Sling suburetral e esfíncter urinário artificial são duas opções de tratamento para a incontinência urinária – o famoso escape de urina, um quadro que pode estar associado à disfunção erétil.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipec (Inteligência e Pesquisa e Consultoria) com a Bigfral, 30% da população brasileira sofre com esse desconforto, e 32% do total são homens.
Assim como a disfunção erétil, a incontinência tem muita relação com a passagem do tempo e pode provocar um impacto significativo na qualidade de vida do homem. Entretanto, ambos os problemas têm solução e podem, até mesmo, ser tratados juntos. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a incontinência urinária
A incontinência urinária se caracteriza pela perda involuntária de urina, independentemente do tipo, volume ou da causa do escape. Até mesmo pequenos escapes diários já são considerados quadros de incontinência.
Em alguns casos, a função de controle urinário pode ser afetada devido a problemas como:
- Comprometimento dos esfíncteres ou assoalho pélvico;
- Tumores;
- Doenças que afetam a bexiga;
- Obesidade;
- Tosse crônica, principalmente nos fumantes;
- Problemas pulmonares obstrutivos que fazem pressão abdominal;
- Bexigas hiperativas que contraem involuntariamente;
- Procedimentos cirúrgicos na região pélvica, como a prostatectomia radical para câncer de próstata;
- Quimioterapia.
A perda de urina pode acontecer quando o paciente realiza algum esforço, como tosse ou exercícios físicos. Geralmente, ocorre o escape de pouca quantidade e é o primeiro sinal de que algo não vai bem.
Em quadros mais graves, além do esforço, pode haver uma vontade súbita de ir ao banheiro, sem que o paciente consiga segurar até chegar a um local apropriado. Nessa fase, o escape tende a ser maior.
Como o sintoma é constrangedor, a pesquisa citada anteriormente aponta que a incontinência urinária afeta o bem-estar de 91% dos entrevistados. 61% deles evitam sair de casa e se isolam. Dessa forma, não correm risco de se molhar na frente de outras pessoas.
Tratamentos cirúrgicos: sling suburetral e esfíncter urinário artificial
Apesar de haver tratamentos não-cirúrgicos para a incontinência urinária, como exercícios para a bexiga, medicamentos ou aplicação de colágeno, uma parte dos casos vai exigir a alternativa cirúrgica. Tudo vai depender do tratamento indicado pelo urologista.
Leia mais: Saiba quais são os tratamentos disponíveis para a incontinência urinária
No caso dos homens, duas das abordagens cirúrgicas mais comuns são o sling suburetral e esfíncter urinário artificial, que você vai conhecer a seguir:
Sling suburetral
O sling suburetral é uma espécie de prótese, com cerca de 1 centímetro, que é colocado na região da uretra a partir de uma pequena incisão no períneo. Com o passar do tempo, a prótese se integra aos tecidos, o que garante a sua fixação correta.
Com o sling, o homem passa a ter mais suporte aos músculos pélvicos, ajudando a uretra a resistir à pressão da urina na bexiga. Isso previne a perda involuntária de urina associada ao esforço.
Existem diversos tipos de slings. A escolha do modelo ideal depende do caso e da anatomia do paciente. Portanto, essa é uma decisão importante, e o urologista poderá orientar a melhor.
Esfíncter urinário artificial
O esfíncter urinário artificial é um dispositivo de silicone composto por balão regulador, manguito e bomba de acionamento, interligado por tubos.
Ele substitui a função esfincteriana normal. Na hora de urinar, o homem deve apertar a bomba, que vai abrir o anel que fica ao longo da uretra. Ao terminar, o mecanismo fecha automaticamente, impedindo o vazamento da urina.
Comparação entre o sling suburetral e o esfíncter urinário artificial
Os dois tratamentos para incontinência urinária podem ser eficazes para o paciente, com boas taxas de sucesso.
Em ambos, o paciente pode voltar a ter qualidade de vida e a realizar algumas atividades que costumava fazer, como praticar esportes, passar o dia fora de casa, viajar, entre outros, sem se preocupar com a incontinência urinária.
No entanto, precisamos recordar que os dois procedimentos são cirurgias. O tempo de recuperação, que pode chegar a seis semanas ou mais.
Tratamento para incontinência urinária e disfunção erétil
O sling suburetral e esfíncter urinário artificial podem ser inseridos em pacientes com disfunção erétil que estão realizando a cirurgia de prótese peniana, com apenas uma cirurgia.
Leis mais: Veja como é a cirurgia para disfunção erétil e incontinência urinária
O implante tem como objetivo dar sustentação ao pênis para que ele possa penetrar na hora H. Já o sling ou esfíncter artificial vão evitar o escape de urina.
Vale lembrar que, em alguns homens, a disfunção erétil e a incontinência urinária se originam de cirurgias pélvicas, como a cirurgia para o câncer de próstata. Além disso, a dificuldade ou impossibilidade de ereção pode agravar as insatisfações do homem, levando a quadros de depressão e ansiedade.
Seja para decidir entre sling suburetral e esfíncter urinário artificial ou entre os modelos de prótese peniana, você deve contar com um diagnóstico e tratamento médico personalizado. Portanto, entre em contato conosco e tenha a oportunidade de receber orientações adequadas para você recuperar a sua qualidade de vida.