A extrusão de prótese peniana é um estudo que tem aumentar gradativamente nos principais mecanismo de pesquisa. O que é a extrusão de prótese peniana, como evitar, o que fazer… Você sabe?
Embora traga muitos benefícios para a saúde sexual do homem, existem algumas possíveis complicações e riscos no implante de prótese peniana. É o caso de:
- Dor
- Glande caída
- Extrusão
- Infecção
- Erosão uretral
- Edema (inchaço)
- Fratura da prótese peniana
- Infecção da prótese peniana
De forma geral, a extrusão ocorre quando a prótese inserida no paciente é maior e/ou mais calibrosa do que o ideal.
Para evitar ao máximo que essa complicação aconteça, há três momentos fundamentais, que vamos entender a seguir: antes, durante e depois da cirurgia.
Pré-operatório
Antes de se submeter à cirurgia, o paciente poderá passar por uma série de exames e avaliações pré-operatórios entre eles, como:
- Exames de Sangue
- Urina
- Teste Ergométrico
- Avaliação Cardiológica
- PCR
Além deles é preciso avaliar, entre outros aspectos, a perda de tamanho e/ou calibre que o pênis sofreu ao longo da vida para escolher a prótese mais adequada.
O cirurgião precisa induzir uma ereção no membro e realizar uma ultrassonografia para entender a anatomia do paciente e verificar a situação no interior do pênis – evitando surpresas na mesa de cirurgia.
Em posse dessas informações, o médico consegue ajudar o homem a escolher o melhor implante levando em consideração a sua anatomia. Eles também podem discutir a necessidade de fazer procedimentos adicionais – as manobras adjuvantes, que permitem expandir o tamanho e calibre peniano no limite dos nervos.
Intra-operatório
As manobras adjuvantes vão permitir a reconstrução do cilindro peniano, obtendo o maior tamanho e calibre possível para o caso. No entanto, não é possível prever a medida exata que o membro terá ao finalizar o procedimento.
Por isso, na hora da cirurgia, o Dr. Paulo Egydio deixa uma série de implantes à disposição na sala cirúrgica, com tamanhos e calibres diferentes. Um deles será perfeito para o paciente.
A prótese colocada é aquela de maior tamanho, mas sem exagero, para que não force a ponta do pênis – o que causa a extrusão de prótese peniana.
Outra medida para evitar a extrusão em pacientes com tecidos penianos muito finos é a ancoragem do cilindro, impedindo que a prótese avance e perfure a extremidade do pênis.
Temos, ainda, que criar túneis para se colocar o cilindro longe da uretra, na parte superior, para minimizar as chances de extrusão uretral da prótese peniana.
Incisão subcoronal favorece a extrusão da prótese?
A via de acesso pode favorecer a extrusão da prótese peniana, seja ela por baixo ou subcoronal?
Não. Na verdade, pelo contrário: a via de acesso pode até mesmo ajudar a prevenir essa complicação!
Por exemplo, em um paciente com fibrose na parte distal do pênis (na ponta), a incisão subcoronal (também chamada de circuncisão) é a melhor opção.
Neste caso, o cirurgião terá acesso direto ao melhor posicionamento dos cilindros na extremidade no membro e uma dilatação sob visão – o que previne a extrusão.
Pós-operatório
Depois da cirurgia, o implante, assim como um sapato novo, leva um tempo para se ajustar aos tecidos penianos. Com o tempo, ocorre uma lenta e progressiva expansão tecidual, que vai acomodar a prótese maleável ou inflável adequadamente.
Para ajudar esse processo, em casa, o paciente deve tomar o cuidado de evitar relações sexuais com penetração sem uma boa lubrificação. Se isso não for feito, o pênis pode sofrer lesões que favorecem a extrusão.
Além disso, é essencial seguir as demais orientações médicas pós-cirúrgicas, como repouso, retorno à consulta e curativos.
O que fazer em caso de extrusão de prótese peniana?
Se o pré, intra e pós-operatório forem feitos como mencionei, será muito difícil acontecer uma extrusão. Porém, se ela ocorrer, o que o paciente precisa fazer é monitorar essa rejeição da prótese peniana.
Verifique se o cilindro está avançando, se você sente a haste ao tocar a extremidade do pênis. Se um dos lados está apresentando uma assimetria, é preciso buscar auxílio médico.
Quando o urologista confirma o quadro, é preciso tratá-lo antes que a extrusão de fato ocorra. Lembre-se: a extrusão não ocorre da noite para o dia. Ela é lenta e progressiva.
Fico por aqui, mas se você ainda tem dúvidas sobre a extrusão de prótese peniana, assista o vídeo a seguir, em que falo com ainda mais detalhes sobre o tema.
Para continuar conversando sobre a extrusão ou sobre a saúde do seu pênis – em especial sobre Peyronie, curvatura congênita ou prótese peniana -, mande a sua mensagem e acompanhe nosso blog.
Caso queira receber uma pré análise do seu caso, basta responder o formulário clicando no link abaixo: