+ 11 3077-3647

Fundo alaranjado com cole na ponta da seringa e agulha representando Alprostadil efeitos colaterais

Alprostadil efeitos colaterais: dicas e estratégias para minimizar desconfortos durante o tratamento

Os efeitos colaterais do Alprostadil é uma das preocupações que o homem tem ao iniciar esse tratamento para disfunção erétil, além da expectativa pelo resultado.

Buscar informações sobre essa questão é muito importante para que o paciente tenha uma experiência segura durante o tratamento, pois ele não é tão simples assim.

Quando pensamos em tratamento para disfunção erétil, o tratamento com medicamentos orais são os mais lembrados. O Alprostadil, entretanto, é um medicamento injetável, o que exige alguns cuidados para não ter prejuízos.

Alprostadil para disfunção erétil

O Alprostadil é um medicamento injetável e faz parte da segunda linha de tratamento para a disfunção erétil.

Leia mais: Saiba quais são os tratamentos para disfunção erétil

Ele é um medicamento vasodilatador que conta com um prostaglandina em sua composição – um hormônio derivado de ácidos graxos insaturados. A partir da aplicação de determinada dosagem, a estimulação sanguínea no pênis é estimulada, provocando uma ereção.

Com essa opção, é possível tratar a disfunção erétil de causa fisiológica, psicológica ou mista.

O Alprostadil pode ser usado sozinho ou combinado com outras opções de tratamento.

Quanto tempo dura o efeito do Alprostadil?

O ideal é que o efeito da dosagem do medicamento não ultrapasse uma hora, a fim de evitar complicações, mas permitir uma boa duração para a relação sexual.

Porém, você deve considerar que é necessário aguardar alguns minutos para o medicamento começar a agir. Por isso, a aplicação é feita de 5 a 20 minutos antes da hora H.

Diversas seringas transparentes representando alprostadil efeitos colaterais

Quais os efeitos colaterais da injeção peniana?

Desconfortos ou reações adversas podem ocorrer durante o uso do medicamento.

Entre os mais comuns, estão dor ou desconforto no local da injeção, vermelhidão, inchaço e sensação de queimação no pênis. Reações alérgicas ou irritações na pele também podem acontecer em decorrência do Alprostadil efeitos colaterais.

Já o Alprostadil efeitos colaterias menos comuns são: tontura ou vertigem, sangramento no local da aplicação e alterações na pressão arterial.

Além disso, uma complicação que você deve conhecer e evitar a todo custo é a ereção prolongada, chamada de priapismo, que ocorre em 0,7 a 1,5 homens a cada 100 mil ao ano. A condição faz com que a ereção dure mais de três horas, provoca dores fortes no pênis e pode necrosar os tecidos, agravando a disfunção erétil. O priapismo é um caso de emergência médica!

Como evitar Alprostadil efeitos colaterais

A melhor forma de evitar o Aprostadil efeitos colaterais é adotar os cuidados essenciais antes, durante e depois da aplicação do medicamento.

Esse medicamento deve ser mantido refrigerado, sob temperaturas de 2°C a 8°C. Caso você precise se deslocar, o Alprostadil precisa ser transportado em uma bolsa térmica de qualidade e utilizado em até três horas.

O Alprostadil é administrado por injeção intracavernosa. A agulha utilizada vai depender da quantidade e dosagem recomendada pelo médico urologista.

A aplicação sempre deve ser feita sob condições estéreis, com limpeza feita com algodão e álcool.

O local da injeção é muito importante. O homem deve aplicar no dorso-lateral do pênis, mais ou menos na metade do pênis (um pouco acima ou abaixo disso).

É preciso fazer um rodízio no local e lado do pênis escolhido para a aplicação, a fim de evitar alterações no pênis. Além disso, é recomendado um intervalo de 48 horas entre as injeções.

Depois de aplicar o medicamento, a seringa, agulha e ampola precisam ser descartados corretamente.

Conversa com fundo preto com médico de jaleco branco e equipamentos à direita simbolizando conversa com urologista sobre alprostadil efeitos colaterais

Importância de conversar com o urologista

Como você pode perceber, o uso do Alprostadil é um pouco complexo. Portanto, valorize as orientações recebidas pelo urologista e tire todas as suas dúvidas antes de realizar a sua primenra aplicação sozinho.

O médico vai ensinar o paciente a administrar corretamente o medicamento, inclusive as técnicas para a autoaplicação. Caso o homem não consiga ou não tenha destreza para isso, o tratamento não é aconselhado.

Antes disso, a fim de evitar Alprostadil efeitos colaterais, o urologista vai adequar a dose. Para conferir se a dosagem é ideal, ele observa as reações do paciente até a completa detumescência, ou seja, até que a ereção termine e o pênis fique flácido novamente.

O tratamento deve ser acompanhado pelo médico, com consultas periódicas e possíveis mudanças – de alteração na dose à combinação com outros princípios ativos, formando injeções bimix ou trimix.

O Alprostadil, que é parte da segunda linha de tratamento recomendada para a disfunção erétil, pode ser eficaz para muitos homens. Apesar de não ser tão prático quanto tomar um remédio – o que faz com que muitos pacientes desistam de avançar com essa opção -, ele pode ajudar a evitar a realização de uma cirurgia.

Se você não está tendo uma boa experiência com os medicamentos orais, se deseja avaliar um novo tratamento, se tem alguma dúvida sobre o Alprostadil efeitos colaterais e aplicação ou se ele não está sendo adequado para você, clique no botão abaixo para receber atendimento. Vamos te ajudar!

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

Fundo de mesa e cadeira de madeira escura com base de uma espada em primeiro plano representando como eliminar fibroses penianas

Como eliminar as Fibroses Penianas?

Descobrir como eliminar fibroses penianas é um dos principais desejos dos homens que foram diagnosticados com essas placas no interior do pênis, e a resposta

""