+ 11 3077-3647

Fundo preto com parte de um osso humano representando a calcificação peniana

Calcificação Peniana e Doença de Peyronie: qual a relação?

A calcificação peniana está presente em determinados casos da Doença de Peyronie. Uma fibrose calcificada indica que, ao operar, o médico terá que tomar algumas decisões importantes para que o resultado seja o melhor possível para aquele paciente.

Na Doença de Peyronie, o pênis é acometido por uma fibrose, que se desenvolve a partir de um trauma ou microtrauma. Essa fibrose deixa uma espécie de cicatriz no tecido peniano. Em alguns casos, ela passa por um processo de calcificação, fazendo com que os tecidos moles se tornem rígidos com o passar do tempo.

As fibroses, sejam elas calcificadas ou não, impactam na vida sexual do homem: o pênis pode ficar deformado e ele pode sofrer com a disfunção erétil.

Um dos tratamentos possíveis para a fibrose peniana é a cirurgia de reconstrução e colocação de prótese. Para isso, o cirurgião precisará olhar com cuidado para identificar se há calcificação peniana e como executará o procedimento. Entenda mais a seguir!

O que é fibrose peniana?

A fibrose peniana ocorre quando há substituição do tecido peniano comum por um tecido menos elástico, com maior presença de colágeno e menos fibras elásticas.

A fibrose está associada a uma retração do tecido. No caso do pênis, essa retração ocasiona em curvaturas e diminuição do tamanho peniano e/ou afinamento. Ela também pode estar ligada à fuga venosa e a algum grau de disfução erétil.

Leia mais: Tudo sobre a fibrose peniana

Quais são as consequências de ter uma fibrose peniana? 

As consequências da fibrose peniana estão relacionadas às deformidades no membro.

Inicialmente, o pênis apresentava uma determinada elasticidade quando pressurizado. Com a fibrose, ele perde, em diferentes níveis, essa elasticidade e passa a ter um ou mais tipos de deformidades, como:

  • Diminuição de tamanho
  • Afinamento
  • Curvatura
  • Perda funcional da resistência vertical (pênis dobra e/ou escapa na hora H)

Quais são os tipos de fibroses penianas? 

Existem dois tipos de fibroses penianas: a superficial e a profunda, dependendo da sua localização na estrutura peniana

A superficial se encontra na túnica albugínea. Nesse caso, é possível comparar a fibrose a um remendo em uma câmara de ar. Nessa situação, o remendo deforma a câmara.

Essse tipo de fibrose causa a curvatura do pênis e a consequente perda de tamanho. Em alguns casos, quando ocorre de ambos os lados, o pênis até pode continuar alinhado, mas sofrerá uma diminuição de tamanho.

Agora, quando a fibrose adentra os corpos cavernosos, trata-se de um quadro de fibrose peniana profunda.

As fibroses dentro da esponja do pênis causam, como principal impacto, perda de resistência vertical do pênis. Isso quer dizer que, na hora H, pode haver disfunção erétil. O pênis vai dobrar o escapar durante a penetração. Esse efeito se dá pelo mau fluxo sanguíneo nos corpos cavernosos, que contribui para deixar o pênis rígido.

Fundo cinza com imagem gráfica de esqueleto humano mostrando cabeça, ombros e uma parte do tórax, com mão no queixo em pose reflexiva. A imagem mostra o questionamento sobre a calcificação peniana

O que você precisa saber sobre a calcificação peniana? 

A fibrose peniana calcificada ocorre em um terço dos casos, quando o cálcio se deposita na região acometida. Isso deixa a fibrose ossificada, e ela se torna mais rígida e difícil de expandir.

Em uma ultrassonografia, podemos identificar a área de calcificação peniana, a partir de uma visão transversal e longitudinal. Assim, é possível descobrir a extensão exata dessa ossificação.

Para o cirurgião, é muito importante ter acesso a essas informações, pois não é possível usar incisões geométricas para expandir o tecido e reconstruir naquele determinado local, uma vez que a estrutura calcificada não é expansível. Logo, precisamos adotar uma estratégica cirúrgica diferenciada para os casos de calcificação.

A estratégia cirúrgica para esse tipo de situação deve ser definida antes do procedimento.

Geralmente, para realizar o tratamento, as incisões para relaxamento e expansão dos tecidos são feitos em pontos adjacentes. Assim, ainda é possível recuperar as dimensões do pênis sem mexer na calcificação.

Se a calcificação for muito extensa e não houver espaço para fazer as incisões, é preciso remover a fibrose e substituir o tecido.

A calcificação peniana é um assunto muito sério dentro do tratamento da Doença de Peyronie.Procure um médico urologista para descobrir se a sua fibrose está calcificada e converse com ele para entender qual é a melhor forma de tratar a situação. Com uma cirurgia usando um técnica adequada, você com certeza irá aproveitar a sua vida sexual!

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

protese-peniana-articulavel

Implante de Prótese Peniana Articulável

A necessidade de próteses peniana, assim como sua indicação para solucionar Disfunção Erétil e Doença de Peyronie, são dúvidas muito frequentes entre meus pacientes. Por

""