A prótese peniana é um implante colocado no interior do pênis para auxiliar a capacidade penetrativa. Ou seja, a prótese evita que o pênis dobre ou escape com facilidade durante a relação sexual e também pode ser usada para tratar a impotência sexual em alguns homens em homens que não tiveram resposta com o tratamento oral e injetável.
Visando maior satisfação com o resultado do procedimento, é necessário realizar todo o acompanhamento médico, assim a prótese mais indicada poderá ser escolhida. Além disso, o paciente deve seguir todas as recomendações para que o dia cirúrgico seja bem sucedido.
Mas, afinal, como se preparar para o dia da cirurgia de prótese peniana? Todo o processo é iniciado durante o pré-operatório, onde o paciente passa por uma avaliação e realiza uma série de exames, como: exames de sangue, urina, cardiológicos, etc.
Toda essa avaliação mostra se o paciente está saudável ou se possui alguma condição pré-existente que possa impactar diretamente a cirurgia.
Durante a avaliação, o médico e o paciente escolhem o cilindro mais adequado para o pênis, seja ele o semi rígido ou o hidráulico. Esta escolha é baseada através da anatomia do homem, condições da fibrose, fabricante e modelo da prótese.
É necessário estar de jejum?
O homem precisa cumprir um jejum de, no mínimo, oito horas antes do ato cirúrgico. O paciente pode entrar na parte de manhã para fazer a cirurgia e receber todo o cuidado do especialista.
Para o procedimento ser realizado, é necessário aplicar uma anestesia. No entanto, em quase todos os casos, a anestesia é local.
Além da anestesia, é possível dar sedação para que o paciente tenha um sono leve durante o procedimento.
Como é utilizada a anestesia local, ao acordar o paciente não está com as pernas imobilizadas. Ou seja, a anestesia também não bloqueou a bexiga, algo que geralmente acontece em anestesias gerais.
Como a cirurgia é feita?
Durante a preparação, é feita a raspagem dos pelos e a higienização com antissépticos na sala cirúrgica. Após este processo e com o homem dormindo, a anestesia local é aplicada para que a cirurgia seja iniciada.
O processo dura em torno de 2 a 3 horas, mas o tempo exato pode ser modificado de acordo com diversas variáveis relacionadas ao modelo de implante escolhido e ao grau de complexidade da cirurgia. No caso de um implante simples, sem reconstrução, a cirurgia tende a ser mais rápida e pode ser realizada em até uma hora.
Quando recebo alta?
Caso o procedimento seja, de fato, realizado durante a manhã, o paciente geralmente tem alta durante a tarde e poderá seguir a vida normalmente, pois não é utilizado nenhum tipo de sonda após a cirurgia.
Então, a alta geralmente é programada para que seja à tarde, se a cirurgia for feita de manhã, e à noite, se for realizada de tarde.
Preciso ter acompanhante?
O paciente pode escolher ter ou não um acompanhante, é opcional. Além disso, alguns hospitais exigem a presença de uma pessoa para acompanhar o procedimento, mas a maioria não.
Como funciona o pós-operatório?
O homem será acompanhado pelo médico nos dias seguintes à cirurgia e, depois de ser constatado que está seguro, o monitoramento pode ser feito à distância e com algumas idas presenciais ao consultório para eventuais dúvidas sobre o implante. O acompanhamento pós-operatório é individualizado e muda de paciente para paciente, pois cada corpo reage de uma forma.

Na maioria dos casos, os homens são liberados para voltar a trabalhar em torno de cinco a sete dias após o procedimento. Contudo, se for um trabalho muito pesado e que exija mais esforço, é possível que o período seja estendido.
O orgasmo e a ejaculação depois da prótese vão funcionar de formas diferentes para cada paciente, por isso é importante o acompanhamento.
Em seguida, cerca de um mês depois, o paciente é liberado para realizar atividades físicas como academia e caminhadas longas, já que os pontos são feitos com fios absorvíveis – que se absorvem sozinhos por volta de um mês.
Se a absorção desses fios for boa e as cicatrizes estiverem totalmente fechadas, o paciente poderá ser liberado para atividade sexual entre trinta a sessenta dias após a realização da cirurgia.
No entanto, como falado anteriormente, cada pós-operatório é diferenciado e pode exigir um tempo maior ou menor. Para que essa duração seja determinada, é importante que tenha um acompanhamento médico.
Ainda tem dúvidas sobre o dia da cirurgia de prótese peniana? Você pode deixá-las aqui nos comentários ou acessar o meu e-book completo sobre o assunto.
Compartilhar com o urologista as suas questões sobre impotência sexual ou disfunção erétil é fundamental para receber o tratamento adequado e, ainda, retomar a saúde sexual.