+ 11 3077-3647

Postura plana de instrumentos médicos em fundo azul

Prótese Peniana: Como evitar glande caída ou murcha?

Uma avaliação adequada é fundamental para indicar as melhores decisões para a cirurgia de prótese peniana.

Antes de mais nada, quando a alternativa cirúrgica é a opção recomendada para o tratamento de alguma doença peniana, muitas dúvidas podem surgir em relação ao procedimento de inserção do implante peniano. Inclusive, um dos temas mais pesquisados é a relação entre glande murcha e prótese peniana. Ou seja, neste post quero mostrar como diagnóstico completo faz toda a diferença para os melhores resultados possíveis após o implante da prótese peniana.

Vou te explicar sobre a localização da incisão e quando os cilindros devem ser inseridos pela base ou pela ponta do pênis na cirurgia de implante peniano. Além disso, vou tratar das consequências de uma decisão equivocada e qual o impacto disso para cada tipo de prótese, seja inflável ou maleável.

Prótese Peniana e Glande Murcha, o que relação significa?

Primeiramente, a glande flácida ou caída é o tipo de resultado inesperado após o implante de uma prótese no pênis. Ou seja, esse problema costuma acontecer em casos em que fibroses penianas não foram diagnosticadas antes do procedimento e, por não terem sido tratadas causam impactos negativos no pós-operatório. Logo, se a glande do pênis ficou caída é indício de que os cilindros da prótese peniana escolhida não conseguiram ocupar todo o espaço do corpo do pênis e esse espaço vazio fica murcho.

Impacto das fibroses penianas

Fibroses no pênis são cicatrizes fruto de microlesões acumuladas ao longo de muito tempo do posicionamento incorreto do pênis durante o ato sexual. Em posições que o pênis fica escapando ou mais torto. Elas podem estar associadas a Doença de Peyronie e provocar disfunção erétil, entre outros desconfortos fisiológicos. Assim, o acúmulo desse impacto produz fibroses nas regiões do pênis que mais sofreram com os escapes e posições desconfortáveis. Ou seja, quando maduras, as fibroses causam deformidades no pênis, como afinamento e/ou tortuosidades das mais leves às mais graves.

Fibroses no pênis e a Prótese Peniana

Quando um paciente apresenta fibroses no pênis e passa por um tratamento com implante de prótese peniana, o especialista deve tratar as fibroses ou os resultados podem sofrer prejuízos. Especialmente quando se trata de fibroses localizadas na cabeça do pênis. Se essa extremidade estiver comprometida, os cilindros da prótese não ocuparão todo o espaço e a glande vai ficar caída.

Cirurgia de Reconstrução Peniana

O procedimento de reconstrução peniana, além da capacidade de tratar as fibroses, opera pelo ajuste da elasticidade do pênis e garante que os cilindros do implante escolhido ocupem todo o espaço em potencial do membro, sem sobras. Ou seja, a reconstrução do pênis deve ser considerada pelo especialista, pois ela pode auxiliar e evitar que a glande do pênis fique caída após o implante da prótese, seja a hidráulica ou a de tipo semi rígido.

Localização da incisão na cirurgia de Prótese Peniana

A localização da incisão por onde serão instalados os cilindros da prótese peniana é muito importante. Assim, se o paciente apresenta fibroses na extremidade do pênis e o cirurgião optar por um acesso pela base do pênis, a prótese vai ficar limitada pelas fibroses presentes na ponta do pênis.

Acessos para o Implante Peniano

São 4 os tipos de acesso para implantar a prótese peniana. Ou seja, pontos do pênis que o cirurgião poderá optar para inserir os cilindros.Representação de todos os tipos de acesso na cirurgia peniana. Da direita para a esquerda

  • subcoronal: incisão abaixo da glande, parecida com a escolhida para tratamento de fimose;
  • penoscrotal: quando a incisão é realizada próxima ao escroto, na base do pênis;
  • infrapúbica: também na região do púbis, na parte debaixo do pênis;
  • linha média: localização mais central do pênis, essa técnica é utilizada em casos cirúrgicos específicos.

Prótese Peniana e Glande Murcha: Como melhorar a sustentação?

Depois de falar sobre como a glande peniana indica a rigidez do pênis, vou tratar da sustentação da prótese peniana pela ancoragem. Ou seja, como a prótese fica fixa no pênis pela base e como cada tipo de prótese vai refletir os níveis de firmeza do material.

Qual Prótese Peniana garante mais firmeza?

Os níveis de firmeza e rigidez vertical da prótese dependem de uma adequação correta do material escolhido, da anatomia e da biomecânica do paciente. Em síntese, o especialista deve levar em consideração o formato atual do membro e de como a prótese funciona.

Prótese Maleável
Médico andrologista segurando prótese peniana maleável.
A prótese de tipo semirrígida indica que a escolha precisa ser a dos cilindros mais grossos, de maior dimensão.

Afinal, o motivo dessa recomendação é que, nesse tipo de prótese, o paciente vai obter o melhor tamanho e calibre do pênis. melhores resultados ao aproveitar todo o potencial de calibre e dimensão que seu membro permite. Ou seja, instalar cilindros mais finos do que o pênis pode de fato comportar vai atrapalhar na firmeza peniana durante a ereção, pois ficou uma espécie de vácuo no corpo peniano. Se o pênis está comprometido com alguma deformidade por fibrose, a Técnica Egydio visa justamente tratar esses pontos e reconstruir o pênis com a extensão máxima dos tecidos nervosos, o que possibilita o uso de cilindros mais grossos.

Prótese Inflável

Médico andrologista segurando prótese peniana hidráulica (inflavel).

No caso da prótese hidráulica a melhor escolha é aquela que opta pelo cilindro de maior tamanho inflado. Mas atenção, não basta observar o tamanho dos cilindros sem o soro fisiológico! Enfim, os cilindros hidráulicos devem chegar até a base do pênis e, de preferência, sem os extensores. Dessa forma, existe um contato direto da parte hidráulica com a base do implante, que é o que garante maior firmeza para o pênis no momento da penetração.

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

A imagem mostra uma banana com casca coberta de beijos de batom vermelho sobre fundo roxo simulando a sensação de prazer com prótese peniana

A Prótese Peniana tira a Sensação de Prazer?

A sensação de prazer com prótese peniana é uma questão muito importante para os homens que receberam indicação cirúrgica, e, portanto, muito frequente no consultório

""