A prótese peniana com impregnação antibiótica é uma verdadeira evolução da medicina urológica. Nessa área, a inovação tem sido uma constante, e esses modelos de implante são um exemplo marcante disso.
Já sabemos que as próteses penianas maleáveis e infláveis são opções para tratar casos de Doença de Peyronie e disfunção erétil. Porém, quando pensamos nelas, mal temos ideia da tecnologia envolvida em seu desenvolvimento, que proporciona uma melhor experiência para o paciente desde o momento da colocação.
A impregnação antibiótica vem na esteira dessa evolução e proporciona benefícios para o homem, com destaque para a possibilidade de minimizar o risco infeccioso. Entenda mais sobre o assunto!
O que é a impregnação antibiótica na prótese peniana?
Quando falamos em prótese peniana com impregnação antibiótica, quer dizer que o produto vem de fábrica, tanto para o modelo maleável quanto inflável. Isso dá ao implante uma coloração amarronzada.
A impregnação antibiótica envolve a incorporação de substâncias antibióticas ou antimicrobianas na superfície e/ou estrutura da prótese. Com isso, o crescimento de bactérias e outros microrganismos é mais difícil.
O objetivo dessa tecnologia é reduzir o risco de infecções após o implante, evitando infecções que podem levar a complicações.
Saiba mais: Descubra o que é a extrusão, uma das complicações da prótese que pode ser evitada
Cuidados para minimizar o risco infeccioso na cirurgia de prótese peniana
Embora as próteses com impregnação antibiótica sejam eficazes para evitar a proliferação de bactérias e microorganismos, elas não eliminam completamente o risco de infecção.
A fim de melhorar ainda mais as chances de prevenir as infecções, o cirurgião se vale de outros cuidados, adicionando “camadas extra de segurança”, como:
Solução de soro com antibiótico
Após o preparo de uma solução de soro com antibiótico, o profissional mergulha a prótese nessa solução, para que a medicação fique na superfície.
Injeção no corpo cavernoso
Outra técnica é aplicar uma injeção da mesma solução de soro com antibiótico dentro do corpo cavernoso, que é a parte que ficará em contato com a prótese.
Raspagem e lavagem
Os cuidados antes da cirurgia também são fundamentais, como na etapa de raspagem dos pelos pubiano, feita no centro cirúrgico, seguida da lavagem por cerca de 5 a 10 minutos com solução de antibiótico e degermante.
Via de acesso
A escolha da via de acesso é um grande diferencial para o sucesso da cirurgia e também para diminuir o risco infeccioso.
A preferência é pela via de acesso subcoronal. Nessa incisão, o cirurgião abaixa a pele da haste peniana rumo à base, e ao final, ele sobe o tecido, que é usado para fechar a incisão.
A vantagem é justamente tocar o mínimo possível na pele do paciente. O escroto, que concentra mais micro-organismos e bactérias, não toca na prótese – ao contrário de uma incisão penoscrotal, por exemplo.
A escolha do antibiótico
Além da solução antibiótica que já vem impregnada no implante, o cirurgião pode escolher outro antibiótico para complementar eficiência dessa ação antibiótica.
Para isso, de forma geral, o cirurgião utiliza um medicamento com outro espectro de ação.
Preço da prótese com impregnação antibiótica
A prótese peniana com impregnação antibiótica não apresenta uma diferença significativa de preço em comparação com as opções que não contam com essa característica.
Por isso, a recomendação é de dar preferência aos modelos com impregnação antibiótica ou que tenha uma adesão à banho de solução antibiótica.
Pré o pós-operatório da cirurgia de prótese peniana com impregnação antibiótica
O pré-operatório para os pacientes que vão passar pela cirurgia de prótese peniana é simples, e não muda nada quando o implante será a prótese peniana com impregnação antibiótica.
Antes da operação, você precisará realizar alguns exames para avaliar se o paciente está em boas condições de saúde. A diabetes, por exemplo, não pode estar descontrolada, pois isso contribui para as infecções.
Também será preciso higienizar a área genital com um sabonete especial, de efeito antibactericida, e realizar jejum pelo tempo determinado pelo médico.
É recomendado, ainda, uma boa noite de sono e um bom preparo mental para o grande dia!
Após realizar o procedimento e despertar da sedação, o paciente se alimenta e já pode ir para casa.
No mesmo dia, ele ainda vai conversar com o cirurgião e recebe algumas orientações para se recuperar, como os cuidados e a frequência de manuseio do curativo, além de evitar esforço (incluindo atividades físicas) até a alta médica, que pode levar de 45 a 60 dias – mas varia de paciente para paciente.
Leia mais: Todos os detalhes sobre o pré e pós-operatório
A principal vantagem é que, na fase pós-operatória, graças ao uso da prótese peniana com impregnação antibiótica e as demais medidas tomadas pelo médico, o homem terá menos chances de apresentar infecções na região operada e desfrutará de uma recuperação mais rápida e tranquila.
Segurança e eficácia: estudos e resultados
A prótese peniana com impregnação antibiótica já é alvo de estudos na medicina, o que contribui para aumentar a sua popularidade entre os pacientes e predileção pela comunidade médica.
Estudos mostram que contar com a impregnação antibiótica de fato minimiza o risco infeccioso.
Porém, fica a ressalva: o estudo em questão foi comparado apenas em relação às vias de acesso diferentes, e não em relação à injeção de antibiótico dentro do corpo cavernoso.
Minimizar o risco infeccioso é uma relevante contribuição para os pacientes que precisa de um implante peniano. Apesar de já contarmos com ótimas opções de protese peniana com impregnação antibiótica, temos que lembrar que existem outras maneiras de prevenir contra as infecções que levam às complicações.
Cuidados como a lavagem e raspagem da região, evitar o toque com a pele do paciente na hora da cirurgia e aplicar soluções de soro e antibiótico fazem parte de um conjunto de ações consagradas que devem ser consideradas para ter a melhor eficiência nesse sentido.
Se você ainda tem dúvidas sobre a protese peniana com impregnação antibiótica, não se preocupe. Clique no botão abaixo e tire as suas dúvidas. Você se sentirá muito mais preparado, seguro e confiante para realizar a cirurgia e recuperar a sua qualidade de vida sexual.