+ 11 3077-3647

capacetes parte de equipamento de proteção individual, usados por homens que trabalham em equipes de manutenção, simbolizando manutenção da prótese peniana

Manutenção da Prótese Peniana: Tudo O Que Você Deve Saber

A manutenção da prótese peniana é um dos fatores decisivos para optar ou não por esse tratamento da disfunção erétil e Doença de Peyronie. Muitos homens ficam inseguros é em relação à durabilidade ou a necessidade de manutenção da prótese peniana.

A manutenção do implante peniano vai depender de diversos fatores que vou abordar neste blog.

Apesar de apresentarem uma boa durabilidade, algumas próteses exigem menos cuidados do que outras para que durem por mais tempo. É preciso segui-los conforme a orientação do cirurgião. Continue a leitura para saber mais.

É necessário fazer manutenção da prótese peniana?

A manutenção do implante não é uma regra. Na maioria dos casos, os pacientes não precisam realizar a revisão e conseguem usar o dispositivo até o fim da vida.

É importante levar em consideração que a durabilidade do implante da prótese peniana está ligada a diversos fatores que vamos explorar a seguir.

Qual a durabilidade da prótese peniana?

A durabilidade da prótese está muito relacionada ao material e à tecnologia aplicada ao dispositivo.

No caso dos implantes penianos maleáveis, existe uma linha de material que é mais resistente à quebra, como a liga de nitinol. Além disso, temos que considerar que, quanto mais calibroso, mais resistente ele será.

Já para os modelos infláveis, os principais diferenciais para durabilidade são as peculiaridades do cilindro. Vamos entender mais:

Cilindros das próteses penianas

Podemos comparar o cilindro com expansão controlada com uma “roupa”, que “veste” o cilindro em sua parte interna e limita a pressurização.

Esse tipo beneficia aqueles homens que têm fraqueza da parede peniana, pois a “roupa” vai sustentar o cilindro e evitar abaulamento.

Já o cilindro que não possui essa “roupa” é capaz de expandir ainda mais. Se não houver uma boa resistência da parede do pênis, pode acontecer um abaulamento.

Fatores que influenciam na durabilidade do implante peniano

Para além do implante, há outros fatores que interferem na durabilidade e evitam a necessidade de manutenção da prótese peniana.

É o caso da reconstrução do pênis. Essa etapa cirúrgica é realizada antes da colocação do implante. Ela consiste em reconstruir o tamanho, calibre e alinhamento do membro a partir de microcortes geometricamente posicionados.

A vantagem é que um pênis reconstruído permite colocar um cilindro mais calibroso. Isso é fundamental não para a estética, mas sim para dar mais resistência vertical ao ato penetrativo.

A experiência do cirurgião urologista também é fundamental para a maior durabilidade do implante. Ele pode auxiliar na escolha dos materiais adequados, a partir do conhecimento das peculiaridades anatômica do paciente.

Com mais de 24 anos de vivência na área da Doença de Peyronie e prótese peniana, já tive a oportunidade de lidar com as mais complexas situações e acompanhar inúmeros pacientes, o que dará mais segurança para indicar a melhor opção para determinado homem.

Modelo e Marca da Prótese Peniana

Geralmente quando falamos sobre a durabilidade da prótese peniana, a primeira coisa que pensamos é que isso pode estar diretamente relacionado ao modelo e marca escolhidos. E sim, isso é uma das variáveis que devem ser levadas em consideração ao escolher a sua prótese peniana.

Falando sobre marca, existem algumas que segundo estudos científicos, tem menor necessidade de manutenção que outras. No geral, as próteses americanas são as que têm menor índice de troca.

Quando falamos sobre modelo, existe uma diferença maior. É consenso no mundo da urologia que a prótese peniana maleável tem maior durabilidade do que à inflável. Isso ocorre por conta do sistema semirrígido não ser hidráulico.

A frequência com que se dobra a prótese peniana também pode influenciar a fadiga do material. Quanto mais se dobra e desdobra o implante, maior é a necessidade de uma possível manutenção. Existem algumas estratégias de como acomodar, seja a maleável ou a inflável, para não forçar o dispositivo.

Possíveis problemas que podem acarretar na troca do implante

Cada prótese é mais propícia a apresentar determinados tipos de problema que podem ocasionar na necessidade de troca.

Uma prótese maleável, por exemplo, precisa ser bem dimensionada para evitar empecilhos. Ela não pode ser muito fina – principalmente em pênis mais longos –, a fim de prevenir contra quebras.

Agora, as próteses infláveis podem vazar. Caso o paciente tente pressurizar o cilindro e ele não encher, é sinal que não há soro fisiológico no reservatório, configurando vazamento. Se isso acontecer, é preciso fazer a troca do dispositivo.

Vale reforçar que, para uma boa funcionalidade do pênis, a reconstrução do pênis vai permitir colocar o cilindro maleável com as melhores proporções ou um modelo inflável.

Quais os cuidados para preservar o implante e evitar futuros problemas?

O paciente tem um importante papel quando se fala da manutenção da prótese peniana. Com alguns cuidados, o implante vai durar mais sem apresentar falhas.

Para a prótese maleável, é preciso de atenção para manusear e posicionar o membro. O ideal é que ele fique de lado ou para baixo quando não estiver em estado de ereção, pois a liga metálica em seu interior não pode ser dobrada. Por isso, procure usar uma cueca mais justa, que vai segurar o pênis.

Os implantes maleáveis são sensíveis. Portanto, é indicado ao paciente não colocar muita pressão no cilindro. Ou seja, evite que ele se dobre ou seja forçado.

Idade do Paciente

É importante ressaltar uma questão muito importante: a idade do paciente. Para exemplificar melhor, vou trazer 2 pacientes hipotéticos:

  • João Paulo: Um homem de 60 anos, começou a perceber que o tratamento oral para disfunção erétil não estava funcionando e recebe a indicação de prótese peniana para resolver o problema em definitivo.
  • Matheus: Um homem de 30 anos, tinha a vida sexual excelente e, certo dia, durante a relação sexual o pênis escapou durante a penetração causando fratura da haste peniana. Ao longo do tempo, o paciente foi percebendo a deformidade no pênis e, mesmo tomando tadalafila ou sildenafila, o pênis escapava com muita facilidade durante as relações. Ele também teve indicação de implante de prótese peniana para resolver a falta de rigidez.

Em ambos os cenários, vamos considerar que temos uma expectativa de vida de 80 anos. Estamos considerando que o João Paulo precisará conviver com a Prótese Peniana por 20 anos, e o Matheus terá a prótese por 50 anos.

A chance da prótese peniana do Matheus falhar ao longo de 50 anos é muito mais elevada que no caso do João Paulo.

Em função disso, a idade do paciente é uma questão que deve ser conversada com o paciente na hora da consulta.

Estilo de Vida

É sabido que a prótese peniana peniana inflável é 10x mais cara que a prótese peniana maleável e, no geral, tem menor durabilidade.

Além disso, é necessário fazer um alinhamento de expectativa para o paciente que deseja o modelo hidráulico, pois é possível que haja necessidade de fazer a manutenção, ou seja, uma nova cirurgia.

Lembre-se, a prótese peniana tem garantia a depender do fabricante, mas cada manutenção têm um custo da equipe médica e hospital.

Outra forma de contribui para a manutenção da prótese peniana e tornar o dispositivo funcional por mais tempo é evitar o risco de fratura. Por isso, você deve caprichar na lubrificação.

Assim, a penetração é facilitada e a prótese não é forçada ao introduzir o pênis na(o) parceira(o). Além disso, esteja atento às posições e movimentos sexuais e prefira assumir o controle sobre elas. 

manutencao implante peniano

Em quais casos a manutenção da prótese peniana é indicada?

Existem algumas especificidades quando se trata da manutenção da prótese peniana maleável e inflável.  

No caso das maleáveis, que são feitas de silicone e uma haste de metal internamente, o manuseio deve ser feito preferencialmente pela base.

Isso diminui o risco de quebra da liga metálica. Mas, esta quebra é bem difícil de acontecer, por conta da matéria-prima do produto que é o Nitinol, impedindo a quebra e aumentando a maleabilidade.  

Já os modelos de prótese inflável exigem um pouco mais de cuidados. A prótese pode vazar (Não há risco à saúde porque o líquido é apenas um soro fisiológico). Pode haver problema nos caninhos. Pode haver problema no pump, que fica abaulado impedindo o correto funcionamento. Pode haver casos em que o reservatório colapsa soltando o fiozinho e o líquido ir embora. 

É importante evitar bombeamento em excesso pois a prótese pode ficar travada, sendo necessário destravar e se não for possível, trocar.

Por se tratar de um mecanismo, há riscos de falha. Mas, com o cuidado correto, esses riscos são evitáveis.

Independente do modelo, é fundamental que a escolha da prótese leve em consideração a relação tamanho e calibre, o que contribui para um pênis mais rígido e evita problemas oriundos da falta de manutenção.

duracao da protese peniana

Quais são os riscos de prótese peniana?

Após a colocação e completa recuperação, além do cuidado e manutenção da prótese peniana adequados, dificilmente você sofrerá algum risco ao viver com o implante. Ao contrário disso, é muito provável que a sua vida sexual mude para melhor!

No entanto, você deve levar em conta que, para colocar o implante, você terá que realizar uma cirurgia – e esta sim tem alguns riscos da prótese peniana que você precisa conhecer. 

Os riscos da prótese estão associados a infecções, decorrentes principalmente do uso de enxertos (que não são necessários) e dores devido aos pontos cirúrgicos (que também não são necessários, pois o material pode ser absorvido pelo organismo). 

Outros riscos, como correção parcial da curvatura (se houver) e diminuição de tamanho do membro podem ser evitados com a escolha da melhor estratégia cirúrgica para o seu caso. 

Além disso, no pós-operatório, é importante que o paciente realize o acompanhamento médico e respeite o tempo de liberação para cada atividade. 

Com qual frequência as próteses falham?

O modelo maleável é conhecido por ter uma durabilidade superior em comparação com o inflável. Um estudo divulgado no International Journal of Impotence Research mostrou que elas têm “menos risco de mau funcionamento e menor necessidade de cirurgia de revisão”, embora não se saiba o seu tempo médio de validade.

Em artigo publicado no Journal of Sexual Medicine, que acompanhou alguns pacientes que fizeram o implante de prótese peniana inflável, 50% dos dispositivos hidráulicos param de funcionar em até 20 anos.

Entretanto, esses estudos ainda são um pouco enviesados. Eles não fazem comparações, não consideram particularidades como marcas, materiais, escolha adequada, cuidados do paciente, origem do problema, entre outros. Apesar disso, é consenso no mundo da urologia que a maleável tem uma durabilidade maior.

Isso não quer dizer que a sua prótese vai falhar. Pode ser que ela funcione adequadamente até o fim de sua vida – e estar com a manutenção da prótese peniana em dia contribui para essa durabilidade.

Se você tem alguma dúvida sobre a melhor forma de fazer a manutenção da prótese peniana, fale conosco, mesmo se você ainda não agendou a sua cirurgia. Nossa equipe está à disposição para prestar esclarecimentos confiáveis que vão deixar você muito mais seguro para o procedimento.

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

""