Durante a infância, os pais e pediatra também têm um papel fundamental para o reconhecimento da curvatura peniana durante o dia-a-dia ou nas consultas de rotina. Como ajudar alguém que tenha pênis curvo congênito pênis torto? Como os filhos devem abordar os pais? Como os pais devem abordar os filhos?
Como ajudar alguém que tenha pênis curvo, pênis torto?
Ao tomar conhecimento de alguém que apresente curvatura peniana, incentive-o a procurar ajuda de um profissional especializado que possa tratá-lo, pois a solução é mais simples do que se imagina e quanto mais cedo o caso for diagnosticado e tratado, menos traumas irá causar.
Como os filhos devem abordar os pais?
Ao perceber uma curvatura, assim como qualquer outro tipo de problema em seu pênis, é fundamental que o jovem procure falar com os seus pais ou parentes de sua confiança. Estes são os seus melhores amigos e, mesmo se não saibam como proceder, poderão orientá-lo e ajudá-lo a procurar ajuda médica especializada. Em entrevista ao programa Amaury Jr, o Dr. Paulo Egydio ensinou a forma correta de cuidar do pênis.
O importante é não ter medo e/ou vergonha, pois isto é muito mais comum do que se pode imaginar e quanto mais rápido você procurar um tratamento, melhor será.
Como os pais devem abordar os filhos?
É imprescindível que os pais tenham um diálogo franco e aberto com os filhos e não tenham medo ou vergonha de conversar e esclareceu suas dúvidas em relação à vida sexual. Isso irá evitar que o jovem tenha problemas futuros ou opte por procurar ajuda com amigos (que algumas vezes pode não ser a melhor opção).
Ao perceber uma curvatura no pênis do seu filho, aborde o assunto com tranquilidade e ajude-o a procurar auxílio médico especializado.
Como identificar a curvatura peniana na infância?
O pênis curvo ou pênis torto congênito pode ser notado desde a infância. Os pais devem observar o pênis de seu filho, por exemplo, em uma troca de fraldas ou ao levá-lo para urinar com a bexiga cheia, momentos nos quais o pênis pode estar ereto. O pediatra também tem um papel fundamental para o reconhecimento da curvatura durante as consultas de rotina, pois é possível ocorrer ereção durante o exame.
A curvatura pode passar despercebida se não for muito acentuada, porém esta pode se agravar na puberdade ou adolescência, quando se tem maior crescimento corporal, inclusive do pênis. Nesta fase, caracteristicamente, o jovem terá dificuldades de expor o problema.
Também deve-se ter atenção com a fimose, ou seja, a impossibilidade de expor a glande completamente para higienização correta. Em crianças com idade superior a quatro anos que apresentam fimose devem ser avaliadas com um médico. Existem vários casos de pênis torto que estão associados à, o jovem pode desenvolver a curvatura peniana durante a puberdade ou até mesmo na fase adulta.