Dentre os vários tipos de prótese peniana inflável você conhece a melhor para você? Confira tudo sobre cada modelo
No momento em que a solução indicada ao paciente é a inserção da prótese inflável, a principal dúvida dos pacientes é sobre escolher entre os tipos de prótese peniana inflável.
Hoje, falaremos melhor sobre o implante peniano inflavel e suas variações, bem como o que precisa ser levado em consideração na hora da decisão e qual o melhor modelo de acordo com o diagnóstico recebido.
Como funciona a prótese inflável
Antes de mais nada, é preciso falar que a prótese inflável é o tipo de implante que funciona por um mecanismo de regulação da pressurização do soro fisiológico que fica armazenado em um reservatório.
Ou seja, ao apertar o botão acoplado na região do escroto, o homem pode tanto inflar o pênis como deixá-lo em estado flácido.
Este tipo de prótese também é conhecido como implante hidráulico e é composto por 3 principais componentes:
- bomba ou pump;
- reservatório;
- cilindros.
Dessa forma, o reservatório armazena o soro fisiológico e fica instalado na região pélvica, abaixo do abdômen.
Os cilindros são peças fundamentais para esse mecanismo, ao mesmo tempo que podem ser os grandes diferenciadores entre os tipos de prótese peniana.
Os cilindros ficam posicionados no corpo do pênis. Quando o pump é acionado, o soro fisiológico percorre os cilindros e é com isso que o membro pode recuperar a rigidez vertical no momento da ereção.
Tipos de prótese inflável
Cada marca de prótese apresenta um design próprio ao produto final. Isso significa que haverá uma variação no formato, funcionalidade e aspecto entre os componentes de cada marca.
Além disso, outro ponto que pode variar é o número de volumes da prótese: há modelos com 2 ou 3 volumes.
Marcas diferentes
Como falamos anteriormente, a principal diferença entre cada marca está nos componentes da prótese inflável.
Há mudanças entre o formato de cada componente, a matéria prima do material, por exemplo. Isso implica em resultados finais diferenciados nos quesitos de funcionalidade e estética.
Há marcas com reservatórios maiores, opções em que os cilindros ficam em um formato diferente a depender se está rígido ou flácido.
Enfim, algumas sutilezas que podem fazer toda a diferença para o gosto pessoal do paciente e para a utilização na hora H.
Como escolher a melhor marca?
A resposta para essa pergunta está na experiência do cirurgião. Ela será determinante para avaliar qual a melhor opção para cada paciente.
Ou seja, tudo é personalizável e expectativas e gosto pessoal do indivíduo devem ser levados em consideração. Assim, esses dois pontos em conjunto com o conhecimento do médico especialista resultarão na escolha mais adequada da prótese.
A melhor marca para um paciente pode não ser a melhor para outro paciente, por isso esse ponto é bastante variável. Mas é importante entender o que pode ficar diferente em cada escolha.
Quais as diferenças entre os fabricantes de prótese inflável?
Uma das diferenças mais relevantes para cada tipo de prótese é o tipo de cilindro e o nível de pressurização dele. Isso vai impactar na rigidez vertical do pênis quando ereto.
Mais volume
Para pacientes que desejam um aspecto mais cilíndrico do pênis, é interessante que os cilindros não sejam muito esvaziados e fiquem com mais pressurização mesmo depois da ereção.
Menos volume
Em contrapartida, pacientes que prefiram um resultado com maior discrição, o ideal é que o nível de pressurização seja menor e que os cilindros fiquem mais esvaziados.
Então, se você tiver que escolher entre os tipos de prótese peniana inflável, este pode ser o mais indicado.
Tipos de Prótese Peniana inflável de volumes

Composta por:
- reservatório
- par de cilindros
Esses são os volumes padrão da prótese. Mas o implante pode ser acompanhado de extensores de prótese, que servem para alongar o material e ajustar melhor ao tamanho do pênis ereto.
Importante destacar que o uso de extensores não é recomendado pois eles impactam na qualidade da rigidez vertical.
Para utilizar esse tipo de prótese, o homem precisa realizar um movimento de “dobra” para esvaziar os cilindros e deixar o pênis flácido novamente.
3 volumes

Composta por:
- os cilindros;
- o reservatório;
- a bombinha de pressurização.
Neste modelo, a bombinha cumpre a função de ser um botão para regular a movimentação do soro fisiológico.
Modelo standard
Modelo, entre os tipos de prótese peniana inflável, considerado padrão em que os cilindros são maiores e mais espessos.
Ou seja, é a escolha mais adequada para quem deseja resultados finais com maior alinhamento e calibre peniano, além de proporcionar mais sustentação para rigidez vertical.
Modelo narrow
Opção em que os cilindros são mais finos. Em inglês, “narrow” significa estreito, portanto essa é a principal característica dos cilindros nesse caso. Afinal, é uma opção que oferece menor resistência vertical e não é adequada para pacientes com membros mais calibrosos e com maior dimensão.
Qual a prótese peniana mais moderna?
A tecnologia avança rapidamente, e no momento, dos tipos de prótese peniana disponíveis no mercado, as do modelo inflável são as mais modernas.
É importante considerar o fabricante da prótese para definir se de fato ela irá entregar a qualidade adequada além de recursos modernos.
No fim das contas, o ideal é confiar no que diz o seu médico urologista, pois a melhor prótese peniana é aquela que se adequa às suas necessidades fisiológicas e não o contrário.
Quer uma opinião profissional no assunto? Então chame no WhatsApp que vamos essas e outras dúvidas.