O tamanho do pênis, assim como sua capacidade funcional e bom desempenho na hora “H”, é um assunto muito delicado para os homens. No blog anterior que você pode acessar clicando aqui, falamos sobre como aumentar o pênis através das técnicas de reconstrução peniana existentes.
Neste blog daremos continuidade ao assunto, abordando os procedimentos existentes para melhorar a aparência da região pubiana e os métodos que prometem “aumentar” o pênis.
Quais as técnicas para melhorar a aparência peniana?
Existem alguns procedimentos cirúrgicos que podem melhorar esteticamente o pênis. Porém, eles não alteram a funcionalidade peniana. Isso significa que, se o paciente tiver alguma disfunção, as técnicas estéticas não resolvem o problema. São eles:
Reposicionamento do escroto:
Quando o escroto fica muito acima em relação ao pênis, da uma aparência de um pênis menor. O reposicionamento consiste em colocar o saco escrotal um pouco mais abaixo, dessa forma, o pênis pode assumir uma aparência mais robusta.
Lipoaspiração púbica:
Trata-se da retirada de gordura na região da púbis que permite a exteriorização do pênis;
Retirada da Fimose:
Alguns homens nascem com um excesso de pele no pênis que cobre a glande, chama de Fimose. Essa pele “extra” pode ser retirada através de um procedimento cirúrgico simples, que permite que a glande fique sempre exposta.
O coronavirus passa através do sexo? Clique e saiba mais!
Métodos de aumento peniano contraindicados
Há métodos que prometem o aumento peniano mas que podem colocar a saúde sexual do paciente em risco e causar problemas sérios. Abaixo você encontra alguns desses métodos comuns.
Bomba Peniana:
A bomba peniana é um aparelho à vácuo que distende os corpos cavernosos do pênis, porém não há comprovação nem estudos científicos que validem sua funcionalidade em aumento peniano;
Extensor peniano:
O extensor peniano é um dispositivo preso à base e à glande do pênis, utilizado como “aparelho” para estica-lo. Não há nenhum estudo que o valide como extensor peniano;
Anel Penoescrotal:
O anel penoescrotal é um produto que diz-se ser indicado para pacientes que sofram de ejaculação precoce. O anel é colocado no saco escrotal bem abaixo da base peniana. Ele aperta o saco escrotal e dá a sensação de que o pênis é maior, além de retardar a ejaculação. Porém, o que ninguém diz sobre o uso desse produto é que ele dificulta a circulação e oxigenação do pênis;
Preenchimento peniano com o uso de Toxina Botulínica:
Trata-se de um procedimento de preenchimento peniano com toxina botulínica, toxina geralmente utilizada para disfarçar sinais de expressão facial. Porém, o pênis só parece maior quando flácido, a toxina não muda a aparência peniana quando há uma ereção. Geralmente com o passar do tempo, o a toxina botulínica vai afetando o pênis a ponto de precisar ser retirado. Quando isso acontece, é necessário fazer uma cirurgia que irá retirar não só a toxina, mas todo o tecido morto do pênis.
Corte do ligamento suspensor do pênis:
Trata-se do ligamento da sínfise púbica, localizada na base do pênis, que tem a função de manter o órgão ereto para penetração. Este método alonga o ligamento da sínfise púbica, dando a aparência de que o pênis é maior quando flácido. Porém, quando o pênis está ereto ele mantém o mesmo tamanho que tinha antes de alongar o ligamento suspensor.
Quando fazer o aumento peniano?
Não é recomendável fazer o aumento peniano com o objetivo apenas de aumentá-lo e alargá-lo. À falta de ereção pode causar algumas deformidades no pênis como a diminuição de tamanho, afinamento e curvatura no pênis.
Quando o paciente apresenta os problemas citados acima, é o melhor momento de se indicar a cirurgia de reconstrução peniana. Essa técnica não utiliza enxertos, como o Dr. Paulo Egydio explicou ao jornal Folha de S. Paulo, e consegue alongar e alargar o corpo do pênis até o limite dos nervos e da uretra.

Procedimentos estéticos de aumento peniano podem trazer grandes complicações para a vida sexual masculina. Aumentar o pênis pode estar diretamente ligado à necessidade de resolver um problema de funcionalidade.
Antes de optar por qualquer método, procure um urologista que irá orientá-lo neste momento. O uso de procedimentos por conta própria pode trazer riscos à saúde.
Abaixo, você encontra um vídeo onde falo sobre os procedimentos existentes para o aumento peniano, os riscos em optar por procedimentos estéticos e como funciona a Reconstrução Peniana.
Caso esteja com alguma dúvida ou queira conversar sobre sua saúde e qualidade de vida sexual, entre em contato conosco, através do formulário do site ou pelo WhatsApp. Teremos o prazer de ajudá-lo com total sigilo e segurança.
Leia mais
Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na clínica pelo Dr. Paulo, confira: