+ 11 3077-3647

Régua para medir o tamanho da prótese peniana

Tamanho da prótese maleável: o que esperar após a cirurgia?

Depois do procedimento de implante da prótese peniana semirrígida, o paciente pode esperar aumento no tamanho e um membro mais denso?

Atualmente, uma das dúvidas que eu mais recebo é a respeito do tamanho da prótese maleável e das medidas do membro após a cirurgia. Essa é uma preocupação estética e até funcional para muitos homens que irão realizar a operação e ficam em dúvida se é possível alterar medidas do membro ou até se o tamanho atual do pênis vai sofrer algum prejuízo. Por isso, hoje quero conversar com você sobre esse assunto tão importante! Quero te tranquilizar e mostrar alguns detalhes da instalação da prótese peniana maleável e o que você pode esperar em relação ao tamanho, calibre e densidade do seu amigo depois da cirurgia.

Ajuste da prótese semirrígida

Ajuste do Tamanho da Prótese Maleável

Neste post, o foco será tratar especificamente dos ajustes da prótese peniana de tipo maleável, para poder entender como ficara o tamanho da prótese maleável após a cirurgia. Isto é, ela também é conhecida como implante semirrígido e funciona a partir da inserção de dois cilindros no corpo do pênis. Neste caso, o pênis fica maleável para ser acomodado na cueca mas também fica “pronto” para ser utilizado na hora H, em estado ereto. As hastes são flexíveis, o que permite uma fácil movimentação, além de cumprir a principal função que é a recuperação da rigidez vertical. Para entregar o melhor ajuste da prótese peniana, sempre vou analisar a situação atual para que eu possa escolher os cilindros com maior espessura.

Calibre do pênis após o implante

As hastes maleáveis da prótese semirrígida podem variar entre 9,5mm a 13mm em espessura. Essa medida afeta diretamente o calibre do pênis após o implante, ou seja, o quão grosso vai ficar o membro no pós operatório. Quanto maior o calibre melhor serão os resultados tanto esteticamente quanto na biodinâmica de uso da prótese maleável. Utilizar cilindros finos demais atrapalham na sustentação do pênis, interferindo na estrutura do material que visa devolver a rigidez vertical e garantir qualidade penetrativa. Para garantir que eu consiga utilizar o melhor tamanho dos cilindros, tanto em diâmetro como em extensão, eu sempre considero a realização de uma cirurgia de reconstrução peniana, em que utilizo a Técnica Egydio. Eu desenvolvi essa técnica para entregar resultados mais satisfatórios aos meus pacientes, de modo que eu consiga instalar cilindros maiores e mais calibrosos ao expandir os nervos do membro até os limites máximos. 

A cirurgia de prótese peniana pode aumentar o pênis?

O implante sozinho não recupera ou aumenta o tamanho do pênis. Prefiro ser bastante objetivo neste ponto para evitar mitos ou frustrações futuras no pós operatório. O principal objetivo da prótese é devolver a rigidez do membro que pode ter sido afetada por problemas de disfunção erétil, Peyronie ou Curvatura. Porém, embora a prótese peniana em si não traga alterações nas medidas penianas, a cirurgia de reconstrução do pênis pode impactar na extensão e volume do pênis, além de tratar fibroses penianas.

Prótese Peniana: Quantos centímetros pode ser recuperado?

Com o procedimento de reconstrução peniana, eu já participei de casos em que o aumento foi de +1cm e também de situações em que pude aumentar em +5cm o membro do paciente.  Entretanto, a média de aumento do pênis está em 3,3cm e os números sempre irão depender do limite máximo dos nervos de cada indivíduo.  E eu consigo descobrir apenas no momento da cirurgia o quão será a expansão máxima dos tecidos penianos para receber o novo implante.

Limite máximo dos nervos

Representação do limite dos nervos
Acredito que até aqui você já tenha percebido que um dos pontos chave para resultados melhores no implante de prótese peniana é o da expansão nervosa e tecidual.

Apesar disso, depois de entender os limites nervosos e dos tecidos do membro, eu posso fazer o ajuste dos cilindros da prótese maleável, entendendo também se será necessário utilizar extensores.

Usar extensores é uma opção?

Gosto sempre de alertar, entretanto, que eu evito o uso de extensores. Esse material pode interferir na sustentação peniana e na rigidez vertical após a cirurgia. Contudo, eu prezo por realizar uma boa reconstrução do pênis, de modo que ele fique ajustado para receber cilindros mais calibrosos e com mais tamanho, ocupando todo o corpo do pênis. Usar extensores é uma possibilidade mais aceitável desde que sejam poucos e não comprometam a estrutura de funcionamento da prótese.

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

""