A prótese peniana em jovens é um tratamento adequado para quem ainda não chegou aos 40, mas já sofre com a disfunção erétil?
A dúvida é pertinente, pois a disfunção pode afetar homens de todas as idades. Quando outras linhas de tratamento não apresentam resposta satisfatória, a colocação de uma prótese peniana pode ser considerada como uma opção para restaurar a função erétil e melhorar a qualidade de vida sexual.
Se estivermos falando de um homem jovem, no auge de sua vida sexual, a busca por opções que deem segurança para a hora H é ainda mais urgente. Por isso, vamos entender se há uma idade mínima ou uma idade ideal para colocar prótese peniana em jovens.
A disfunção erétil é comum em jovens?
Um estudo brasileiro publicado em 2019 mostrou que 36,5% dos homens entre 18 e 25 anos apresentaram um grau de disfunção erétil. Na faixa etária de 26 a 40 anos, a incidência é de 30,7%.
Para efeitos de comparação, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de metade dos homens com mais de 40 anos se queixam de suas ereções.
Ou seja, a disfunção erétil entre jovens não é tão incomum assim.
Vale lembrar que, para ser considerada disfunção erétil, a dificuldade de ter ou manter a ereção deve ser recorrente, e ocorrer em mais de metade das relações sexuais. Falhas eventuais podem acontecer (ainda mais em homens inexperientes), mas não são consideradas disfunção.
Qual a idade ideal para colocar prótese peniana?
Na urologia, evitamos dizer que há uma faixa etária ideal. Prezamos por uma indicação precisa.
Isso quer dizer que tanto homens mais novos quanto mais velhos que tenham um quadro de disfunção erétil e que já experimentaram outros tipos de tratamento sem uma boa taxa de resposta ou com muitos efeitos colaterais podem passar pelo procedimento se o médico indicar.
Veja mais: As 03 linhas de tratamento para disfunção erétil
Além disso, pênis afetados pelas fibroses, que levam a curvaturas, afinamentos e perda de tamanho, também podem precisar de cirurgia de restauração e implante peniano.
Qual a indicação para a inserção da prótese peniana?
Mesmo diante do quadro de disfunção erétil comprovado, nem todo paciente está apto a passar pela cirurgia de implante peniano. A indicação é muito cuidadosa, ainda mais para a prótese peniana em jovens.
Antes de mais nada, o urologista vai tentar tratar clinicamente o problema. Para isso, são usados medicamentos orais ou injetáveis, como a Sildenafila, Tadalafila e Alprostadil.
Se não houver boa resposta erétil, a cirurgia começa a ser cogitada. No entanto, o paciente ainda precisa passar por alguns exames, como teste de rigidez e ultrassom com Doppler, além de apresentar boas condições de saúde.
Com a falta de firmeza comprovada pelos exames e com a inviabilidade dos demais tratamentos, o paciente recebe a indicação cirúrgica, independente da idade.
Prótese peniana em idosos: qual a idade máxima?
De forma geral, não há limite de idade para colocar uma prótese peniana. Há casos de pacientes com mais de 90 anos que já passaram pelo procedimento, com alto grau de satisfação!
Entre os homens mais velhos, é comum observar comorbidades e efeitos negativos de um estilo de vida pouco equilibrado. Felizmente, a maioria dessas condições não serve como contraindicação para a colocação do implante.
A cirurgia é segura pois o ambiente é controlado, graças a uma equipe especializada e uma boa estrutura hospitalar. Além disso, a sedação do paciente é leve, sem necessidade de entubação.
Além disso, pacientes mais velhos e com comorbidade, a cirurgia é interessante para evitar o uso de medicamentos, uma vez que homens mais maduros costumam utilizar remédios para tratar os problemas de saúde, o que sobrecarrega o organismo.
Idade mínima para prótese peniana em pacientes jovens
A prótese peniana em jovens é possível. Contudo, não há uma idade mínima para realizar o procedimento. O mais importante é que o paciente receba a indicação adequada.
Quando o paciente faz um acompanhamento médico para o tratamento da disfunção erétil, o urologista vai avaliar o caso para pode indicar ou não a cirurgia.
A avaliação vai considerar fatores como tentativas de tratamentos clínicos, a anatomia do pênis do paciente, a falta de firmeza, e pode envolver até mesmo terapeutas para endereçar questões psicológicas.
A diferença entre a necessidade de prótese peniana em jovens e idosos é que, entre os homens maduros, há mais chances de precisar, de fato, do procedimento para tratar o caso. Entre os jovens, as indicações são menos frequentes, mas elas existem e costumam ser satisfatórias.
O que causa a DE em pacientes jovens?
Os pacientes jovens são menos propensos a comorbidades que afetam os mais velhos. Porém, em qualquer idade, o homem pode apresentar condições que favorecem a disfunção erétil de causa orgânica:
- Problemas cardiovasculares
- Descontrole hormonal (diabetes, testosterona)
- Colesterol alto
- Obesidade
- Fibroses e Doença de Peyronie
- Má formação genital
- Uso de determinados medicamentos
Além disso, o que causa disfunção erétil em jovens em boa parte dos casos é o fator psicológico. Homens pouco experientes, ansiedade para a relação, estresse do dia a dia, traumas de experiências passadas, entre outros, podem afetar a obtenção e manutenção da ereção. Por isso, tratamentos terapêuticos também são bem-vindos.
A interpretação correta das causas de disfunção erétil é fundamental para encontrar o melhor tratamento para disfunção erétil em jovens, seja ele medicamentoso, injetável, cirúrgico e até mesmo psicoterápico.
Satisfação da prótese peniana em jovens
Independente da idade do paciente, a satisfação em relação ao procedimento depende da adequação do tamanho e calibre do pênis para receber o implante, respeitando a anatomia do homem.
Leia mais: Os pacientes ficam satisfeitos com a prótese peniana?
No caso do implante maleável, quanto mais longo o pênis, mais calibroso o implante será. Assim, ele terá mais firmeza para penetrar. Já quando usamos um implante inflável, por exemplo, ele precisa de espaço interno para inflar e garantir a firmeza.
Para isso, a restauração peniana é uma etapa muito importante da cirurgia. A partir de cortes na membrana, o urologista pode expandir o tamanho e calibre até o limite dos nervos para colocar a melhor prótese possível, com preservação dos corpos cavernosos.
Jovens com disfunção erétil podem enfrentar depressão, baixa autoestima e até mesmo fobia social, o que afeta a sua qualidade de vida. É muito importante não se fechar e buscar ajuda, pois a prótese peniana em jovens e outros tratamentos estão disponíveis para você em qualquer momento da vida.
Não deixe de buscar um urologista para obter uma indicação precisa e personalizada para o seu caso. Descubra se a prótese peniana em jovens é para você.