+ 11 3077-3647

Tadalafilo y el Sildenafilo pueden generar adicción: botella con medicina azul

Tadalafila e Sildenafila podem viciar? Causam dependência?

Entre os pacientes que tomam, querem tomar ou vão começar o tratamento medicamentoso para a disfunção erétil ou Peyronie, uma das principais dúvidas é se a Tadalafila e a Sildenafila podem viciar. É isso o que vou responder hoje aqui neste blog.

A pergunta foi feita por um paciente por meio de nossos canais de atendimento (formulárioWhatsAppInstagram e YouTube). Você também pode enviar a sua questão e em breve eu respondo por aqui. A sua dúvida pode ajudar a melhorar a saúde sexual e urológica de muitos homens.

Vamos descobrir se a Tadalafila causa dependência, além de outros importantes aspectos sobre este e outros medicamentos similares, inclusive a sua efetividade e os seus riscos.

O que é Tadalafila e Sildenafila?

A Tadalafila e a Sildenafila são medicamentos que agem inibindo a enzima fosfodiesterase tipo 5 (PDE-5). Essa enzima degrada o efeito vasodilatador dos corpos cavernosos e, com isso, obtemos uma melhor resposta erétil. 

O medicamento é uma das primeiras alternativas para o tratamento da disfunção erétil e também pode auxiliar quando o problema está associado à Doença de Peyronie – mas existem alternativas caso não funcione.

Na prática, a disfunção erétil é caracterizada pela dificuldade de ter e/ou manter uma ereção. A Tadalafila e a Sildenafila vão ajudar a aumentar o tempo de ereção até o homem atingir o orgasmo.

É possível importante tomar o medicamento de estômago vazio – para maximizar a absorção – e algumas horas antes da relação sexual (mas também pode tomar de 30 minutos a 4 horas antes), pois ele precisa ser absorvido pelo sistema digestivo e cair na corrente sanguínea.

Além disso, o estímulo sexual (erotização) é essencial, uma vez que o remédio atua apenas como um facilitador para ter e manter a ereção.

Tomar Tadalafila ou Sildenafila de vez em quando faz mal?

Às vezes me perguntam “Doutor, eu posso tomar Tadalafila ou Sildenafila esporadicamente?”. Eu costumo responder “Depende, você já foi ao médico, recebeu as orientações e vai tomar o remédio conforme indicado?”.

O ideal é que o homem nunca faça uso desse tipo de medicamento sem prescrição médica, de preferência de um urologista ou cardiologista. 

É muito importante entender por qual motivo você está apresentando dificuldade de ter ou manter a ereção, uma vez que a disfunção erétil tem várias causas, como o diabetes. Isso só é possível com uma boa avaliação médica.

Riscos da Tadalafila e Sildenafila

O principal risco de ingerir Tadalafila ou Sildenafila sem acompanhamento médico é para os homens que têm algum problema coronariano (no coração) e não sabem. São situações em que há risco de infarto ou de complicações cardíacas e, por isso, os remédios não são indicados. 

Quem faz uso contínuo de medicamentos para controlar a hipertensão também precisa ter cuidado. A Sildenafila e a Tadalafila para disfunção erétil tendem a baixar a pressão arterial e, se forem ingeridos junto com os demais remédios, podem causar queda de pressão, provocando tonturas, quedas e outros sintomas. 

Os dois medicamentos, ainda, podem provocar efeitos colaterais, como obstrução nasal, refluxo, dor nas costas e pernas e rubor facial. Com o auxílio de um médico, é possível testar qual medicamento é mais adequado para cada paciente, bem como a dosagem.

Além disso, a Sildenafila e a Tadalafila podem viciar se forem consumidas por homens que não têm dificuldades de ereção, mas querem melhorar sua performance. O uso desnecessário pode levar a dependência psicológica; sem o medicamento, o homem tem receio de apresentar um mau desempenho na hora H.

Tadalafila e Sildenafila ajudam a retardar o orgasmo?

Quando o paciente tem uma disfunção erétil, muitas vezes, na hora H, ele é acometido por uma ansiedade que pode estimular o orgasmo precocemente.

Como os medicamentos facilitam a obtenção e manutenção da ereção, o homem passa a confiar mais em seu desempenho sexual. Dessa forma, esse benefício pode sim ser conquistado. 

Temos que lembrar que homens que não sofrem com a disfunção erétil não devem ingerir essas medicações com o objetivo de retardar o orgasmo.

Mulher pode tomar Tadalafila e Sildenafila?

Até hoje não existe um consenso para essa pergunta. 

Alguns artigos mencionam que, para elas, os medicamentos não provocam benefícios. Outros, no entanto, mostram que há indícios de algum grau de benefício.

O que se pode afirmar é que tanto a Tadalafila quanto a Sildenafila comprovadamente têm um benefício maior para os homens, seja tratando a disfunção erétil como proporcionar e manter uma ereção.

Lembre-se, a disfunção erétil, quando bem diagnosticada, pode ser tratada através de remédios, injetáveis ou com o implante de uma Prótese Peniana.

Como você pode ver, se forem usadas de modo indiscriminado, tanto a Sildenafila quanto a Tadalafila podem viciar e causar consequências ainda mais graves. Porém, quando há acompanhamento especializado, os remédios são extremamente vantajosos para que o homem recupere a sua saúde sexual.

Não deixe de buscar um urologista de confiança ou entrar em contato conosco se você estiver com dificuldade para ter ou manter uma ereção. O Dr. Paulo vai responder o seu questionamento e muitos outros!

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

""