Quando vamos realizar uma cirurgia para reconstruir o pênis afetado por condições como Doença de Peyronie e disfunção erétil em função das fibroses, as manobras adjuvantes para prótese peniana são fundamentais.
Quem vai ajudar a explicar o que são, para que servem e quando usar as chamadas manobras adjuvantes é o urologista austríaco, o Dr. Franklin Kuehhas – um grande representante da cirurgia reconstrutiva peniana e colaborador em publicações com o Dr. Paulo Egydio ao longo dos últimos anos. O Dr. Kuehhas é membro da Sociedade Europeia de Urologia, e, em sua carreira, já executou mais de 2.500 cirurgias do tipo.
Vamos aprender um pouco mais?
Como é feita a cirurgia de prótese peniana?
Existem algumas estratégias cirúrgicas para tratar um pênis curvo e/ou que apresenta disfunção erétil causados pelas fibroses. Algumas delas são a plicatura e a cirurgia com enxerto, mas existe a opção baseada em princípios geométricos, um aprimoramento do Dr. Paulo Egydio de métodos já consolidados na estatística de correção das doenças.
Com a estratégia, é possível corrigir a curvatura a partir do alongamento do lado curto do pênis, o que vai proporcionar o aumento de tamanho e cilindro peniano até o limite dos nervos. Na sequência, o cirurgião realiza a colocação de uma prótese peniana para dar sustentação à ereção.
O que são manobras adjuvantes?
Em muitos dos casos das condições mencionadas acima é preciso fazer o tratamento das fibroses penianas para só então inserir a prótese. Para isso, o cirurgião pode se valer de etapas adicionais durante o procedimento cirúrgico – as chamadas manobras adjuvantes para prótese peniana.
Na literatura médica, existem cinco tipos de manobras adjuvantes, que podem ser usadas individualmente ou em conjunto. São elas:
- Plicatura
- Excisão
- Incisão
- Enxerto
- Modelagem
As manobras adjuvantes são importantes para corrigir a deformidade peniana, permitir a colocação da prótese e, biomecanicamente falando, escolher um implante com a melhor relação tamanho X calibre, o que é essencial para assegurar a funcionalidade penetrativa.
Manobras adjuvantes: antes ou depois da prótese?
Existem diferentes manobras adjuvantes que podem ser realizadas ao fazer uma cirurgia reconstrutiva do pênis. Em algumas situações, é possível identificar sua necessidade ainda durante os exames pré-operatórios; em outras, apenas na hora da cirurgia.
As manobras, sejam sozinhas ou associadas, podem ser feitas antes ou após a colocação da prótese.
Na maioria das estratégias cirúrgicas, as adjuvantes ocorrem depois que o cirurgião insere a prótese. Nesses casos, o implante é inserido em um pênis ainda não reconstruído, ou seja, se o pênis perdeu muito tamanho devido às fibroses, não será possível recuperar significativamente o seu tamanho.
Na opinião do Dr. Paulo Egydio e do convidado Dr. Kuehhas, o ideal é que as manobras adjuvantes aconteçam antes de implantar uma prótese peniana. Dessa forma, o cirurgião pode reconstruir o comprimento e a circunferência do pênis ao máximo. Ou seja, ela não será colocada no tamanho reduzido do pênis, e sim no tamanho comportado pelo membro após a correção da fibrose.
Quais manobras adjuvantes usar?
Como as manobras adjuvantes podem ser usadas individualmente ou combinadas, a escolha de qual utilizar será feita de acordo com a situação em que as fibroses deixaram o pênis.
Por exemplo, no caso de afinamento peniano, manobras de incisão e excisão são estratégias que podem ser usadas para para alargar o membro e permitir a passagem de uma prótese mais calibrosa ou a expansão do implante hidráulico. Já quando o pênis apresenta uma certa tortuosidade, a modelagem pode ser adotada.
O Dr. Kuehhas destaca que a experiência do cirurgião é muito importante para o sucesso das manobras adjuvantes para prótese peniana. O profissional precisa estar atento, disposto a se adaptar às condições do pênis durante a cirurgia e ter consciência de que é possível fazer mais de uma manobra se for necessário – por isso, ele deve saber como executar corretamente cada uma delas.
Para finalizar, o convidado lembra que é preciso avaliar se o implante está encaixado da maneira correta e se o tamanho está bem dimensionado. Em caso negativo, ainda é preciso fazer alguns pequenos refinamentos.
As manobras adjuvantes para prótese peniana fazem diferença para o resultado da cirurgia e, consequentemente, para a satisfação do paciente. Quem vai passar pelo procedimento deve conversar com o seu médico e tirar todas as dúvidas sobre as adjuvantes para saber o que esperar. Se você quiser, clique no botão abaixo e entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar você a compreender ainda mais sobre o assunto.