A cirurgia de reconstrução peniana é um procedimento confiável para devolver características ao membro masculino. Porém, a cautela necessária para sua indicação é proporcional a sua eficácia.
Hoje, você vai conhecer os detalhes da cirurgia de reconstrução peniana e entender porque ela não é para qualquer homem, quando deve ser realizada e a satisfação dos pacientes que já passaram por essa experiência.
O que é e como funciona a cirurgia de reconstrução peniana
A cirurgia de reconstrução peniana é tem como objetivo restaurar o pênis, tratando as deformidades que podem acometê-lo.
Entre as condições que causam deformidades, estão a Doença de Peyronie e a curvatura congênita (conhecida também como curvatura do jovem). Elas causam sintomas como curvatura, afinamento e redução de tamanho do membro em função da perda de elasticidade dos tecidos internos do pênis.
Essas condições podem se originar ou ocasionar, ainda, a disfunção erétil. Nesse caso, além de apresentar deformidades, o homem tem dificuldade ou não consegue ter/manter uma ereção – e aí, além da reconstrução peniana, é necessário aliar, na mesma cirurgia, um implante.
A cirurgia de reconstrução peniana é realizada por cirurgiões da área urológica.
Embora existam algumas estratégias cirúrgicas para recuperar as dimensões do membro, uma das cirurgias de reconstrução peniana mais consolidada é realizada a partir de microcortes geometricamente calculados no tecido peniano. Com isso, o cirurgião produz uma relativa expansão, que permite esticar ao máximo os tecidos, até o limite dos nervos.
Após recuperar o tamanho do membro, se o homem for diagnosticado com disfunção erétil, é a hora de inserir a prótese peniana de dimensões adequadas para o membro restaurado.
Casos em que a reconstrução é necessária
De forma geral, a cirurgia de reconstrução peniana é para aqueles homens que apresentam deformidade no pênis, impedindo que eles tenham uma boa função penetrativa. Isso pode acontecer quando há:
Traumas e lesões penianas
Durante o sexo, ao dormir de bruços ou ao usar roupas muito justas, o pênis pode sofrer pequenos traumas e lesões que favorecem o surgimento de fibroses, que dão origem à Doença de Peyronie.
Disfunção erétil
Quando o homem apresenta disfunção erétil e mesmo assim tenta efetuar a penetração, o membro fica mais propenso a passar por traumas e lesões, que causam fibroses em certos casos.
Curvatura congênita
Na curvatura congênita, o paciente nasce com uma diferença de elasticidade nos tecidos.
Procedimentos médicos anteriores
Homens que passaram por cirurgias ou procedimentos mau sucedidos no pênis podem ficar, como efeito adverso, com o pênis torto, afinado, reduzido e com disfunção erétil.
Doença de Peyronie e cirurgia de reconstrução peniana
A reconstrução do pênis é um tratamento que pode ser indicado para alguns casos de Doença de Peyronie.
As primeiras abordagens para a condição são clínicas. Tratamentos com medicamentos ou injeções penianas podem ajudar muitos homens que têm curvatura peniana. Se nada disso for satisfatório para as relações sexuais, há a opção cirúrgica, indicada após exames detalhados.
Leia mais: Conheça as diferentes técnicas para tratamento de Peyronie.
Para o Peyronie, a cirurgia de reconstrução Peniana consiste na expansão dos tecidos do pênis ao corrigir a curvatura, recuperando suas dimensões sem o uso de enxerto. Em vez dele, as múltiplas e pequenas incisões nos tecidos produzem a expansão tecidual necessária para alinhar o membro.
Curvatura congênita e cirurgia de reconstrução peniana
O procedimento cirúrgico é, atualmente, o único tratamento disponível para a curvatura do jovem.
Nesse caso, o tratamento cirúrgico vai buscar alinhar ao máximo o pênis, com o auxílio das incisões de relaxamento baseada em princípios geométricos, que vão alondar o lado curto e igualar ao máximo ao lado longo. Dessa forma, também não é preciso usar enxertos.
Leia mais: Preciso operar a curvatura do jovem? Depende!
Esse tipo de curvatura, em que o pênis já nasceu torto, a margem para aumentar as dimensões é menor em comparação a um pênis que foi entortando com o tempo, uma vez que os nervos são retraídos, No entanto, ainda é possível deixar o paciente satisfeito.
Critérios de indicação para a cirurgia de reconstrução peniana
A indicação da cirurgia de reconstrução peniana precisa ser feita de forma muito cuidadosa pelo urologista.
Apenas homens que enfrentam perda da função peniana – ou seja, não conseguem penetrar a(o) parceira(o) – e que não tiveram boa resposta com medicamentos e injeções deve passar por ela.
Para saber se esse é o seu caso, busque um médico! Em consultório, será possível realizar uma série de exames para descobrir se o seu pênis foi acometido por fibroses, como está a circulação sanguínea, quais são os desvios, entre outras informações fundamentais para o procedimento cirúrgico.
Leia mais: Exames essenciais para Peyronie, curvatura do jovem e disfunção erétil
A partir dos exames, o médico também poderá definir a melhor técnica para tratar a curvatura peniana e o tipo de prótese. Essas decisões são individualizadas, e variam de acordo com o caso e a anatomia de cada paciente.
Para saber mais sobre as opções de tratamento para o seu pênis, esteja ele torto, afinado ou reduzido, entre em contato. Vamos avaliar a situação e te ajudar a melhorar a funcionalidade do seu membro para que você tenha uma ótima qualidade de vida sexual.