+ 11 3077-3647

protese-peniana-em-homens-que-retiraram-a-prostata

Prótese Peniana em Homens que retiraram a Próstata

O Câncer de Próstata, a prostatectomia radical e cirurgias pélvicas, são assuntos de extrema importância. Para incentivar os cuidados com a saúde e apoiar a campanha de Novembro Azul, mês de conscientização à prevenção do Câncer de Próstata, publiquei durante o mês uma série com 06 vídeos e blogs sobre o tema para que você se sinta incentivado a cuidar da sua saúde.

Para ler o 5º  blog da série sobre como é ter uma prótese peniana, clique aqui

Neste blog, você irá saber como é possível reverter as consequências causadas pela prostatectomia radical e recuperar a qualidade da relação sexual e a autoestima.

Prótese peniana em homens que retiraram a próstata

O paciente que sofre com fibroses no interior do pênis causadas por doença de Peyronie, prostatectomia radical ou radioterapia pélvica, e passa por um processo de implante de prótese peniana não terá o problema de diminuição, afinamento e curvatura do pênis solucionado apenas com o implante da prótese . 

A prótese peniana foi desenvolvida para oferecer firmeza vertical e possibilitar a penetração, além de evitar que o pênis escape no movimento vai e vem. Portanto, somente o implante da prótese peniana não possibilita a recuperação do tamanho do pênis. 

Para saber o que causa a fibrose peniana e como realizar o autoexame, clique aqui. 

O implante da prótese sem a reconstrução peniana não proporciona ao paciente o aumento do pênis. Pelo contrário, se o órgão diminui ao longo da vida por fibrose, doença de peyronie, prostatectomia radical ou por radioterapia pélvica, que é o mais frequente, o pênis ficar menor, mais fino e, às vezes, curvo.

Como recuperar tamanho, calibre e função erétil nos pacientes que removeram a próstata?

A reconstrução peniana tem o objetivo de expandir os tecidos dos corpos cavernosos, alongar o tamanho do pênis dentro dos limites permitidos pela ciência, e corrigir a deformidade. É fundamental realizar este procedimento antes de implantar a prótese para que o paciente fique satisfeito e se sinta seguro para retomar a qualidade e desempenho da sua vida sexual.

O procedimento de reconstrução é realizado com incisões na vertical, para recuperar calibre, e na horizontal para recuperar tamanho, o que permite a expansão dos corpos cavernosos. Assim é possível expandir o pênis e solucionar o afinamento, a curvatura e a diminuição. 

A reconstrução peniana permite que a prótese a ser implantada seja correspondente ao novo tamanho do pênis. Isso significa que, se o paciente tiver o pênis reconstruído é possível implantar uma prótese peniana maior de acordo com o novo tamanho do pênis.

Leia mais: Tipos de prótese peniana: conheça os diferentes implantes penianos. 

Através da reconstrução peniana, é possível implantar uma prótese maleável ou inflável, de acordo com a escolha do paciente e do médico. Caso a prótese escolhida seja a inflável, por exemplo, e a reconstrução peniana não tenha sido realizada, o paciente não terá uma boa experiência com a prótese, visto que seu pênis ainda sofre com fibroses que impedem o bom funcionamento. 

Se você tem alguma dúvida ou queira falar sobre sua saúde, entre em contato comigo pelo WhatsApp ou preencha o formulário no site. Minha equipe e eu estamos prontos para atendê-lo.

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

""