A fertilidade masculina depois do implante da prótese peniana pode mudar? Há riscos para a saúde sexual masculina após a cirurgia? Sim, essas são dúvidas comuns entre homens que receberam a indicação de prótese peniana.
A fertilidade dos homens depende de alguns fatores físicos e bioquímicos, além da influência hormonal para que os espermatozóides sejam produzidos e sejam capazes de ser fertilizados nos óvulos com sucesso.
Já a prótese peniana é um tratamento para recuperar a função erétil e as dimensões do pênis afetado pela Doença de Peyronie, mas é importante que, antes de optar por ele, você conheça todos os impactos do implante.
Como funciona a fertilidade masculina?
Antes de continuar, é importante esclarecer o funcionamento do organismo masculino, especialmente do sistema reprodutor, que, quando saudável, permite a fertilidade.
Para os homens, o amadurecimento do sistema reprodutivo começa a partir da puberdade, entre 12 e 14 anos de idade.
Durante a pré-adolescência e adolescência, os garotos podem notar muitas mudanças em todo o corpo: nascimento e engrossamento de pelos, ganho de massa muscular, a voz fica mais grave e há aumento dos órgãos sexuais, tanto do pênis quanto dos testículos.
Esse processo acontece devido ao aumento dos níveis de testosterona, o principal hormônio masculino.
Leia mais: Saiba para que serve a testosterona
Ao mesmo tempo, há o início da produção dos espermatozóides, o que indica o começo da fertilidade masculina. Ou seja, até então os garotos produziam apenas sêmen, mas nenhum espermatozóide com capacidade de fertilização
Como você pode perceber, a fertilidade masculina está diretamente relacionada com a capacidade de produzir espermatozóides.
Por isso, doenças como a varicocele são preocupantes para a capacidade fértil dos homens. Ela pode interferir na produção de esperma ao alterar a circulação sanguínea e temperatura do saco escrotal.
Como são produzidos os espermatozoides?
A espermatogênese é o processo de produção de espermatozoides. Ela acontece dentro dos testículos, o que está diretamente ligado com os níveis de fertilidade masculina.
Anatomia e funcionamento do sistema reprodutivo masculino
Os espermatozoides são as células reprodutivas masculinas e são constituídos de cabeça, corpo intermediário e cauda.
No interior dos testículos, os espermatozóides se juntarão a dois líquidos diferentes: o fluido seminal e líquido prostático, que auxiliam no transporte e proteção dos espermas durante a ejaculação.
Ao ejacular, o homem introduz o esperma no canal uterino. Ele se desloca com a ajuda de sua cauda até encontrar o óvulo, e então, ocorre a fecundação.
A prótese peniana pode interferir na fertilidade masculina?
A fertilidade masculina não é afetada pela inserção de prótese peniana, independente do tipo de modelo do implante.
Tanto para o modelo hidráulico ou inflável, a expectativa é de uma intervenção para dar complemento de rigidez ao pênis e restaurar as dimensões do membro acometido pelo Peyronie.
Porém, vale lembrar que, caso o homem já seja infértil antes da colocação da prótese, o procedimento não ajudará a solucionar essa questão. É preciso buscar outro tipo de auxílio médico para lidar com a infertilidade.
Influência do implante organismo masculino
O implante não interfere na produção e na qualidade dos espermatozóides. A prótese peniana cumpre uma função de resolver definitivamente as dificuldades de ereção causadas pela disfunção erétil e também pode corrigir as deformidades do pênis em casos como a Doença de Peyronie, que deixa o pênis torto, mais fino e menor.
Preservação da fertilidade masculina
A expectativa de vida útil fértil dos homens é de aproximadamente 60 anos, considerando que o adolescente começa a produzir espermatozoides aos 13 anos.
Porém, ao longo da vida a fertilidade masculina precisa ser cuidada contra disfunções que podem diminuir a fertilidade ou acabar em definitivo com ela.
A varicocele é um dos principais problemas para a fertilidade dos homens, pois as varizes nos testículos, como também é conhecido o caso, altera o fluxo sanguíneo no cordão espermático. A Doença ocorre devido à malformação ou ausência das válvulas nas veias que estão dentro do escroto e essas alterações corrompem o processo saudável da espermatogênese.
Para garantir uma vida fértil prolongada, é importante ter consultas frequentes com médicos especialistas, não só urologistas, afinal problemas de obesidade, tabagismo e alcoolismo também influenciam negativamente nos níveis de fertilidade masculina.
A prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e acompanhamento terapêutico também são essenciais para aumentar os níveis de qualidade de vida e reduzir as chances de desenvolver problemas de saúde que afetam a vida sexual.
Caso você esteja tentando ser pai há mais de um ano sem sucesso, a recomendação é buscar um urologista que trate esse tipo de questão. Com o auxílio de exames, ele pode verificar se há algum problema que interfere na fertilidade e, em caso positivo, tratar – se for possível.
Agora, se você está com dificuldades de ereção ou está percebendo que o seu pênis está ficando curvado, mais fino ou reduzido, entre em contato conosco. Vamos te auxiliar a recuperar a sua vida sexual para que a hora H seja ainda melhor, independente de sua fertilidade!