+ 11 3077-3647

homem branco, de olhos claros em um fundo vermelho com close em seus olhos mostrando que ele está com dúvida

Prótese Peniana Maleável: O pênis fica duro o tempo todo?

Será mesmo que você ficará com o pênis duro o tempo todo com a prótese maleável? Confira

Para adiantar um pouco a resposta, já posso dizer que o pênis não fica flácido após o implante da prótese, mas ele também não fica em estado ereto permanente como você pode estar imaginando. Para entender como isso é possível, você vai precisar saber:

image

Essa dúvida chegou até mim por meio de um comentário no nosso canal no YouTube. Você também pode enviar a sua pergunta, seja pelas nossas redes sociais (@egydiomedicalcenter no Instagram e canal Egydio Medical Center no YouTube) ou pelo WhatsApp (ao clicar no botão que está no fim desta página). Estou selecionando algumas delas para responder nessa seção e ajudar os homens que estão buscando informações para melhorar a sua saúde sexual. 

Sinta-se livre para nos seguir no Instagram. Basta clicar no link abaixo. 

 

 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Egydio Medical Center (@egydiomedicalcenter)

Quem precisa de prótese peniana?

A indicação da prótese peniana é muito clara: quem deve passar pela cirurgia para colocá-la são aqueles pacientes que apresentam disfunção erétil e que não responderam aos tratamentos com medicamentos orais e/ou injetáveis. 

Em alguns casos, o tratamento injetável deixa os homens receosos devido às aplicações na base do pênis, e eles preferem não fazê-lo, passando direto do tratamento com remédios via oral para a cirurgia. 

A recomendação é restrita a este grupo porque uma prótese peniana tem como objetivo dar resistência vertical para o ato penetrativo. Logo, a indicação é justificável porque, com esses homens, ocorre a perda de capacidade penetrativa ou, se consegue penetrar com a ajuda da mão, escapa com facilidade, mesmo fazendo uso de medicamentos.

Se o tratamento clínico deixa a desejar e a qualidade de vida sexual do paciente é prejudicada, o urologista tende a encaminhar o tratamento para a terceira linha, que é a opção cirúrgica. 

Como você pode ver, o implante de prótese peniana não é para todo mundo, especialmente para aqueles que nunca experimentaram o tratamento clínico. Porém, ela é muito bem indicada quando esta opção falha.

Prótese peniana e fibroses

Uma condição muito frequente que acaba recebendo a indicação de prótese peniana são as fibroses penianas. 

Elas causam deformidades no pênis, como desvios, tortuosidade, afinamentos e/ou perda de tamanho. Até mesmo se houver somente redução do tamanho do pênis, sem uma deformidade relevante no membro, já pode causar dificuldade em manter a ereção.

Se você já apresenta um quadro de disfunção erétil e posteriormente desenvolve uma fibrose, essa disfunção erétil se agrava. Em casos como esse, se o quadro antes respondia ao tratamento clínico, ele deixa de fazer efeito, o que vai fazendo com que o implante de uma prótese se torne cada vez mais próximo. 

Além disso, a prostatectomia radical, conhecida como cirurgia de retirada da próstata, tende a gerar disfunção erétil, que muitas vezes não é solucionada com comprimidos e injeções e necessita do procedimento cirúrgico.

Tipos de próteses

Hoje, existem dois tipos de próteses mais utilizadas pelos cirurgiões para tratar a falta de firmeza do pênis: o implante maleável e o implante inflável.

Prótese maleável: vantagens e desvantagens

Cada modelo apresenta vantagens e desvantagens que o paciente precisa conhecer. Vamos a elas:

Vantagens e Desvantagens - Prótese Peniana

Em quais casos a próteses maleável é melhor que a inflável?

Depois de conhecer um pouco melhor os principais modelos existentes, fica mais simples compreender que, embora ambas as próteses ofereçam complemento de rigidez vertical, em alguns casos, um modelo é mais adequado que o outro para determinado paciente.

Para o implante de uma prótese peniana maleável, precisamos respeitar alguns princípios biomecânicos. 

Para um pênis maior em seu comprimento, vamos precisar de uma prótese mais calibrosa. Essa opção tem dois objetivos. 

O primeiro é deixar o pênis de fato mais calibroso. Se o paciente não tiver um bom calibre devido ao acometimento pelas fibroses, a reconstrução peniana será essencial para recuperar ao máximo essa dimensão e implantar uma prótese mais grossa.

O segundo objetivo é dar mais firmeza vertical para uma boa recuperação da capacidade penetrativa, corrigindo a disfunção erétil. Podemos fazer uma comparação com os pilares de um edifício: quanto mais alto o prédio, mais larga precisa ser a base para suportá-lo. Logo, um pênis longo e fino não terá a rigidez necessária para o ato e o problema não será tratado devidamente.

Por isso, a prótese maleável costuma ter indicações para aquele pênis que não é muito grande e grosso. 

Por outro lado, ela é muito bem indicada aos pacientes que não têm uma boa destreza manual. São exemplos os homens que têm pouca força na mão ou tremem, pois a bombinha da prótese peniana exige um pouco de força para ser manuseada corretamente.

Além disso, para um paciente mais jovem, que tem uma expectativa de vida mais longa, a maleável pode ser mais vantajosa, pensando em quanto tempo dura uma prótese peniana deste modelo. As versões mais modernas contam com ligas metálicas mais resistentes, com menor risco de quebra. Isso quer dizer que, na comparação com a inflável, ela tende a apresentar menos problemas que levam à necessidade de troca, evitando uma nova cirurgia para a substituição. Dessa forma, a duração do implante peniano vai ser bastante longa.

Quanto custa uma prótese peniana maleável?

Já adiantei na tabela acima que uma prótese maleável custa menos do que a inflável – e que ela também é coberta pelo SUS e por muitos planos de saúde. Se esse for o seu caso, não é preciso se preocupar com quanto custa uma prótese peniana.

Os valores desse implante podem variar – e muito – de acordo com a marca e a liga escolhida. Considerando apenas a prótese, o preço oscila entre R$ 2.500 e R$ 9.000.

Veja também: Técnica Egydio e Prótese Peniana: entenda a relação e a importância de fazer

Como escolher a melhor prótese peniana?

Essa é uma ótima pergunta e uma das mais importantes decisões para o sucesso da cirurgia!  

A definição é feita em conjunto com o paciente, mas depende bastante da experiência do cirurgião para fornecer orientações adequadas para a tomada de decisão.  Por isso, conte sempre com um especialista em prótese peniana.

Os pacientes atendidos no Egydio Medical Center contam com mais de 20 anos de experiência em cirurgias penianas, tempo em que foi possível coletar impressões de diferentes marcas e ligas de próteses penianas maleáveis. Com base nessa bagagem, procuro aconselhá-los, mostrando sempre os prós e contras daqueles implantes em que já confio e recomendo. 

As próteses de minha preferência são aquelas com ligas metálicas mais resistentes e modernas. Elas são feitas de nitinol (níquel + titânio). Graças a essa inovação, elas adquiriram uma longevidade maior –  testes de laboratório comprovam que elas têm menor chance de quebrar. 

Outro fator que conta para a tomada de decisão é a anatomia do paciente. Quando o homem tem um afinamento na ponta, ele pode implantar uma prótese com a ponta mais fina. Em contrapartida, corre-se o risco de machucar essa região no dia a dia, então, o cirurgião precisa avaliar com cuidado a situação. Já algumas próteses têm a ponta bem ovalada e são indicadas para uso em homens com uma glande maior, pois forçam menos a ponta do membro.

A prótese maleável aumenta o tamanho do pênis?

A prótese maleável – ou a inflável, ou qualquer outro modelo existente hoje no mercado – não aumenta o tamanho nem o calibre do pênis!

Precisamos sempre nos lembrar que as próteses foram desenvolvidas para dar complemento de firmeza vertical ao pênis para que o homem tenha boa capacidade penetrativa e o membro não fique dobrando ou escapando na hora H. Assim, o homem terá uma boa qualidade de vida sexual.

O que acontece é que, quando o pênis do paciente é afetado pelas fibroses, como no caso da Doença de Peyronie, precisamos recuperar ao máximo as dimensões de tamanho e calibre do membro. Para isso, fazemos incisões de relaxamento dos tecidos baseadas em princípios geométricos, no limite dos nervos para aquela dimensão de pênis. Esse procedimento é feito na mesma cirurgia, mas de forma independente à colocação da prótese.

A prótese é inserida no interior dos corpos cavernosos após a reconstrução. Ela é ajustada para as melhores dimensões que o cirurgião conseguiu chegar. 

Quando conseguimos um tratamento que oferece uma melhor dimensão à estrutura do pênis, é permitido colocar um implante mais calibroso. E novamente, qual é a vantagem dessa prótese peniana mais calibrosa? É a resistência vertical, pois um modelo fino dobra com mais facilidade, ao contrário de um modelo mais grosso.

O pênis fica duro o tempo todo com a prótese maleável?

Quando vamos medir a prótese necessária para o seu caso, o dimensionamento é feito levando-se em consideração o pênis ereto. Logo, ele não voltará a seu tamanho retraído como você estava acostumado antes. 

Isso não quer dizer que uma prótese maleável deixa o pênis duro o tempo todo: apesar de manter o pênis esticado/alongado, o implante é maleável.

A maleabilidade da prótese peniana tem como finalidade permitir acomodá-la da melhor forma para o homem, seja para a relação sexual ou não. Ou seja, ela se dobra para ser colocada rente ao corpo, nas laterais da virilha, para cima ou para baixo.  

O que você vai precisar fazer para ajeitá-la é vestir uma cueca mais justa, como a boxer. Usando esse tipo de cueca, você pode vestir a roupa que desejar sem que o pênis saia do lugar. O modelo também dará discrição à prótese sob a roupa – sem ficar com o aspecto ereto.

Recapitulando: a colocação de uma prótese peniana é a alternativa cirúrgica para o tratamento da disfunção erétil, indicada quando os tratamentos clínicos já não funcionam. Com o implante, o pênis voltará a ter a rigidez vertical necessária para penetrar a(o) parceira(a) na hora H. Como existem dois tipos de prótese, a maleável e a inflável, o conhecimento da anatomia do paciente, das opções disponíveis no mercado e a experiência do cirurgião ajudarão o paciente a tomar a melhor escolha – e, se a opção for pela prótese maleável, saiba que o pênis não voltará a ficar flácido e que a prótese não deixa o pênis duro o tempo todo. A melhor forma de acomodar e ocultar o membro é usando uma cueca justa. 

 

Esse é mais um mito que procurei esclarecer para que os homens que estão em vias de passar pela cirurgia de prótese peniana tenham informações de fontes experientes, como médicos especialistas em implantes penianos, e se sintam mais seguros para o procedimento. 

Se você recebeu indicação cirúrgica, está com dificuldades para ter ou manter ereção, tem percebido mudança nas características do seu pênis ou deseja falar sobre a sua saúde sexual, não deixe de entrar em contato comigo. Clique no botão abaixo para que a minha equipe transmita o recado. O Dr. Paulo responde!

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas