura peniana é a chamada técnica de Essed-Schroeder.

No procedimento, são feitas quatro plicaturas com o fio cirúrgico.

Os pontos são feitos do lado longo, bem na área oposta à maior curvatura, igualando este lado ao lado curto.

Quando a curvatura é para cima ou para baixo, o pênis recebe dois pontos simétricos de cada lado. Para as curvaturas laterais, os pontos são dados de modo assimétrico.

Ilustração que exibe a técnica Essed-Schroeder.
Hauck EW, Bschleipfer T, Diemer T, Manning M, Schroeder-Printzen I, Weidner W. Long-term results of Essed-Schroeder plication by the use of non-absorbable Goretex sutures for correcting congenital penile curvature. Int J Impot Res. 2002;14(3):146-150. doi:10.1038/sj.ijir.3900827

Como essa técnica também é realizada no lado longo de pênis, após a cirurgia, o tamanho do membro será reduzido. Além disso, devido ao uso de fios resistentes e inabsorvíveis, será preciso conviver com eles, o que pode ser incômodo.

Ao acompanhar e entrevistar 23 pacientes por, quase 3 anos após a cirurgia, o estudo que analisa a técnica de Essed-Schroeder registrou que o pênis de 17 homens continuava alinhado. Por outro lado, 15 pacientes queixaram-se de encurtamento peniano (média de 1,8 cm) e dois tiveram como efeito colateral nódulos de plicatura peniana.

Existe melhor cirurgia para curvatura peniana?

Não é possível determinar qual é a melhor técnica cirúrgica para o tratamento da curvatura peniana. Tudo vai depender das particularidades do quadro do paciente.

As técnicas de pregas para curvatura peniana nem sempre são a opção mais adequada para tratar Peyronie ou curvatura congênita em todos os homens.

Apesar de serem pouco invasivas, uma vez que não têm retirada de tecidos, e garantirem o alinhamento peniano, as técnicas de Essed-Schroeder, Lue e Yachia apresentam desvantagens, principalmente devido à permanência do fio cirúrgico no interior do pênis.

Com o passar do tempo, técnicas mais aprimoradas e novos tratamentos para curvatura peniana foram surgindo e, atualmente, representam opções mais modernas para as condições, como a Técnica de Egydio.

Ao mesmo tempo, as técnicas de pregas para curvatura peniana não devem ser desconsideradas, pois elas ainda são efetivas para alguns pacientes. O urologista será capaz de identificar se uma delas é a melhor para o seu caso.

Portanto, entre em contato e agende a sua consulta. Sem a curvatura peniana, você poderá ter uma vida sexual mais saudável e prazerosa.

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas