+ 11 3077-3647

How to measure your penis: magnifying glass placed on a blue background

Como medir o pênis: descubra e entenda tudo sobre seu órgão genital

Meu pênis é grande ou pequeno? Você já se fez esse questionamento, provavelmente desde quando era um adolescente, e já experimentou algumas técnicas de como medir o pênis para verificar o tamanho do membro. Será que você estava fazendo isso corretamente?

O tamanho do pênis está muito associado a autoestima, confiança e até mesmo disposição em se relacionar com outra pessoa. Essa preocupação torna ainda mais importante para os homens entender como medir o pênis.

Antes de esclarecer essa dúvida, precisamos frisar que, mais importante que o tamanho do membro masculino, é a sua funcionalidade. 

O pênis tem como função realizar a penetração na(o) parceira(o) na hora H. Para isso, ele precisa estar ereto e ter uma boa rigidez, sendo capaz de vencer a resistência penetrativa que a prática o impõe.

Se o seu pênis apresenta uma boa funcionalidade, não há motivo para aflição – você tem um membro saudável. Agora, se o pênis está perdendo a capacidade penetrativa, e essa dificuldade vem acompanhada de mudanças nas características do membro, como redução no tamanho (que falaremos mais adiante), é preciso buscar um urologista

Um pouco de história

O prestígio que o homem dá ao pênis não é de hoje. 

Desenhos pré-históricos encontrados em cavernas registravam homens com longos pênis eretos. 

No antigo Egito, os deuses também eram pintados dessa maneira, como Osíris, o deus do submundo. Misteriosamente, o faraó Tutancâmon foi embalsamado de uma forma incomum, com o pênis mumificado ereto em um ângulo de 90 graus.

Na Grécia antiga, embora pênis pequenos e delicados fossem os mais valorizados, a mitologia conta a história de Priapus, filho de Afrodite que nasceu com um pênis imenso, sempre ereto, e que aumentava a fertilidade das plantas.

No mundo contemporâneo, um novo fator surgiu para valorizar ainda mais o tamanho avantajado do pênis: a pornografia. Este conteúdo foge ao padrão da normalidade e não traz uma representação realista do membro.

Toda a bagagem histórica pode fazer com que você se sinta menos satisfeito com o tamanho de pênis que possui. Alguns homens podem desenvolver disfunção erétiltranstornos psicológicos e ter prejuízos em sua vida social devido à preocupação excessiva e comparações.

Como medir o pênis

Em 2017, o estudo “Outcomes of variation in technique and variation in accuracy of measurement in penile length measurement” (“Resultados de variação na técnica e variação na precisão na medição do comprimento do pênis”) foi publicado no International Journal of Impotence Research e trouxe um esclarecimento muito pertinente para essa dúvida. 

O que o estudo descobriu é que não existe um consenso sobre a melhor técnica de medição do membro e que há uma variação significativa nas técnicas usadas para aferir o pênis tanto em estado flácido quanto ereto. A medição foi realizada por especialistas em andrologia. 

Se, nem mesmo quando realizada por profissionais, medir o pênis é uma tarefa fácil, quando esse ato é realizado de forma voluntária, pelo próprio homem, o resultado é ainda menos confiável e preciso. Se medido ao longo do tempo usando técnicas distintas, o resultado pode dar, ainda, a falsa impressão de que o membro está diminuindo de tamanho – e criar uma tensão desnecessária.

Como medir o pênis corretamente 

A melhor forma de obter uma mensuração para o seu pênis é ao agendar uma consulta com um urologista. O médico saberá como medir o pênis a partir da técnica utilizada por ele.

De forma geral, uma aferição bastante popular e confiável (exceto em pacientes com excesso de peso) vai do comprimento do pênis do osso púbico até a ponta da glande. Porém, a avaliação pode ser realizada de outras formas, a critério do profissional em questão. 

Além disso, ao buscar um urologista, o paciente não terá apenas uma medida confiável de seu amigão. Ele também vai passar por uma série de exames que vão atestar como está a saúde do membro. Alguns exemplos:

  • Anamnese
  • Inspeção e palpação do pênis
  • Ereção fármaco-induzida
  • Teste de rigidez
  • Ultrassom peniano com Doppler

Qual é o tamanho normal do pênis

A grande maioria dos homens que se mostram preocupados com o tamanho do pênis não apresentam um pênis pequeno, e sim uma medida normal no que se refere ao comprimento. 

Para fins de referência, de acordo com a experiência da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), o tamanho do pênis do brasileiro varia entre 10,5 e 17,5 centímetros quando se encontra em estado ereto, a depender da técnica de medição adotada. 

Logo, se o seu pênis possui mais ou menos essas dimensões, fique despreocupado! Se você tem notado que ele perdeu tamanho, calibre ou começou a apresentar uma certa tortuosidade, é hora de procurar auxílio. 

Pênis pequeno pode ser Peyronie

Doença de Peyronie (curvatura peniana adquirida) é uma enfermidade que, entre outros sintomas, pode reduzir o tamanho original do pênis. Muitas vezes, ela é acompanhada de algum grau de curvatura no membro e/ou perda de calibre. Também pode causar a perda da funcionalidade peniana, com dificuldade de ter e/ou manter uma ereção. É comum, ainda, que o homem sinta dor quando o membro está em estado ereto.

O Peyronie aparece devido à formação de fibroses no interior do pênis. Traumas, microtraumas, fraturas, diabetes, disfunção erétil, tratamento para o câncer de próstata e priapismo são fatores que predispõem as fibroses e são comuns em homens com idade superior a 45 anos. 

Tratamento para Peyronie

Quando o pênis é acometido pela Doença de Peyronie, há duas opções de tratamento: o clínico e o cirúrgico. 

tratamento clínico pode obter resultado quando as fibroses ainda não estão cicatrizadas ou quando a curvatura é leve. Com o uso de medicamentos orais ou tópicos (pomadas), é possível estabilizar a evolução da doença. Se a deformidade não comprometer as relações sexuais, é possível ter uma vida sexual de qualidade, 

Quando o paciente não responde ao tratamento clínico ou a curvatura avança, causando prejuízos na hora H, o urologista tende a indicar o procedimento cirúrgico. 

cirurgia para a Doença de Peyronie vai expandir os tecidos, valendo-se, para isso, de  múltiplas incisões de relaxamento na horizontal e vertical, que visam recuperar o tamanho e o diâmetro do pênis, até o limite dos nervos. Ou seja, além de alinhar o membro, o cirurgião consegue expandir ao máximo as medidas do pênis.

No entanto, é muito comum que ao retificar o pênis, o homem não consiga uma boa rigidez vertical. É nessas horas que, aliado à cirurgia para a Doença de Peyronie, o paciente pode receber a indicação do implante peniano. Quando o pênis é reconstruído – antes de colocar a prótese – é possível colocar um implante maior e mais grosso, adaptando-se a sua nova anatomia. O implante também vai prevenir o surgimento de novas fibroses penianas. 

Se você quiser conhecer mais sobre os modelos de próteses penianas existentes e como escolher a melhor para você, confira o vídeo em que o Dr. Paulo esclarece essa dúvida. 

Depois da total recuperação da cirurgia, que leva em torno de 60 dias (varia de paciente para paciente), o homem pode voltar a praticar sexo. No geral, o paciente tem uma experiência positiva e consegue retomar uma vida sexual de qualidade ao longo dos anos. 

Esperamos que tenha ficado claro que o homem não precisa saber como medir o pênis, pois, muito provavelmente, você possui um pênis perfeito! 

No entanto, há outros sinais que você precisa observar. Se a sua vida sexual estiver sendo prejudicada, ou se o pênis estiver diminuindo, se curvando ou afinando, é hora de procurar um urologista de confiança. Para isso, basta clicar no botão abaixo que vamos ajudá-lo prontamente. 

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

circuncisao-masculina

Saiba mais sobre a circuncisão masculina

A circuncisão masculina é uma prática difundida em todo o mundo e um dos procedimentos mais antigos da humanidade, mas ainda provoca dúvidas nos homens