+ 11 3077-3647

Tengo un testículo más grande que el otro: hombre sujetando dos huevos a la altura del pene

Tenho um testículo maior que o outro: devo me preocupar?

Ter um testículo maior que o outro é motivo de preocupação? Mudanças na anatomia, formato e dimensão dos membros genitais podem assustar, principalmente quando elas envolvem a região íntima.

O corpo humano possui alguns membros duplicados, posicionados em lados opostos do corpo. Braços, mãos, pernas, pés… e também os testículos. Nesse caso, é frequente a comparação entre os membros, com uma expectativa de que sejam iguais ou muito parecidos.

Ao mesmo tempo, o corpo humano sofre alterações ao longo da vida, mas nem todas são esperadas. Há uma variação normal entre os membros do corpo.

É o caso dos testículos, que podem sim ser de tamanhos diferentes, desde que essa diferença não ultrapasse alguns limites. Logo, ter um testículo grande é normal, mesmo se o outro for um pouco menor. 

Ao perceber que os testículos estão com tamanhos muito diferentes, é importante avaliar o caso com cuidado e não se assustar logo de cara. A variação é normal, mas há possibilidades dela indicar doenças mais graves, como varicocele, tumor ou câncer na região.

O que pode causar um testículo maior que o outro?

Primeiro, é importante enfatizar que há uma diferença comum entre os testículos e que os homens podem esperar encontrar um testiculo maior que o outro.

É muito comum que o testículo esquerdo esteja posicionado mais abaixo do testículo direito. A diferença de posição na bolsa testicular pode até causar certa ilusão de ótica de que os tamanhos são diferentes, mas é apenas uma questão de posicionamento.

Ao longo da puberdade, entre 12 e 21 anos aproximadamente, os rapazes sofrem com as alterações corporais implicadas pelos hormônios. O tamanho do pênis e dos testículos muda bastante nessa fase até estabilizar na vida adulta.

Entre homens adultos, o tamanho testicular varia entre 15cm até 25cm e a variação considerada normal entre os dois testículos é de até 20%. Quando essa diferença é maior que isso, ou vêm acompanhada de dores e até mesmo alterações no tamanho do pênis, é importante investigar o que está acontecendo.

Conheça as principais causas para ter um testículo maior que o outro:

Varicocele

O desenvolvimento de uma varicocele corresponde a dilatação anormal das veias dos testículos. São conhecidas também como varizes no testículo. 

Homens com varicocele podem apresentar sintomas como alteração no tamanho dos testículos, devido à atrofia testicular e/ou desenvolvimento testicular assimétrico, pois a condição comumente afeta mais o lado esquerdo.

A condição também pode causar dor e desconforto, como se o testículo ficasse “pesado”.

Em alguns casos se varicocele, possuir um testículo maior que o outro causa infertilidade. A dilatação das veias causa o aumento da temperatura local, prejudica o fluxo sanguíneo e provoca acúmulo de substâncias nocivas, o que afeta a quantidade e a qualidade dos espermatozoides. 

Câncer de Testículo

A formação de câncer ou tumor na região dos testículos culmina na formação de caroços ou nódulos no testículo. O que pode causar a diferença de tamanho entre os testículos, além de provocar bastante dor.

O sintoma inicial de câncer nos testículos é o inchaço do órgão, devido a multiplicação anormal de células. 

A doença pode se manifestar apenas em estágios mais avançados, o que indica um risco maior para os homens. Por isso, o autoexame e as visitas ao urologista são fundamentais. Diagnosticar a doença no início é melhor para um tratamento com resultados.

Estudos americanos da Baylor College, no Texas, indicam que homens com pênis curvo apresentam mais chances de desenvolver câncer de testículo. A curvatura peniana pode sofrer alterações por diagnósticos como o da Doença de Peyronie, responsável por alterar a dimensão, curva e tamanho do pênis e dos testículos.

Hidrocele testicular

A hidrocele é o acúmulo de líquidos na região do escroto, na bolsa externa que contém os testículos. O principal sintoma é o inchaço repentino de um ou dos dois testículos, fazendo com que o paciente apresente um testículo maior que o outro em certos casos.

A hidrocele é mais frequente entre recém nascidos, mas também pode acometer homens adultos, em níveis mais raros.

Caroço Testicular

O caroço no testículo é um dos principais sintomas para diferentes doenças no sistema reprodutivo. O caroço testicular não indica apenas que o homem pode ter um testículo maior que o outro, mas uma alteração na consistência e textura da região, o que deve preocupar.

Encontrar um caroço no pênis ou no testículo pode indicar alguma IST (infecção sexualmente transmissível), câncer, fibroses, entre outras doenças.

Como saber se os testículos estão normais?

Para ter certeza de que está tudo bem ou de que há necessidade de intervenção clínica, os homens precisam fazer visitas frequentes ao médico e buscar diagnósticos comprovados da situação.

Procure um urologista

Para garantir que está tudo bem, os homens devem visitar o urologista com frequência. Ainda mais a partir dos 45 anos, fase diferenciada das alterações hormonais e da saúde masculina. Os homens devem ir ao urologista ao menos 1 vez por ano para exames de rotina.

Caso seja identificado qualquer diferença entre os tamanhos do testículo ou do próprio pênis, a consulta deve ser marcada imediatamente. Apenas o médico especialista será capaz de investigar e apresentar um diagnóstico adequado.

Faça autoexames com frequência

Entre o intervalo de uma consulta e outra, é importante que os homens realizem autoexames. 

O autoexame é um indicativo da saúde da região íntima e auxilia na identificação de qualquer anormalidade dos testículos.

O homem pode realizar o autoexame testicular de preferência após um banho morno, com maior relaxamento do escroto. 

Depois, basta ficar em pé em frente ao espelho e utilizar as duas mãos para examinar os testículos e manuseá-los, buscando anormalidades no tamanho, pele ou sensação de dor ao tocar em alguma parte.

Ao fazer o autoexame e perceber um testículo maior que o outro, alterações no pênis, como curvaturas, afinamentos ou perda de tamanho, ou está com dificuldade para ter ereções, não deixe de procurar auxílio médico. 

Estamos disponíveis para ajudar. Entre em contato.

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

A imagem mostra um quebra cabeças, com desenho indefinido e defocado na parte superior. Falta um peça. Representação de como montar prótese peniana inflável

Como montar uma prótese peniana inflável?

Para montar uma prótese peniana inflável, as três partes que a compõem precisam se adequar perfeitamente à realidade do paciente. Entenda! Existem algumas linhas para