Além de levar em conta o seu diagnóstico, a escolha do tipo de implante peniano pode atender outros requisitos.
Alguns dos requisitos para entender a rigidez da prótese peniana é qual a opção que te traz mais firmeza e rigidez vertical. Com isso, você vai conseguir diferenciar os modelos de prótese peniana e conhecer as características de cada um deles.
O principal objetivo da cirurgia de implante peniano é devolver a autoestima sexual do homem. A cirurgia corrige problemas como disfunção erétil e o ângulo torto do membro. A partir desta correção, você poderá ter uma vida sexual saudável e ativa.
Neste sentido a rigidez da prótese peniana, durante a penetração, é o ponto mais importante que o especialista vai levar em conta na hora de te direcionar para um implante.
Você sabe qual a diferença de firmeza entre cada material? Como o tipo da prótese influencia isso?
Quais os tipos de prótese peniana?
Atualmente o mercado dispõe de três tipos de prótese peniana que podem atender os diferentes objetivos, perfis de paciente e finalidade do tratamento.
Prótese Maleável ou Semirrígida

Esse implante peniano utiliza 2 filamentos de prata envolvidos em silicone. São 2 hastes que mantém o pênis em estado alongado, de forma flexível e maleável. Com isso, você vai ter mais facilidade para ajustá-lo de maneira confortável dentro da cueca.
Nesse tipo de implante, o pênis fica o dia todo em estado alongado . Para iniciar a relação, basta apenas posicionar o seu pênis na direção correta e iniciar a relação.
A prótese maleável semirrígida também pode ser ajustada para ficar para baixo e/ou para os lados. Isso vai ajudar a posicionar de forma confortável na região da virilha sem gerar incômodos. Esse modelo de prótese também é discreto.
Prótese articulável
É um tipo de implante menos popular entre as próteses e é mais flexível em comparação à maleável. Também é revestida de silicone.
A diferença é que este tipo de prótese possui seções articuladas. Elas vão te dar maior maleabilidade e também são responsáveis por baixa rigidez vertical. Isso pode significar menos firmeza no momento da penetração sexual.
Prótese inflável

Esse é o tipo de implante em que você pode produzir a ereção no exato momento da relação sexual. Ao acionar um dispositivo localizado no escroto seu pênis vai inflar.
Na operação para inserção deste implante, o cirurgião irá colocar uma prótese de dois ou três volumes, além da válvula. É esta válvula que vai te permitir controlar o líquido no pênis.
Para ativar esse implante, você deve pressionar para o soro possa percorrer o cilindro e inflar, para produzir a ereção. Se quiser voltar ao estado normal, basta desinflar a sua prótese.
Quando o implante de prótese peniana pode ser indicado para você?
Por se tratar de uma cirurgia definitiva, o implante de prótese peniana é indicado em casos específicos. Pode ser em estágios mais avançados do problema ou quando outras tentativas de correção não foram suficientes.
Reconstrução peniana
A reconstrução do pênis é um procedimento cirúrgico para alongar e alargar a estrutura do pênis. Ela acontece dentro do limite de expansão dos tecidos nervosos nos corpos cavernosos do pênis.
O que acontece? Ao expandir o tamanho e o calibre do pênis é possível recuperar a rigidez vertical, junto da função erétil.
A reconstrução peniana pode, ou não, envolver o implante de prótese. Na cirurgia, é possível realizar os 2 procedimentos.
Doença de Peyronie
Normalmente, a doença de peyronie atinge os homens a partir dos 50 anos. Ao longo da vida sexual, o pênis pode passar por micro lesões. Essas micro lesões cicatrizam e resultam na doença de Peyronie.
Essas micro lesões podem acontecer na repetição do movimento penetrativo.
O principal sintoma da doença de peyronie é a formação de uma placa fibrosa na túnica albugínea.
A estrutura fibrosa compromete a elasticidade dos tecidos e interfere na ereção. A doença traz distorções na curvatura, diâmetro e calibre do pênis.
Nesse caso, quando indicado, o implante peniano visa corrigir a falta de rigidez vertical.
Disfunção Erétil
Sentir dificuldade para produzir ereção ou para mantê-la são indícios de disfunção erétil. Nos casos em que as soluções medicamentosas e injetáveis não funcionam a melhor solução pode ser a prótese.
A disfunção pode ser causada por diferentes fatores, entre eles doenças como diabetes e a diminuição hormonal da testosterona. A testosterona é o hormônio masculino responsável, entre outras coisas, pelo controle das ereções.
O que é rigidez vertical da prótese peniana?
A rigidez vertical da prótese peniana corresponde à capacidade que o seu pênis tem de ficar ereto em sentido vertical.
Independente dos modelos da prótese, elas podem te ajudar a ter boa rigidez na hora penetração. Com isso, questões como escape ou a dobra do pênis podem ser resolvidas.
Rigidez axial do implante peniano
A rigidez axial do implante é a que tem mais a ver com a dobra do membro na hora do movimento penetrativo.
A escolha correta da espessura da prótese está diretamente ligada ao nível adequado de rigidez axial. O objetivo é evitar que seu pênis fique dobrando na hora H.
A forma com que a prótese é fixada na base e na ponta – glande do pênis – também é fundamental para minimizar o risco de dobras e escapadas.
Qual prótese peniana oferece mais rigidez?
Aqui é importante dar atenção a como você pode se acomodar e sentir confortável com cada tipo de prótese.
Tanto a prótese maleável quanto a inflável proporcionam bons resultados em rigidez vertical e axial.
A diferença é que cada estrutura vai funcionar de um jeito. Isso influencia na melhor maneira de utilizar a prótese.
Outro ponto fundamental é que a escolha médica sobre o calibre de cada prótese. Quanto mais grossa a prótese for, melhor rigidez terá.
O que levar em consideração na hora de escolher a prótese peniana?
Os fatores na hora de escolher o tipo de prótese são muitos, porém um dos mais importantes é o nível de rigidez que cada uma oferece.
Outros fatores também são importantes na hora de escolher a prótese peniana:
- Durabilidade,
- Manuseio da prótese
- Como o implante pode ficar acomodado na cueca,